21/10/22

Zoologia - Um projeto pioneiro de reintrodução de espécies no meio selvagem, no Reino Unido, teve um nacimento-surpresa: uma pequena cria de bisonte europeu, que fez história.


«Pela primeira vez em milhares de anos, nasceu um bisonte selvagem no Reino Unido

Um projeto pioneiro de reintrodução de espécies no meio selvagem, no Reino Unido, teve um nacimento-surpresa: uma pequena cria de bisonte europeu, que fez história. Trata-se do primeiro bisonte selvagem a nascer no país em vários milhares de anos.

O nascimento ocorre depois de três exemplares deste animal terem sido libertados na zona de Kent, em julho, mas, sem que os responsáveis percebessem, uma fêmea estava grávida. As fêmeas de bisonte ‘escondem’ as gravidezes para prevenir serem alvos de predadores e para proteger as crias.

O bisonte bebé, uma fêmea, foi descoberto dias depois, numa altura em que os responsáveis pelos animais procuravam pela mãe, que tinha ido para uma zona escondida para dar à luz.

O projeto é uma colaboração estre duas fundações de defesa da vida animal, o Kent Wildlife Trust e o Wildwood Trust, que esperavam que uma nova manada de bisontes pudesse voltar a ser uma realidade no Reino Unido.

“A cria cresceu muito. Deu um salto, literalmente! Ela adora andar aos saltos e a correr à volta dos adultos. Houve uns dias em que não vimos uma das fêmeas, e os outros animais estavam defensivo. Fui à procura dela e vi a cria lá ao fundo. Vimos o focinho a espreitar por de trás da mãe. É inacreditável que este seja o primeiro bisonte a nascer no Reino Unido em milhares de anos. É monumental”, conta Tom Gibbs, um dos responsáveis pelos animais, sem esconder o orgulho no sucesso da operação de reintrodução da espécie em meio selvagem.

Um macho da espécie vai chegar da Alemanha em breve para se juntar às fêmeas, na esperança de alargar a manada até ao final do ano.

Segundo os responsáveis, os outros bisontes têm-se adaptado bem à vida selvagem e têm servido como “babysitters” da cria quando a mãe está a descansar ou a alimentar-se.

A cria terá nascido já no passado dia 9 de setembro, mas o anúncio do nascimento foi atrasado, devido à morte da rainha Isabel II, e para garantir que “o bisonte juvenil estava saudável”.

O local onde se desenvolve o projeto tem licença para ter até 10 bisontes. A iniciativa quer colocar bisontes selvagens em mais zonas do Reino Unido, e permitir o intercâmbio com outros animais por toda a Europa. Todos os nove mil bisontes que agora vivem em todo o continente europeu são descendentes de apenas 12 animais de jardins zoológicos, depois de a espécie ter sido salva da extinção no início do século XX, e graças aos esforços de várias iniciativas como esta.

O objetivo, agora, é garantir a maximização da diversidade genética nos bisontes europeus, para assegurar a continuidade da espécie em meio selvagem.» in https://multinews.sapo.pt/noticias/pela-primeira-vez-em-milhares-de-anos-nasceu-um-bisonte-selvagem-no-reino-unido/

#zoologia    #bisonte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover