06/05/09

Vincent Van Gogh - Quando o génio e a loucura, andam de braços dados!

«Vincent Van Gogh

Fonte: SAPO Saber, a enciclopédia portuguesa livre.

Van Gogh
Vincent Willem van Gogh
Van Gogh
Auto-Retrato, 1887
Nascimento 30 de março de 1853
Zundert
Falecimento 29 de julho de 1890
Auvers-sur-Oise
Nacionalidade holandesa
Ocupação pintor
Magnum opus Os Comedores de Batata; Os Girassóis; A Noite Estrelada; Retrato do Dr. Gachet
Movimento estético Pós-impressionismo
Portal O SAPO Saber possui o
Portal dos Países Baixos
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}
Vincent Willem van Gogh (Zundert, 30 de Março de 1853Auvers-sur-Oise, 29 de Julho de 1890) foi um pintor pós-impressionista holandês.
A sua vida distanciou-se muito do que era a normalidade burguesa na época. Van Gogh foi incapaz de constituir família, de custear a própria subsistência ou até mesmo de manter contactos sociais. Por fim, sucumbiu a uma doença mental.
A sua fama póstuma cresceu especialmente após a exibição de 71 das suas telas em Paris, a 17 de Março de 1901. Em vida, tinha obtido muito pouco reconhecimento.
A influência de Van Gogh no expressionismo, fauvismo e abstraccionismo foi notória e pode ser reconhecida em variadas frentes da arte do século XX. Van Gogh é considerado pioneiro na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas.
O Museu Van Gogh, em Amesterdão, é dedicado aos seus trabalhos e aos dos seus contemporâneos.

Índice

[esconder]


[editar] Primeiros anos

Vincent aos treze anos, em 1866
Vincent aos treze anos, em 1866
Vincent nasceu em Zundert, uma cidade próxima de Breda, na província de Brabante do Norte, nos Países Baixos (ou Holanda). Era filho de Theodorus, um pastor da Igreja Reformista Holandesa, e de Anna Cornelia Carbentus. Recebeu o mesmo nome do seu avô paterno e também daquele que seria o primogénito da família, morto antes mesmo de nascer exactamente um ano antes do nascimento de Vincent. Especula-se que este facto tenha influenciado profundamente certos aspectos da sua personalidade, e que determinadas características da sua pintura (como a utilização de pares de figuras masculinas) tenham sido motivadas por isso. Vincent teve dois irmãos - Theodorus, apelidado de Theo, e Cornelius (Cor) - e três irmãs: Elisabeth, Anna e Willemina (Will).
Vincent era uma criança séria, sossegada e introspectiva. Desenvolveu ao longo dos anos uma grande amizade e forte ligação com o irmão mais novo, Theo. A vasta correspondência entre Theo e Vincent foi preservada e publicada em 1914, trazendo a público inúmeros detalhes da vida privada do pintor, bem como da sua personalidade. É através destas cartas que se sabe que foi Theo quem suportou financeiramente o irmão durante a maior parte da vida deste.
Aos 16 anos, por recomendação do seu tio Vincent (ou Cent), começou a trabalhar para um comerciante de arte estabelecido em Haia, na empresa Goupil & Cie. Quatro anos depois foi transferido para Londres, e depois para Paris.
No entanto, Vincent estava cada vez mais interessado em assuntos religiosos, e acabou por ser demitido da galeria. Decidiu então regressar a Inglaterra para fazer um trabalho sem remuneração. Durante o Natal, voltou a casa e começou a trabalhar numa livraria. Ficou seis meses no novo emprego, onde passou a maior parte do tempo a traduzir a Bíblia.
Em 1877 a família mandou-o para Amsterdão, onde morou com o seu tio Jan. Van Gogh preparou-se para os exames de admissão da Universidade de Teologia com o seu tio Johannes Stricker (teólogo), mas fracassou. Mudou-se então para a Bélgica, e novamente fracassou nos estudos da escola Missionária Protestante. Em 1879, ainda na Bélgica, começou um trabalho temporário como missionário numa comunidade pobre de mineiros.

[editar] Estudos de arte

Em 1880, Vincent decidiu seguir a sugestão do irmão Theo e levar a pintura mais a sério. Partiu para Bruxelas para ter aulas com Willem Roelofs, que o convenceu a tentar a Academia Real de Artes. Aí estudou um pouco de anatomia e de perspectiva.
Em 1881, Van Gogh mudou-se com a família para Etten, onde se tornou amigo de Kee Vos-Stricker, sua prima e filha de Johannes Stricker. Ao pedi-la em casamento, ela recusou-o com um energico "nunca". Porém, Van Gogh insistiu na ideia, o que gerou conflitos com o seu pai. No final do mesmo ano, partiria para Haia.
Em Haia, juntou-se ao seu primo Anton Mauve nos estudos de arte. Envolveu-se com uma prostituta grávida e já mãe de um filho, conhecida como Sien. Quando o pai de Van Gogh soube do relacionamento do filho, exigiu que ele a abandonasse.
Em 1883, mudou-se para Nuenen (Holanda), onde se dedicou à pintura. Apaixonou-se pela filha de uma vizinha, Margot Begemann. Decidiram casar-se, mas as famílias não aceitaram o casamento. Margot tentou então o suicidio.
Em 1885, o pai de Van Gogh morreu de enfarte. Nesse mesmo ano ele pintou aquela que é considerada a sua primeira grande obra: Os Comedores de Batata. Em Novembro do mesmo ano, mudou-se para Antuérpia.
Van Gogh preferia mandar o seu pouco dinheiro para Theo, em Paris, para que este lhe enviasse material de pintura, a comer uma boa refeição. Enquanto estava em Antuérpia, dedicou-se ao estudo das cores e visitou museus, apreciando trabalhos principalmente de Peter Paul Rubens, e tornou-se um bebedor frequente de absinto. Foi nesta altura que entrou em contacto com a arte japonesa, da qual se tornou fervoroso admirador e que posteriormente o influenciaria pelas cores fortes e uso de linhas.
Em 1886, matriculou-se na École des Beaux-Arts de Antuérpia.

[editar] Paris

Van Gogh Pintando Girassóis, tela de Paul Gauguin de 1888
Van Gogh Pintando Girassóis, tela de Paul Gauguin de 1888
Na Primavera de 1886, Van Gogh mudou-se para Paris, onde dividiu um apartamento em Montmartre com Theo. Depois, os dois mudaram-se para um apartamento maior na Rue Lepic, 54. Por alguns meses, Vincent trabalhou no Estúdio Cormon, onde conheceu os artistas John Peter Russell, Émile Bernard e Henri de Toulouse-Lautrec, entre outros.
Naquela época, o impressionismo tomava conta das galerias de arte de Paris, mas Van Gogh tinha problemas em assimilar esse novo conceito de pintura. Vincent e Émile Bernard começaram o uso da técnica do pontilhismo, inspirados em Georges Seurat.
Em 1887, conheceu Paul Gauguin, e mais para o final do ano expôs em Montmartre. No ano seguinte, decidiu sair de Paris.

