29/11/17

Óbitos - O líder da Sonae morreu esta quarta-feira, sendo um dos homens mais ricos do país e, desde a década de 1970, alargou o império da Sonae do retalho às telecomunicações.



«Morreu Belmiro de Azevedo, aos 79 anos

O líder da Sonae morreu esta quarta-feira. Era um dos homens mais ricos do país e, desde a década de 1970, alargou o império da Sonae do retalho às telecomunicações.
Belmiro Mendes de Azevedo, empresário que liderou o grupo Sonae e um dos homens mais ricos do país, morreu esta quarta-feira, aos 79 anos, avança a RTP 3. Faleceu no Hospital da CUF, no Porto, onde estava internado desde segunda-feira.

Licenciado em Engenharia Química, a primeira experiência profissional do empresário natural de Tuías, Marco de Canaveses, foi na Efanor (Empresa Fabril do Norte. Entrou para a Sonae no final da década de 1960, assumindo o controlo da empresa em 1974. Como descreveu o próprio, no discurso da cerimónia de 50 anos desde que entrou para a Sonae, a sua primeira tarefa na empresa foi “destruir para voltar a construir”.

Sob a sua liderança, o grupo Sonae transformou-se num império: dos hipermercados à comunicação social através do jornal Público, passando pelas telecomunicações, com o investimento na Optimus (agora Nos). Em 1983, levou a Sonae para o mercado de capitais e, nessa altura, tornou-se também no principal acionista.

Durante anos, Belmiro de Azevedo liderou a lista dos mais ricos de Portugal, mas viu a sua fortuna cair com a redução da capitalização bolsista da Sonae. Em 2017, o ranking da Forbes colocou Belmiro de Azevedo no terceiro lugar dos mais ricos de Portugal, com um fortuna avaliada em 1,4 mil milhões de euros, figurando também na lista dos mais ricos do mundo.

Aos 77 anos, em abril de 2015, abandonou a direção da Sonae, precisamente no aniversário de 50 anos após a sua entrada na empresa. Deixou o grupo a cargo dos seus filhos, Paulo Azevedo e Cláudia Azevedo. Na altura, o empresário garantiu que não iria ficar quieto.» in http://www.sapo.pt/noticias/economia/morreu-belmiro-de-azevedo-aos-79-anos_5a1ed847958c243238d39810


(Belmiro de Azevedo distinguido com Prémio Carreira)


(Um dia com Belmiro :: Prémios Precariedade 2008)


(Belmiro de Azevedo vai transformar casa onde nasceu em museu)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover