04/10/22

UEFA Youth League, Grupo B, 3.ª jornada: F.C. do Porto 3 vs Bayer Leverkunsen 1 - Juniores do FC Porto receberam e bateram os do Leverkusen, na terceira jornada, do Grupo B da Youth League.


«MONTEIRO E MEIRELES RESOLVEM 
4 DE OUTUBRO DE 2022 13:52

Juniores do FC Porto receberam e bateram os do Leverkusen por 3-1 no Grupo B da Youth League.

A equipa de Sub-19 do FC Porto somou mais uma vitória, a segunda consecutiva, na UEFA Youth League. Diante do Leverkusen, em Vila Nova de Gaia, os jovens Dragões foram muito superiores, dispuseram de inúmeras oportunidades, desperdiçaram uma grande penalidade, sofreram noutro e acabaram a ganhar “apenas” por 2-1. Entre os juniores portistas destacaram-se Rui Monteiro (dois golos e um penálti sofrido) e Jorge Meireles (um golo e uma assistência), dupla decisiva para que a turma de Nuno Capucho some agora seis pontos e mantenha bem vivas as esperanças na passagem à fase a eliminar.

Com sete “bês” cedidos por António Folha - Gonçalo Ribeiro, David Vinhas, Gabriel Brás, Vasco Sousa, Umaro Candé, Rui Monteiro e Jorge Meireles - foram os dois últimos desta lista os protagonistas do primeiro de muitos avisos: grande lance individual do extremo a descobrir o avançado que viu o 1-0 ser-lhe negado pelo poste depois de contornar o guarda-redes. No equador da etapa inaugural Francisco Guedes deixou o segundo alerta, antes de outro Francisco (o lateral esquerdo Silva) cruzar com na medida certa para Rui Monteiro falhar à boca da baliza. 

O único remate forasteiro nos 45 minutos iniciais só surgiu aos 34, não causou qualquer perigo e antecedeu a quarta oportunidade dos da casa - novamente fruto do entendimento da dupla Monteiro/Meireles e a sair por cima do travessão. Já perto do apito para o descanso outra boa iniciativa do camisola 7 proporcionou a Umaro Candé a chance de abrir a contagem, mas sem sucesso e o marcador mantinha-se intacto à ida para as cabines.

No regresso, o Bayer aproveitou um mau atraso e uma saída intempestiva do guardião visitado para ficar muito perto de marcar e para causar sobressaltos nas hostes azuis e brancas. O intervalo parecia ter feito bem aos alemães e mal aos portistas, mas o futebol tem destas coisas. No melhor momento do Leverkusen no encontro, o FC Porto finalmente concretizou através dos suspeitos do costume: assistência de calcanhar de Meireles e Monteiro de pé esquerdo a fazer o 1-0.

A resposta não se fez esperar. Nova saída extemporânea de Gonçalo Ribeiro, penálti clássico e Sertdemir a repor a igualdade da marca dos onze metros (1-1). Em cima da hora de jogo Capucho retirou os Franciscos, lançou Bernardo Ferreira e André Oliveira e reformulou um setor recuado que vinha demonstrando alguma permeabilidade. À entrada para o derradeiro quarto da contenda, recém-entrado Bernardo Ferreira colocou a bola na área desde a direita da defesa, Jorge Meireles recebeu e, à ponta de lança, atirou para o fundo das redes germânicas (2-1). Já com Alfa Baldé e Mariano Regal nos lugares de Umaro e Dinis, Rui Monteiro conquistou uma grande penalidade que Jorge Meireles viria a desperdiçar. Com um golo e uma assistência na conta pessoal, o número 9 viria a dar a vaga a Joel Carvalho, mas o show de Rui Monteiro ainda não tinha acabado: no segundo de três minutos de compensação, o canhoto não vacilou em zona privilegiada e dilatou o resultado para 3-1.

“Sabíamos que o Bayer tinha duas derrotas mas era uma equipa competitiva, forte fisicamente e que nos iria criar dificuldades. A primeira parte foi segura, criámos duas ou três boas oportunidades para marcar e não conseguimos. Na segunda entrámos mal, permitimos duas situações ao Bayer e depois passámos para cima. A vitória é completamente justa e até poderíamos ter marcado mais golos. Estes miúdos demonstram a qualidade da formação do FC Porto”, declarou Nuno Capucho após o apito final.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-BAYER LEVERKUSEN, 3-1

UEFA Youth League, Grupo B, 3.ª jornada

4 de outubro de 2022

Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Evangelos Manouchos (Grécia)

Assistentes: Tryfon Petropoulos e Konstantinos Nikolaidis (Grécia)

Quarto árbitro: David Silva (Portugal)

FC PORTO: Gonçalo Ribeiro; Dinis Rodrigues, David Vinhas, Gabriel Brás, Francisco Silva, António Ribeiro, Francisco Guedes, Vasco Sousa (cap.), Rui Monteiro, Umaro Candé e Jorge Meireles

Substituições: Francisco Silva por Bernardo Ferreira (59m), Francisco Guedes por André Oliveira (59m), Umaro Candé por Alfa Baldé (75m), Dinis Rodrigues por Mariano Regal (75m), Jorge Meireles por Joel Carvalho (86m)

Não utilizados: Diogo Fernandes; Jesús Díaz

Treinador: Nuno Capucho

BAYER LEVERKUSEN: Steur; Nsosemo, Okafor, Lang, Pesch, Kohl, Sertdemir, Eze, Aksoy, Widlarz e Moustfa

Substituições: Moustfa por Izekor (46m), Widlarz por Onyeka (69m)

Não utilizados: Neutgens; Solmaz, Bance, Bugenhagen e Camara

Treinador: Sven Hübsche

Ao intervalo: 0-0

Marcadores: Rui Monteiro (51m e 90+2m), Sertdemir (59, g.p.) e Jorge Meireles (67m)

Disciplina: cartão amarelo a Sertdemir (6m), Moustfa (45+2m), Umaro Candé (69m), Steur (79m), Jorge Meireles (79m) e Okafor (79m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20221004-pt-monteiro-e-meireles-resolvem

#fcporto    #sub19    #uefayouthleague

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover