08/05/09

Segundo o Calendário Maia o Mundo vai acabar em 2012!

«O que vai acontecer em 2012?


Boatos e mitos circulam livremente na Internet. Por isso, promover a cultura científica é algo muito importante. Hoje em dia, mais do que nunca é necessário cultivar nas pessoas a importância do saber. Só quem tem um nível mínimo de cultura em todas as áreas do saber pode realmente ser livre. Livre para escolher os seus governantes, livre para escolher o seu futuro e livre para escolher as suas fontes de informação.

Quem não ouviu falar dos marcianos verdes que povoam o planeta Marte, ou da falsa alunagem dos astronautas da NASA ou ainda da enorme quantidade de alienígenas que invadem regularmente o nosso planeta? Falsas informações, que circulam livremente e que garantem o seu sucesso à custa da falta de conhecimento, da falta de cultura científica de muitos.

O tópico do momento, sobre o qual ainda vai rolar muita tinta, é o suposto fim do mundo em 2012. Os apologistas de um catastrófico fim do mundo continuam com a mesma conversa, deste há muitos séculos. As datas é que vão mudando. Agora, as explicações para a iminente catástrofe são muitas:

- Em 2012 o eixo da Terra vai inverter a sua polaridade - algo que realmente pode um dia acontecer, mas cuja data e consequências ninguém pode ainda prever...

- Em 2012 a Terra, o Sol e o centro da nossa galáxia estarão alinhados - esperemos bem que sim, é que isto acontece todos os anos e não parece que em 2012 algo de especial impeça que o movimento regular do nosso planeta a volta do Sol.

- O calendário Maia acaba em 2012 – pobres astrónomos maias: sem computadores na altura, fazer os cálculos até 2012 já foi um trabalho fantástico.

Enfim, textos que infelizmente vão invadir as nossas caixas de correio electrónico e assustar inutilmente os desprevenidos. Vamos esperar para ver qual vai ser a nova data catastrófica; ela surgirá certamente ainda durante as celebrações da chegada de 2013. Lá estaremos para testemunhar o evento.

Imagem:
Ilustração da magnetosfera da Terra (imagem da NASA)

Saber mais:
Página global do Ano Internacional da Astronomia 2009
07 de Maio de 2009» in http://noticias.sapo.pt/aia2009/993300.html

(Os Maias e A Profecia do Ju­zo Final1)

(Os Maias e A Profecia do Ju­zo Final2)

(Os Maias e A Profecia do Ju­zo Final3)

(Os Maias e A Profecia do Ju­zo Final4)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover