
6ª Feira, dia 22 às 21: 30
Telefone: 255 431 084
O Wrestler
Título original: The Wrestler
De: Darren Aronofsky
Com: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood
Género: Drama
Classificacao: M/16
EUA, 2008, Cores, 115 min.
Nomeações para os Oscars (2)
* MELHOR ACTOR PRINCIPAL, Mickey Rourke
* MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA, Marisa Tomei
http://www.foxsearchlight.com/thewrestler/
Anjo Caído
Por: Luís Miguel Oliveira in PÚBLICO, 26 Fevereiro
É um filme sobre glórias passadas e queda - Randy, como Rourke, foi "grande" nos anos 80
Mickey Rourke não é apenas o actor de "O Wrestler". É o seu tema, o seu objecto, a sua razão de ser. Diz-se muitas vezes que todos os filmes acabam por ser uma espécie de "documentário" sobre os seus actores. É verdade, e quanto mais o tempo passa sobre um filme mais essa verdade é evidente (como dizia alguém, o destino da "ficção" é tornar-se "documento"). Ainda assim, é raro encontrar um filme que, como "O Wrestler", leve essa ideia tão a peito. O seu acto essencial é ser testemunha de uma presença, da presença de um actor, da presença deste actor. Sem Rourke – e sem a história de Rourke, que está, por assim dizer, "incrustada" em cada milímetro do seu corpo e do seu rosto – o filme não faria sentido, ou faria um sentido completamente diferente.

Randy, como Rourke, foi "grande" nos anos 80, e agora deixou de ser capaz de encontrar um espelho que reflicta essa grandeza - não tão longe assim, e é uma lembrança que nos ocorre a certa altura, da Gloria Swanson do "Sunset Boulevard" de Billy Wilder, esse filme sobre "come backs" e sobre o crepúsculo dos deuses... É o mesmo mundo "encolhido", e dir-se- ia que é nisso que Darren Aronofsky pensa quando trata a relação do enorme corpo de Rourke com certos décors. As cenas no supermercado onde Randy faz uns biscates no intervalo entre dois combates, por exemplo: há ali uma espécie de desproporção, como se Randy fosse o protótipo do "leão enjaulado"...


Aronofsky, em vez de filmar para a "recuperar", oferece-lhe a possibilidade do mergulho total nessa "perdição". Mas no último plano do filme (que é, afinal de contas, um "mergulho") a diferença entre uma maldição e uma bênção torna-se uma questão de perspectiva: Randy está destinado a ganhar-se por aquilo que o perde. E isso é muito bonito.
http://ipsilon.publico.pt/cinema/texto.aspx?id=223875
http://sound--vision.blogspot.com/2009/03/mickey-rourke-formas-de-solidao.html


Por Eurico de Barros in http://www.cinema2000.pt/»
Informação generosamente veiculada, pela Minha Colega e Amiga, Professora Elsa Cerqueira.
The Wrestler - (Official Trailer)

- Estados Unidos
Ano: 2008
Género:
- Drama
Duração: 109m
Pessoas Relacionadas
-
Realização:
- Darren Aronofsky
-
Intérpretes:
- Evan Rachel Wood,
- Marisa Tomei,
- Mark Margolis,
- Mickey Rourke,
- Todd Barry
-
Argumento:
- Robert D. Siegel
A história do filme tem como pano de fundo o mundo do Wrestling nos EUA mas é nos escalões mais amadores e secundários desta modalidade que encontramos o protagonista da história, Randy "The Ram" , uma antiga estrela da modalidade que atingiu o seu auge profissional nos anos 80 e que agora vive numa roulote.
Randy sobrevive a trabalhar num supermercado e a fazer combates de exibição em pequenos recintos, junto com outros profissionais tão acabados como ele ou com jovens em início de carreira.
Randy perdeu o contacto com a filha que abandonou quando era pequena e conta apenas com a amizade de uma simpática stripper.
Um dia, após um combate de uma brutalidade invulgar, tem um ataque de coração e é operado de emergência. Salva-se por uma unha negra e o médico diz-lhe que tem que desistir de lutar.Mas Randy quer sair em grande da profissão, mesmo que isso signifique arriscar a vida.» in http://cinema.sapo.pt/filme/the-wrestler
The Wrestler - (Behind the Scenes)
Sem comentários:
Enviar um comentário