25/10/22

Combóio - O Comboio Real encontra-se no Museu Nacional Ferroviário e a visita ao seu interior faz parte do programa de celebração dos 166 anos do caminho de ferro em Portugal.


«HÁ UM COMBOIO NO ENTRONCAMENTO QUE SÓ PODE SER VISITADO UMA VEZ POR ANO, E A PRÓXIMA VEZ É JÁ ESTE DOMINGO

O Comboio Real encontra-se no Museu Nacional Ferroviário e a visita ao seu interior faz parte do programa de celebração dos 166 anos do caminho de ferro em Portugal.

O Museu Nacional Ferroviário (MNF), no Entroncamento (Santarém), celebra o aniversário do Caminho-de-Ferro em Portugal de sexta-feira a domingo, com visitas guiadas, incluindo ao Comboio Real, apresentação de livros, oficinas para famílias, entre outras iniciativas.

Assinalando os 166 anos do caminho-de-ferro em Portugal, com a inauguração do troço entre Lisboa e o Carregado, em 1856, o MNF estará “de portas abertas, com entrada livre para celebrar este acontecimento histórico”.

Na sexta-feira e no domingo, às 11:00 e às 15:00, a visita “A Bordo” convida os visitantes “a entrar no pavilhão de uma locomotiva a vapor, na cabine de locomotivas, em carruagens e salões e descobrir mais sobre a história destas grandes máquinas, como eram conduzidas, qual a sua função, quem nelas trabalhava e muito mais”, refere uma nota do MNF.

O programa destaca ainda, no sábado à tarde, a inauguração do sistema de sinalização do circuito do Minicomboio, que “permitirá aos visitantes conhecer o funcionamento e utilização da sinalização ferroviária, que foi implementada a 01 de maio de 1928 e permaneceu em vigor até 1960”.

No domingo, está marcada para as 11:00 a visita ao Comboio Real, orientada pela responsável do Núcleo de Conservação e Restauro do Museu, salientando o MNF que esta visita só ocorre uma vez por ano e tem um número máximo de participantes, havendo ainda entre as 11:00 e as 12:00, uma visita Tátil ao Museu, entre outras iniciativas.

O Comboio Real Português

O Comboio Real Português é "uma das grandes referências da história ferroviária nacional e uma peça única a nível mundial", lê-se na ficha informativa da CP sobre a peça de museu.

Esteve ao serviço da Família Real Portuguesa entre 1862 e 1910 e era formado por uma locomotiva a vapor, respetivo tender (veículo de apoio que transportava o carvão) e dois salões que recordam a sumptuosidade dos antigos coches reais.

Restaurado em meados do século XX, o Comboio Real encontra-se em exposição estática no Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento.» in https://viagens.sapo.pt/viajar/noticias-viajar/artigos/ha-um-comboio-no-entroncamento-que-so-pode-ser-visitado-uma-vez-por-ano-e-a-proxima-vez-e-ja-este-domingo

(Restauro & Conservação: Comboio Real)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover