12/10/22

História - É do conhecimento geral que todos os seres humanos partilham o mesmo antepassado comum mas, de acordo com investigadores, praticamente todos os europeus são descendentes de uma importante figura histórica em particular: Carlos Magno, o primeiro imperador romano.


«Todos os europeus são descendentes desta figura histórica. Saiba de quem se trata

Pode-se dizer que a Europa é efetivamente uma grande família. É do conhecimento geral que todos os seres humanos partilham o mesmo antepassado comum mas, de acordo com investigadores, praticamente todos os europeus são descendentes de uma importante figura histórica em particular: Carlos Magno, o primeiro imperador romano.

Um estudo de dois investigadores norte-americanos, da Universidade da Califórnia, EUA, publicado em 2013, ilustra isto mesmo e indica que todas as pessoas com ascendência europeia descendem das mesmas pessoas, principalmente da população do século IX.

Carlos Magno viveu no durante os anos 800 e terá tido 18 filhos com sete mulheres diferentes. Pelos números apresentados pelos investigadores isto significa que os europeus terão, na grande maioria dos casos, este imperador romano como antepassado comum.

A investigação analisou o material genético de 2257 europeus e detetou 1,9 milhões de segmentos genómicos partilhados, que depois foram usados para inferir a distribuição de antepassados comuns, através do tempo e distribuição geográfica. As conclusões revelaram que europeu dos dias de hoje, a viver em populações vizinhas, partilham entre 2 e 12 antepassados genéticos comuns nos últimos 1500 anos e até 100 antepassados comuns nos últimos 1000 anos.

Estes números caem exponencialmente com o aumento da distância geográfica em populações, explicam os cientistas, mas uma evz que estes antepassados genéticos são uma pequena parte de antepassados genealógicos comuns, indivíduos de cantos opostos da Europa, mesmo assim, terão em comum milhões de antepassados genéticos. Um dos mais comuns verificados será Carlos Magno.

Escreve a revista Scientific American que, “uma vez que Carlos Magno viveu antes do chamado ponto de todos os antepassados comuns e teve descendentes, todos os que são descendentes de europeus são diretamente descendentes dele”.

Os casos repetem-se também fora da europa, até para celebridades norte-americanas que são descendentes de europeus, como o comediante Bill Hader, a atriz Brooke Shields ou o ator Christopher Lee.

Alguns europeus que fazem testes da ADN podem ver a sua linhagem traçada até ao imperador Carlos Magno, mas não acontece em todos os casos, isto porque os laços de sangue foram sendo diluídos através do tempo e nem todos os genes são passados dos pais para os filhos. Assim, um europeu pode ser descendente de Carlos Magno e não ter nenhum dos genes em comum com o famoso imperador romano.» in https://multinews.sapo.pt/noticias/todos-os-europeus-sao-descendentes-desta-figura-historica-saiba-de-quem-se-trata/

#história    #carlosmagno

#europeus

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover