19/10/22

Liga Portugal 2: F.C. do Porto B 0 vs F.C. Penafiel 0 - A equipa B do FC Porto regressou ao Olival e às igualdades sem golos.


«RETA FINAL FULGURANTE NÃO DESFEZ O NULO 
19 DE OUTUBRO DE 2022 17:32

FC Porto B e Penafiel empataram a zero na 10.ª jornada da Liga Portugal 2.

A equipa B do FC Porto regressou ao Olival e às igualdades sem golos. Mais de um mês volvido desde o último embate caseiro (que também foi a última vitória) e quase duas semanas volvidas desde o nulo em Matosinhos, os “bês” portistas tornaram a empatar a zero, desta feita ante o Penafiel. Depois de mais de uma hora parca em ação, os jovens Dragões carregaram no acelerador mas não tiveram potência suficiente para fazer mexer o marcador. Com mais um ponto somado diante de um rival na luta pelos lugares cimeiros, os azuis e brancos aproximam-se do pódio da Segunda Liga após dez rondas.

O primeiro embate da semana começou morno, com o aviso de Roberto aos seis minutos a não ter consequências e a partida a prosseguir com muito mais faltas do que remates -precisamente o triplo, à passagem da meia-hora. Debaixo do vendaval que assolava a margem Sul do Douro e que dificultava a tarefa do júnior Jorge Meireles no eixo do ataque, o estreante Roko Runje e o veterano Caio Secco eram dois espetadores nas balizas e a única tentativa digna de registo na etapa inaugural teve a assinatura de João Mendes sem grande perigo para os forasteiros.

Com 3-4 em remates, 0-1 em cantos e 10-12 em infrações ao cabo de 45 minutos, o regresso dos balneários deu-se com um FC Porto mais atrevido - conforme demonstrado de imediato por Samba Koné - e o Penafiel igualmente faltoso. Na resposta ao tiro do maliano os durienses obrigaram o guardião portista a intervir para manter o nulo e voltaram a ameaçar logo a seguir. Em cima da hora de jogo, Vasco Sousa disparou em zona privilegiada mas viu a melhor chance até então ser-lhe negada em cima da linha de golo.

Já dentro do derradeiro terço e com a contenda a perder fulgor, António Folha retirou Vasco Sousa, Jorge Meireles e Nilton Varela para apostar na experiência de Silvestre Varela, na velocidade de Umaro Candé e na qualidade técnica de Giorgi Abuashvili. O georgiano protagonizou a finalização seguinte, ainda que sem a força nem a direção ideal, e o destaque seguinte foram as entradas de Levi Faustino e Martim Fernandes para os lugares de Rodrigo Pinheiro e de Samba Koné. A três dos noventa, Abraham Marcus recolheu as sobras à entrada da área e ficou centímetros de assinar o golo da jornada. A viver o melhor momento, o conjunto azul e branco tornou a ficar perto de abrir a contagem por Abuashvili antes de David Silva dar o encontro por terminado.

“Foi muito melhor a segunda parte do que a primeira. Não entrámos bem no jogo, não percebemos o que o Penafiel nos estava a fazer e pressionámos bastante alto no meio-campo. Podíamos ter tornado as coisas mais fáceis, o jogo emperrou, não foi tão limpo e a primeira parte não teve grandes oportunidades nem foi boa. Na segunda, com alguns ajustes, fomos para o ataque e eles começaram a perceber onde havia espaço. Pegámos no jogo, fizemos uma boa segunda parte, com boas oportunidades, mas no global não foi um jogo em que qualquer equipa merecesse ter ganho. O empate ajusta-se. Os jogadores mostram que querem andar para a frente na carreira e eu cá estou para lhes dar oportunidades de crescerem no clube. A equipa quer muito jogar, treina nos limites durante a semana e isso reflete-se. Vivemos uma sequência boa, a equipa tem capacidade para discutir os jogos seja contra quem for e ganhar pontos. Temos tentado ganhar o máximo possível, às vezes não conseguimos os três pontos, mas é mais um na nossa caminhada muito difícil. Estamos contentes com todos, mesmo os mais jovens têm dado uma boa resposta”, declarou António Folha após o apito final.

Segue-se uma curta deslocação até ao reduto do Trofense (domingo, 11h00, Sport TV1).

FICHA DE JOGO

FC PORTO B-PENAFIEL, 0-0 

Liga Portugal 2, 9.ª jornada

19 de outubro de 2022

Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival

Árbitro: David Silva

Assistentes: Andreia Sousa e João Martins

Quarto árbitro: Fábio Silva

FC PORTO B: Roko Runje; Rodrigo Pinheiro, Romain Correia, Zé Pedro (cap.), João Mendes, Sidnei Tavares, Samba Koné, Vasco Sousa, Nilton Varela, Abraham Marcus e Jorge Meireles

Substituições: Vasco Sousa por Varela (67m), Jorge Meireles por Umaro Candé (67m), Nilton Varela por Abuashvili (73m), Samba Koné por Martim Fernandes (81m) e Rodrigo Pinheiro por Levi Faustino (83m)

Não utilizados: Ivan Cardoso; Gabriel Brás, Rui Monteiro e Luís Mota

Treinador: António Folha

PENAFIEL: Caio Secco; Rúben Freitas, Leandro, Gonçalo Loureiro, Robinho, João Oliveira, Filipe, Feliz, Adilio Santos, Édi Semedo e Roberto (cap.)

Substituições: Feliz por Vasco Braga (71m), Roberto por Fortes (71m), João Oliveira por Adriano (86m) e Adilio Santos por Batista (86m)

Não utilizados: Filipe; Lucas, Silvério, Reko e Molvadgaard

Treinador: Filipe Rocha

Ao intervalo: 0-0

Disciplina: cartão amarelo a Vasco Sousa (32m), Roberto (36m), Rodrigo Pinheiro (56m), Gonçalo Loureiro (57m), Leandro (57m), João Oliveira (68m), Samba Koné (77m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20221019-pt-reta-final-fulgurante-nao-desfez-o-nulo

#fcporto    #equipab

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover