18/05/09

Cinema Teixeira de Pascoaes - "O Wrestler", 6ª Feira, dia 22 às 21: 30!

«Cinema Teixeira de Pascoaes
6ª Feira, dia 22 às 21: 30
Telefone: 255 431 084

O Wrestler

Título original: The Wrestler
De: Darren Aronofsky
Com: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood
Género: Drama
Classificacao: M/16

EUA, 2008, Cores, 115 min.

Nomeações para os Oscars (2)

* MELHOR ACTOR PRINCIPAL, Mickey Rourke
* MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA, Marisa Tomei

http://www.foxsearchlight.com/thewrestler/

Anjo Caído
Por: Luís Miguel Oliveira in PÚBLICO, 26 Fevereiro


É um filme sobre glórias passadas e queda - Randy, como Rourke, foi "grande" nos anos 80

Mickey Rourke não é apenas o actor de "O Wrestler". É o seu tema, o seu objecto, a sua razão de ser. Diz-se muitas vezes que todos os filmes acabam por ser uma espécie de "documentário" sobre os seus actores. É verdade, e quanto mais o tempo passa sobre um filme mais essa verdade é evidente (como dizia alguém, o destino da "ficção" é tornar-se "documento"). Ainda assim, é raro encontrar um filme que, como "O Wrestler", leve essa ideia tão a peito. O seu acto essencial é ser testemunha de uma presença, da presença de um actor, da presença deste actor. Sem Rourke – e sem a história de Rourke, que está, por assim dizer, "incrustada" em cada milímetro do seu corpo e do seu rosto – o filme não faria sentido, ou faria um sentido completamente diferente.

Claro que a dissociação continua a ser possível, e não só possível como desejável. É um actor e uma personagem, a sobreposição não é absoluta, e a história de Mickey Rourke não é bem a história do "wrestler" Randy the Ram. Mas há ecos de um no outro, ou não fosse "O Wrestler" um filme sobre glórias passadas e, se não sobre a decadência, sobre uma queda, um confronto com a vulgaridade do mundo.

Randy, como Rourke, foi "grande" nos anos 80, e agora deixou de ser capaz de encontrar um espelho que reflicta essa grandeza - não tão longe assim, e é uma lembrança que nos ocorre a certa altura, da Gloria Swanson do "Sunset Boulevard" de Billy Wilder, esse filme sobre "come backs" e sobre o crepúsculo dos deuses... É o mesmo mundo "encolhido", e dir-se- ia que é nisso que Darren Aronofsky pensa quando trata a relação do enorme corpo de Rourke com certos décors. As cenas no supermercado onde Randy faz uns biscates no intervalo entre dois combates, por exemplo: há ali uma espécie de desproporção, como se Randy fosse o protótipo do "leão enjaulado"...

Um mundo vulgar, mas cheio de dignidade. A principal proeza do olhar de Aronofsky está nessa justeza. Consegue filmar um mundo, ou submundo, tão codificado como os dos "wrestlers" sem tombar no grotesco ou na caricatura. E confrontar-se, por sua vez, com uma vulgaridade corriqueira, com uma urbanidade cinzenta e deprimente, sem nunca as menorizar nem sequer julgar, trazendo-lhes uma luminosidade surpreendentemente tocante.

As cenas com Rourke e a maravilhosa Marisa Tomei, sobretudo as cenas diurnas dos seus encontros no café ou nas lojas, trabalham numa simplicidade despojada de adornos que é sempre uma maneira de fazer justiça às personagens. Numa dessas cenas Randy faz o elogio dos anos 80 através do "rock", aquele "rock FM" não muito sofisticado que ele gosta de ouvir ("depois", diz, "apareceu o Kurt Cobain e estragou tudo"). Noutra cena joga, com um miúdo seu vizinho, um velhíssimo jogo de consola, enquanto o miúdo lhe fala dos jogos novos, de que Randy já ouviu falar mas não tem interesse em experimentar. Pequenas reiterações do carácter "perdido no tempo" da personagem de Rourke.

Aronofsky, em vez de filmar para a "recuperar", oferece-lhe a possibilidade do mergulho total nessa "perdição". Mas no último plano do filme (que é, afinal de contas, um "mergulho") a diferença entre uma maldição e uma bênção torna-se uma questão de perspectiva: Randy está destinado a ganhar-se por aquilo que o perde. E isso é muito bonito.

http://ipsilon.publico.pt/cinema/texto.aspx?id=223875

http://sound--vision.blogspot.com/2009/03/mickey-rourke-formas-de-solidao.html

«The Wrestler», o novo filme de Darren Aronofsky, passa-se no fim da linha do mundo do "wrestling", a luta-livre profissional dos EUA, e tem Mickey Rourke no papel de Randy "The Ram", uma antiga estrela da modalidade nos anos 80, que vive agora numa rulote e sobrevive a trabalhar num supermercado e a fazer combates de exibição em pequenos recintos, junto com outros profissionais tão acabados como ele, ou com jovens em início de carreira. Randy perdeu o contacto com a filha que abandonou quando era pequena e conta apenas com a amizade de uma simpática "stripper" (excelente Marisa Tomei). Um dia, após um combate de uma brutalidade invulgar, tem um ataque de coração e é operado de emergência. Salva-se por uma unha negra e o médico diz-lhe que tem que desistir de lutar. Mas Randy quer sair em grande da profissão, mesmo que isso signifique arriscar a vida.

História de ídolos caídos, de losers e de últimos hurras, tendo como pano de fundo a América triste e feia de quem tem que sobreviver a contar os tostões, filmada por Aronofsky tão dura e asperamente como duro e áspero é o Inverno em que decorre, «The Wrestler» nao segue as pisadas de filmes como «Rocky». Pelo contrário, e tal como frisou Mickey Rourke na conferência de imprensa, "este filme é o anti-«Rocky»". Randy, uma massa de carne ao mesmo tempo musculada e deformada por anos e anos de pancada e de esteróides, com uma cara onde parece ter-se dado uma catástrofe do foro da cirurgia plástica, é interpretado por Rourke "fisicamente", no sentido mais literal e profundo da palavra, até porque salvo as devidas distâncias, a história da personagem é também um pouco a do actor que deixou o cinema para se tornar pugilista e teve que ser submetido a uma reconstrução cirúrgica da cara. Este impressionante e comovente comeback de Mickey Rourke é feito naquele que é, de longe, o melhor filme de Darren Aronofsky
Por Eurico de Barros in http://www.cinema2000.pt/»

Informação generosamente veiculada, pela Minha Colega e Amiga, Professora Elsa Cerqueira.

The Wrestler - (Official Trailer)

«O Wrestler Título Original: The Wrestler
  • Estados Unidos

Ano: 2008

Género:

  • Drama

Duração: 109m

Pessoas Relacionadas

  • Realização:
    • Darren Aronofsky
  • Intérpretes:
    • Evan Rachel Wood,
    • Marisa Tomei,
    • Mark Margolis,
    • Mickey Rourke,
    • Todd Barry
  • Argumento:
    • Robert D. Siegel

A história do filme tem como pano de fundo o mundo do Wrestling nos EUA mas é nos escalões mais amadores e secundários desta modalidade que encontramos o protagonista da história, Randy "The Ram" , uma antiga estrela da modalidade que atingiu o seu auge profissional nos anos 80 e que agora vive numa roulote.

Randy sobrevive a trabalhar num supermercado e a fazer combates de exibição em pequenos recintos, junto com outros profissionais tão acabados como ele ou com jovens em início de carreira.

Randy perdeu o contacto com a filha que abandonou quando era pequena e conta apenas com a amizade de uma simpática stripper.

Um dia, após um combate de uma brutalidade invulgar, tem um ataque de coração e é operado de emergência. Salva-se por uma unha negra e o médico diz-lhe que tem que desistir de lutar.Mas Randy quer sair em grande da profissão, mesmo que isso signifique arriscar a vida.» in http://cinema.sapo.pt/filme/the-wrestler

The Wrestler - (Behind the Scenes)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover