11/05/09

A.D. Lousada 1 vs Amarante 1 - Amarante desce para a 3.ª divisão nacional, na última jornada, em Lousada!



«AD Lousada garante a manutenção
Escrito por César Marques
10-Mai-2009

O Lousada conseguiu, na tarde de hoje, alcançar o objectivo máximo desta temporada - a manutenção, ao empatar a uma bola (1-1) com o Amarante FC.
Com a igualdade no jogo Infesta x Santana (1-1) e a vitória do Ribeira Brava perante o Caniçal (2-0) na série A, o Lousada festejou efusivamente a permanência na II divisão.
Este empate acabou por condenar o Amarante e o Infesta à descida de divisão. Neste jogo em Lousada, os alvi-negros mostraram-se bem no sector ofensivo e depois do golo da igualdade, o caudal ofensivo do Amarante sufocou por completo o Lousada na sua grande área, com o objectivo de conseguir o golo que evitasse a descida de divisão.
Num jogo de nervos e de fortes emoções, largas centenas de adeptos lousadenses responderam aos sucessivos apelos e encheram o Estádio Municipal de Lousada. Durante toda a partida, os canticos e incentivos por parte dos adeptos da casa fizeram a diferença e nem a chuva perturbou a magnifica empatia que se registou esta tarde.
A constituição das equipas foi a seguinte:
AD LOUSADA: Nuno Dias, Joca, Cristiano, Marco Ribeiro, Diogo Barbosa, Bruninho, Miguel Moreira, Tiago Silva, Ginho, Chicabala e Oseías.
Suplentes: Orlando, Ivo, Carlos Oliveira, Flávio, Ruben, Hélder Calviño e Diop.
Treinador: Luís Miguel
AMARANTE FC: Ricardo, Pinheiro, César, Marcos, Rochinha, Brito, Paulo Pereira, Nuno Queirós, Tiago Cintra, Sérgio Vasconcelos e Koffi.
Suplentes: Celso, Jorginho, Alex, Bruno Resende, Pedro Pontes, Hélder e Ricardo Teixeira.
Treinador: Prof. Arlindo Gomes
ÁRBITRO PRINCIPAL: Hélder Malheiro - AF Lisboa
ÁRBITRO AUXILIAR LADO DA BANCADA: Paulo Moreira
ÁRBITRO AUXILIAR LADO DO PEÃO: Tiago Gameiro
O Amarante principiou da melhor maneira a partida, quando aos 8 minutos, Koffi colocou Nuno Dias em sentido, com um remate rasteiro, ao qual o guardião lousadense se opôs com mestria.
Depois dos 10 minutos iniciais, o Lousada arriscou um pouco mais no sector ofensivo e aos 13 minutos, o Lousada quase inaugura o marcador, com o central Marco Ribeiro a enviar o esférico a embater na barra. No minuto seguinte, o golo está novamente perto de acontecer, não fosse Pinheiro a aliviar em cima da linha de golo, um desvio de Tiago Silva.
O Amarante perdera o folgor inicial e o Lousada tomou conta da partida, comandando todas as operações. Aos 28 minutos, Oseías em boa posição para marcar, permite o desarme de um contrário.
O Lousada continuou a dominar a partida e aos 38 minutos, Oseías coloca de cabeça em Chicabala que estoira para a defesa da tarde do guardião Ricardo.
Já em cima do intervalo, o Amarante cria a sua melhor ocasião de golo na partida, com Koffi, à entrada da grande área, a rematar fortissimo e a bola a rasar a barra da baliza de Nuno Dias.
No segundo tempo, o Lousada perdeu a magnitude atacante com que terminou a primeira parte e o Amarante em contra-ataque, mostrava-se deveras atrevido e em algumas ocasiões poderia ter marcado.
Mais uma vez, Luís Miguel coloca Diop na segunda parte, e tal como na jornada anterior, voltou a revitalizar a manobra ofensiva da equipa da casa.
Porém, aos 69 minutos, o duelo entre Koffi e Nuno Dias volta a ter novo episódio, com Koffi a desviar de cabeça para uma aparatosa intervenção do guardião lousadense. Minutos depois, o Lousada responde, com Diop a colocar o esférico em Hélder Claviño, que à entrada da grande área, bate forte com o esférico a rasar a barra da baliza forasteira.
Aos 78 minutos, deu-se a explosão geral no Estádio Municipal de Lousada, com a equipa da casa a chegar ao golo. Magnifica jogada individual de Diop pela esquerda, entra dentro da grande área e perante a saída do guardião César, coloca no segundo poste, onde surge Oseías que se limita a encostar para o fundo da baliza. Prontamente, os adeptos lousadenses levantaram-se em delirio, entoando canticos de apoio aos jogadores que faziam a festa no relvado, pelo golo obtido.
O desânimo era evidente no rosto dos jogadores alvi-negros, enquanto os lousadenses já preparavam a festa.
Contudo, a festa foi adiada por momentos, devido ao golo do Amarante, apontado à passagem dos 85 minutos, por intermédio do defesa César. A defensiva lousadense mostrou-se permeavel neste lance e César aproveitou da melhor maneira, para alimentar a esperança nos adeptos forasteiros.
Depois do golo da igualdade, o Amarante tomou gradualmente o controlo da partida e o jogo passou a disputar-se unicamente no meio-campo lousadense, criando sucessivas vagas de ataque à baliza de Nuno Dias que se mostrou sempre em grande plano.
No entanto, ao quinto minuto de compensação, César desvia de cabeça e Nuno Dias faz uma defesa do outro mundo. Na sequência do respectivo canto, o árbitro Hélder Malheiro dá o último apito. Os adeptos lousadenses exultam de alegria, perante os adeptos forasteiros que saem cabiz-baixos e sem boas recordações deste jogo. No relvado, os jogadores lousadenses faziam a festa, enquanto que os jogadores do Amarante encontravam-se desiludidos e de rastos com o resultado que colocou a equipa na III divisão.
No balneário, foi a loucura total e a euforia nao teve limites. Dirigentes, membros da equipa téncica e jogadores estavam extasiados com a manutenção obtida.
Quanto ao Lousada, consegue terminar da melhor maneira, uma época com muitos problemas económicos e muitas tristezas. Porém, a união entre os atletas e a empatia dos adeptos nas jorandas cruciais, foram os alicerces que contribuiram fundamentalmente para esta manutenção.» in http://www.jornaldelousada.com/index.php?option=com_content&task=view&id=1471&Itemid=36

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover