FC Porto venceu o Club Brugge (2-1) e garantiu a continuidade na prova europeia.
O FC Porto triunfou na Bélgica, frente ao Club Brugge (2-1), e assegurou a continuidade da caminhada na Youth League. Rui Monteiro abriu o marcador e Umaro Candé protagonizou o momento de maior brilhantismo coletivo dos azuis e brancos na partida.
No estádio The NEST (ninho, em português), foram as crias portistas que cedo começaram a picar o ponto. Ao segundo minuto, após o central adversário ter escorregado, Jorge Meireles rapidamente se acercou do esférico e assistiu na profundidade Rui Monteiro. Mais rápido do que todos os defesas belgas, o 7 azul e branco desviou de Maton e inaugurou o placar.
Pressionantes em todo o campo, numa primeira fase, e coesos quando o cansaço se começou a fazer sentir, os jovens azuis e brancos combinaram essa solidez defensiva com o atrevimento e a qualidade para sair em transições rápidas.
Aos 35 minutos, viveu-se o momento alto do encontro. Numa jogada de grande brilho coletivo, que começou num pontapé de baliza curto e na consequente saída a jogar com a bola no pé, Martim Fernandes, já projetado na área adversária, cruzou atrasado para Jorge Meireles que, com grande arte, de calcanhar, assistiu Umaro Candé. O 11, de primeira, colocou a bola no ângulo superior da baliza de Maton e deu assim o mote para mais uma celebração dos Dragões (2-0).
Três minutos mais tarde, o FC Porto podia até ter chegado ao terceiro golo no encontro, não fosse Maton a responder ao remate potente de Rui Monteiro, que se seguiu a mais um duelo ganho pelo extremo, com uma grande estirada. Chegava o intervalo e a superioridade não poderia ser mais clara.
O Brugge mudou duas peças nos balneários, tendo voltado revigorado e disposto a criar perigo aos jovens portistas. Após, de bola parada, a formação belga ter enviado uma bola a rasar o poste, Vermant (58m) obrigou Gonçalo Ribeiro a uma intervenção atenta após um passe mal calculado do recém-entrado Mariano Regal. Martim Fernandes respondeu com uma investida individual pelo corredor direito e um remate porte que saiu a escassos centímetros do poste da baliza adversária.
Até final, os belgas subiram de rendimento e ameaçaram com uma bola no poste, o FC Porto respondeu com dois remates de Jeremy Agbonifo e de Umaro Candé parados por Maton e o Brugge acabou mesmo por reduzir por Servais (83m). Ainda assim, confirmou-se o triunfo azul e branco (2-1) e a continuidade em prova da equipa da Invicta.
Na última jornada do grupo, os jovens Dragões vão ter mais um jogo decisivo. Em casa, frente ao Atlético de Madrid (terça-feira, 1 de novembro, 13h00, Porto Canal/FC Porto TV), o FC Porto vai disputar o primeiro lugar do grupo e consequente passagem aos oitavos de final da competição. Em caso de triunfo, os portistas garantem a liderança do grupo, mas, se o resultado não for o desejado, vão ao play-off de acesso a essa fase da Youth League.
FICHA DE JOGO
CLUB BRUGGE-FC PORTO, 1-2
UEFA Youth League, Grupo B, 5.ª jornada
26 de outubro de 2022
The NEST, Roeselare, Bélgica
Árbitro: Luka Cibelli (Suíça)
Assistentes: Vital Jobin (Suíça) e Bastien Lengacher (Suíça)
Quarto árbitro: Jordy Vermeire (Bélgica)
CLUB BRUGGE: Maton; Sabbe, Ordoñez, Spileers, Seys, De Roeve, Liam De Smet, Audoor, Engels (cap.), Talbi e Vermant
Substituições: Sabbe por Servais (45m),De Smet por Iyowuna Furo (45m), Vermant por Lenn De Smet (65m) e Engels por Diawara (81m)
Não utilizados: De Corte e Mondele
Treinador: Nicky Hayen
FC PORTO: Gonçalo Ribeiro; Martim Fernandes, David Vinhas, Gabriel Brás, Francisco Silva, António Ribeiro, André Oliveira, Vasco Sousa (cap.), Rui Monteiro, Umaro Candé e Jorge Meireles
Substituições: Vasco Sousa por Mariano Regal (45m), André Oliveira por Ussumane Djaló (67m), Martim Fernandes por Bernardo Ferreira (67m), Jorge Meireles por Jeremy Agbonifo (73m) e Umaro Candé por Bruno Pires (79m)
Não utilizados: Diogo Fernandes e Afonso Leite
Treinador: Nuno Capucho
Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Rui Monteiro (2m), Umaro Candé (35m) e Servais (83m)
Disciplina: cartão amarelo a Seys (21m), David Vinhas (28m), Ussumane Djaló (75m) e Engels (77m)» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20221026-pt-uma-vitoria-de-extremos
Sem comentários:
Enviar um comentário