08/05/09

Amarante Mancelos - A Fé move mesmo montanhas, este homem de Pidre, Mancelos, Amarante é a prova viva disso!



«A Fé move mesmo montanhas, este homem de Pidre, Mancelos, Amarante é a prova viva disso!

AMARANTE: Peregrino com 67 anos vai a Fátima a pé há 40 anos seguidos 

(08-05-2009)

Armindo Mendes© Todos os direitos reservados

A primeira viagem a Fátima a pé foi realizada em 1969 para agradecer a Maria ter voltado com saúde do Ultramar, onde cumpriu serviço militar e combateu as forças inimigas

Vicente Esteves viaja a pé, há 40 anos consecutivos, de Amarante até ao santuário de Fátima, por devoção a Maria, que diz já lhe ter salvo a vida duas vezes.

Quase com 67 anos de idade, cumpre por estes dias a promessa de realizar os mais de 200 quilómetros, abstendo-se de se alimentar durante cinco dias.

“Só vou beber água”, contou à Lusa.

Esta viagem até ao santuário– diz – é para agradecer a Nossa Senhora de Fátima ainda estar vivo.

Este pedreiro de Pidre, Amarante, garante que há cerca de três anos esteve gravemente doente, tendo sido dado como perdido pelos médicos e até recebido as últimas orações do padre da aldeia.

“Mandaram-me do hospital para morrer em casa. Já me davam como morto. Na cama, olhando para a imagem de Nossa Senhora de Fátima, rezei e pedi que me salvasse. Hoje sou um homem saudável”, contou, segurando num velho calendário com a imagem de Maria.

Este peregrino fala com orgulho junto do pequeno altar que tem no seu quarto com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, onde reza todos os dias, logo pela manhã.

A primeira viagem a Fátima a pé foi realizada em 1969 para agradecer a Maria ter voltado com saúde do Ultramar, onde cumpriu serviço militar e combateu as forças inimigas.

Desde então nunca mais parou e no seu currículo constam três viagem só com pão e água.

À Lusa disse que, ainda hoje, os dias mais felizes do ano acontecem quando vai a Fátima a pé.

“Todos os anos, quando avisto o santuário, é uma felicidade tão grande que nem me lembro do cansaço”, disse com a voz embargada.

Este ano, “o desafio é enorme”, como reconhece, mas vai agarrar-se com todas as forças à fé pela Virgem Mãe para poder chegar a Fátima de boa saúde.

Nesta viagem, que deve terminar dia 10, o peregrino de Amarante é acompanhado pela esposa, que também vai a pé, e por um grupo de Paredes, que lhe garante todo o apoio logístico, inclusive assistência médica.

Mas não é a primeira vez que Vicente vai a Fátima a pé só com água. Em 1988 realizou a viagem sem comer para agradecer a Maria ter dado voz ao seu filho.

“O meu filho tinha três anos e ainda não falava. Um dia pedi à Virgem Mãe para ele falar. Ainda estava a rezar, quando a minha mulher veio dizer-me que o rapaz estava a pedir comida”, contou emocionado.

Vicente Esteves não sabe explicar o que aconteceu nesse dia, mas diz estar seguro de que a voz do filho surgiu por vontade de Maria.

“Na minha fé, aquilo foi um milagre absoluto”, vincou.

Essa viagem durou seis dias e nela participou o filho de três anos, carregado às costas pelo pai, e a mulher, que também seguia a pé.

Antes, em Setembro de 1985, quando ia para Fátima acompanhado da mãe, foi atropelado com gravidade na zona da Mealhada, sofrendo inúmeras fraturas, nomeadamente na perna direita. Esteve internado em Coimbra e mais tarde, com prognóstico reservado, foi transferido para o Porto.

Segundo conta, os médicos ficaram impressionados com a rapidez como recuperou das graves lesões, ao ponto de, contra vontade dos clínicos, ter realizado nova viagem a pé em Maio do ano seguinte.

“Agarrei-me à minha fé para ficar bom depressa e poder ver o meu filho”, disse, explicando que por essa altura a sua mulher tinha dado à luz uma criança.

Vicente Esteves é um homem de fé. Reza a Maria todas as manhãs, mas não vai à missa dominical na aldeia. Diz preferir assistir às várias celebrações pela televisão.

“Ouço-as todas. Em casa estou com mais devoção do que na igreja”, explicou.» in http://www.expressofelgueiras.com/v2/noticia.asp?cod=2214


#amarante    #mancelos    #pidre    #vicenteesteves    #peregrinação     #fátima

4 comentários:

  1. Para o Amigo Irmão na Fé:
    …Tinha este comentário já escrito e apontado para postar a 13 próximo do Maduro Maio, mas uma vez que já começou a falar da peregrinação nacional a Fátima, com um tão vivo exemplo de portuguesa fé, aqui vai desde já:
    «Nossa Mãe Santa quer vivamente salvar todos mas todos os homens independentemente de seus credos, religiões, convicções.
    (Ela é Rainha de Portugal e do Mundo Inteiro!
    Rainha de Paz.
    Única Paz.)
    Bastará que humanos digam Sim, a Sua Luz, Sua Paz!
    Amor grande como nenhum outro Amor o da Mãe que a nenhum filho exclui!
    Como poderá Um Filho excluir-se a si mesmo, por teima, cisma ou birra, do Amor da Mãe?
    …Da Mãe Comum cujo Amor é mais suave do que o mel, mais confortador do que maná…
    Haverá alguém que não partilhe do banquete da Nova Eva?
    Procuraremos por todo o atalho por todo o desvio do caminho por todo o lado trazer a Ti Mãe de Bondade todos quantos teimam em seu Não e dizem que Não e que Não e que Não!
    Mãe Preciosíssima, Senhora da Fátima, Portuguesa Mãe, tens Teu Portugal Tecto e Abrigo de Paz, Tecto e Abrigo dos Novos Céus e da Nova Terra!
    Tu queres que nem um só mísero fique ou à míngua de amor!»
    Jesus, Maria, José!

    ResponderEliminar
  2. A Fé é que nos salva, Amigo Ôchoa!

    ResponderEliminar
  3. Olha, Helder, a fé nos salva, a fé na Mãe, a fé no Pai, a fé no Filho, a fé no Santo Espírito, a fé em Deus, para tudo dizer numa palavra... A fé de nossos avós!
    Uma senhora, que me ouvia contar das maravilhas, como esta de Manuel Mendes, de Pidre, da da Fátima Senhora, a quem eu dizia que Ela ( A Senhora) fala a cada um de sua maneira, muito espantada me objectou:
    -- Como assim, mas a Senhora fala?
    -- Ao coração, e com o Coração, lhe respondi.
    E -- para quem gosta de Ciência -- «isto» tem um nome: «Experiência Religiosa...»

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover