25/05/09

Escola Secundária de Amarante: António Santos apresentou Arte sob a forma de Cartoons!

«António Santos ou “Santiago”, o Cartoonista e a Drª Fátima Isabel Araújo

Eugénio de Andrade
Ministra da Educação
----------------------------------------------------------------------------------------------
Decorreu hoje na ESA, por iniciativa da Professora Fátima I. Araújo, uma sessão com o Cartoonista, António Santos.
Os alunos dos 10ºs anos (CT2, AV, CT6) ouviram atentamente as explicações do Artista: do esboço ao trabalho final há um árduo processo de aperfeiçoamento, de registo minucioso dos traços simultaneamente físicos e psicológicos do(s) protagonista(s) reinventado(s) no cartoon.
O cartoon é multifacetado: alia o humor, a irreverância à sátira socio-política. Santiago ou, simplesmente, António Santos brindou a plateia com a contemplação de inúmeros cartoons. No seu cartão de visita pode ler-se: “Santiago: designer gráfico, ilustrador, caricaturista, cartoonista, artista plástico, professor, pintor, desenhador, prestador de serviços, radiologista da sociedade, carrasco capaz de resolver toda a espécie de cruzadexes no cavalete, etc.”
Este Cartoonista adopta a Arte (ou será adoptado por ela?) na sua função maior: desvelar os males enraízados na existência humana. E é esta irreverência que anima (dá alma) este Artista, metamorfoseando-o num ser profundamente Interrogativo e Interventivo.» texto e fotos gentilmente enviados pela Minha Colega e Amiga, Elsa Cerqueira.
----------------------------------------------------------------------------------------------
E assim se fez Educação com E "grande", na Escola Secundária/3 de Amarante! Destaque para a magnífica caricatura da Ministra da Educação... e os ovos!


7 comentários:

  1. Tens razão, Helder. A Educação e o Ensino extravasam a sala e a pedagogia "tradicionais". Eis uma sessão na qual Santiago (nosso colega)dispensaria qualquer grelha para obtenção do Excelente!

    ResponderEliminar
  2. Concordo, Elsa!
    Fez-se Educação de excelência na ESA!

    ResponderEliminar
  3. rEJUBILO CONVOSCO, eLSA E hELDER, E, INCLUSA, C/ TODA A es/3/a, NÃO ESQUECENDO POR NADA DESTE MUNDO VOSSA NOSSA MUI QUERIDA aNABELA, A QUEM VISITAREI SEU BLOGUE DE SEGUIDA, Q ESTÁ JÁ ABERTO EM SEPARADOR, E FOLGO DESDE JÁ POR VOS PODER, BREVEMENTE, ABRAÇAR, ASSIM NOSSO dEUS... E MINHA MUI QUERIDA oTÍLIA ME POSSAM ATÉ VÓS LEVAR -- O Q HÁ TANTO ANSEIO -- ATÉ VÓS E ATÉ A PORTUGUESA PASCOAELANA AMAR-ANTE!!!

    ResponderEliminar
  4. "Santiago" foi meu professor de educação visual na escola de toutosa, agora dou valor ao seu trabalho. Na altura era uma area pouco interessante para mim.

    Bom trabalho...

    ResponderEliminar
  5. Obrigado Flávio pelo seu contributo.
    Também a mim me aconteceu só valorizar os conhecimentos da Escola, muito mais tarde. Demoramos a amadurecer, mas o que importa é que um dia chegamos lá!
    Obrigado pelo seu testemunha, Flávio!

    ResponderEliminar
  6. Ana Rita Oliveira23/1/14 10:52 da manhã

    Alguém me poderia indicar o Blog de ''Santiago'' tenho muito interesse pelo seu trabalho, também fui sua aluna na escola de Toutosa.

    ResponderEliminar

Pin It button on image hover