[editar] Arles

Vincent van Gogh chegou a Arles, no Sul de França, no dia 21 de Fevereiro de 1888. A cidade impressionava-o pelas paisagens e Van Gogh sonhou fundar ali uma colónia de artistas.
Foi para decorar a sua casa em Arles (conhecida como "a casa amarela") que Van Gogh pintou a série de quadros com girassóis, dos quais um se tornaria numa das suas obras mais conhecidas. Dos artistas que deixara em Paris, apenas Gauguin respondeu ao convite feito para se instalar em Arles. O Vinhedo Vermelho, único quadro vendido durante a sua vida, foi pintado nesta altura. Vendeu-o por 400 francos.
Gauguin e Van Gogh partilhavam uma admiração mútua, mas a relação entre ambos estava longe de ser pacífica e as discussões eram frequentes. Vincent teve vários episódios de violência, sobretudo contra si próprio, culminando na noite de 23 de Dezembro de 1888, quando chegou a cortar um pedaço da orelha esquerda, que ofereceu depois a uma prostituta sua amiga. Rachel, prostituta de um bordel local, recebeu a orelha embrulhada em papel de jornal. Gauguin enviou então um telegrama a Theo e voltou para Paris, julgando melhor não visitar Vincent no hospital.
Uma nova teoria, defendida pelos historiadores de arte alemães Hans Kaufmann e Rita Wildegans, afirma que afinal terá sido Gauguin a cortar a orelha de Van Gogh, durante a discussão. Os dois historiadore baseiam-se em declarações de Gauguin acerca do sucedido. Segundo esta nova teoria, Van Gogh terá assumido a culpa para que Gauguin não fosse preso[1].
Retrato do Dr. Gachet, obra de 1890
Retrato do Dr. Gachet, obra de 1890
O estilo de pintura acompanhou a mudança psicológica e Van Gogh trocou o pontilhado por pequenas pinceladas. O seu estado depressivo agravou-se e, em 1889, pediu para ser internado na clínica psiquiátrica do Mosteiro de St. Paul na Provença. O jardim do mosteiro transformou-se na principal fonte de inspiração para os quadros seguintes, que marcaram nova mudança de estilo: as pequenas pinceladas evoluíram para curvas espiraladas.
Em Maio de 1890, Vincent deixou a clínica e mudou-se de novo para perto de Paris (em Auvers-sur-Oise), onde podia estar mais perto do seu irmão e frequentar as consultas do doutor Paul Gachet, um especialista habituado a lidar com artistas, recomendado por Camille Pissarro. Gachet não conseguiu melhorias no estado de espírito de Vincent, mas foi a inspiração para o conhecido Retrato do Doutor Gachet.
Entretanto, a depressão agravou-se, e a 27 de Julho de 1890, depois de semanas de actividade criativa, Van Gogh disparou um tiro sobre o peito, morrendo dois dias depois. As suas últimas palavras, dirigidas a Theo, teriam sido: "A tristeza durará para sempre".

[editar] Principais obras


[editar] Haia

  • Sorrow (litografia, 1882)
  • Homem Velho com a Cabeça nas Mãos (litografia, 1882)

[editar] Nuenen


[editar] Antuérpia


[editar] Paris


[editar] Arles


[editar] Saint-Rémy


[editar] Auvers-sur-Oise


[editar] Curiosidades

  • Theo morreu seis meses depois do falecimento do irmão, Vincent. Tendo sido enterrado primeiramente em Utrecht, a sua esposa Johanna encarregou-se de levar o corpo para ser enterrado lado a lado com o de Vincent, em Auvers-sur-Oise, onde ambos estão até hoje.
  • Van Gogh vendeu uma única tela enquanto vivo, A Vinha Encarnada, por 400 francos. Em 1990, cem anos após sua morte, outra tela sua, Retrato do Dr. Gachet, alcançou o valor de US$ 82,5 milhões, um recorde na altura.
  • 150 psiquiatras examinaram Van Gogh, e 30 diagnósticos diferentes foram dados, entre eles: envenenamento pelas tintas, distúrbio bipolar, esquizofrenia, sífilis, epilepsia, porfiria aguda agravados por insónia, má nutrição, ingestão de álcool (absinto principalmente).
  • Surgiram algumas teorias sobre a visão de Van Gogh. Segundo alguns, Vincent teria sofrido de xantopsia (visão dos objetos em amarelo), por isso exagerava no amarelo das suas telas. Esta xantopsia pode ou não ter surgido pelo excesso de ingestão de absinto, que contém tujona, uma toxina. Outra teoria defende que o doutor Gachet teria indicado o uso de digitalis para o tratamento da epilepsia, o que poderia ter ocasionado uma visão amarelada a Van Gogh. Outros documentos relatam ainda que na verdade Van Gogh seria daltónico.
  • Em momento de delírio ou não, Vincent teria dito: " O meu melhor quadro é aquele que imaginei deitado na cama, através da fumaça do cachimbo e que nunca cheguei a pintar."[carece de fontes?]

[editar] Referências

  1. Orelha de Van Gogh poderá ter sido cortada por Paul Gauguin com uma espada, artigo do Público, de 5 de Maio de 2009.

[editar] Ligações externas

Outros projectos Wikimedia também contêm material sobre este artigo:
 Imagens e media no Commons
 Citações no Wikiquote

A Tribute to Vincent Van Gogh

Vincent van Gogh - A.&E. Documentary




Van Gogh BBC Power of Art

2 comentários:

Pin It button on image hover