19/10/22

Arte Pintura - O painel a óleo “Ressurreição de Cristo”, atribuído a Cristóvão de Figueiredo (c.1490-c.1555) e Diogo de Contreiras (c.1500-1563), vai a leilão entre hoje e amanhã, em Lisboa, anunciou a leiloeira Veritas Art Auctioneers.


«Pintura portuguesa “Ressurreição de Cristo” do século XVI vai hoje a leilão. 
Valor pode chegar aos 120 mil euros Por Executive Digest com Lusa 07:20, 19 Out 2022

O painel a óleo “Ressurreição de Cristo”, atribuído a Cristóvão de Figueiredo (c.1490-c.1555) e Diogo de Contreiras (c.1500-1563), vai a leilão entre hoje e amanhã, em Lisboa, anunciou a leiloeira Veritas Art Auctioneers.

A peça, datada de 1530 e produzida em Lisboa, sob iniciativa ou por inspiração régia, no reinado de João III, é um dos 943 lotes do leilão de Antiguidades e Obras de Arte, Pratas e Joias, e vai à praça com uma estimativa entre 80 mil e 120 mil euros.

“Ressurreição de Cristo” é proveniente de uma coleção privada portuguesa, e terá integrado o retábulo de uma igreja, juntamente com outras cenas da Paixão de Cristo de paradeiro desconhecido, indicou a leiloeira.

A pintura a óleo, com 121 centímetros por 59 centímetros, foi alvo de um restauro em 1970, pelo Atelier Edmundo Silva, em Lisboa.

“Constitui um ótimo testemunho da arte produzida em Lisboa, sob iniciativa ou por inspiração régia, em pleno reinado de D. João III”, segundo o historiador Vítor Serrão, citado no catálogo do leilão, através de um ensaio, considerando ainda que a obra é, “sem dúvida, de uma pintura de excelência, cujos problemas de arte por si levantados lhe acrescem significativa importância”.

No painel, Cristo surge de pé, junto ao túmulo, e ao fundo da escadaria encontram-se soldados, uns a dormir e outros surpreendidos por se depararem com ele vivo.

Desconhecida até final do século XX por parte dos estudiosos de pintura antiga e não referenciada na bibliografia respeitante a leilões de arte ou ao colecionismo, a importância da peça foi reconhecida num seminário internacional realizado no Instituto José de Figueiredo, em 1999, refere ainda o historiador no texto do catálogo.

No leilão, destaca-se ainda, na pintura, um quadro de Pierre Auguste Renoir (1841-1919), intitulado “Rivière, bateaux à terre derriére une barrière”, com uma estimativa entre 120 mil e 200 mil euros, também proveniente de uma coleção particular.

O óleo sobre tela com pequenos barcos em madeira junto a um rio é assinado pelo artista francês, um dos principais pintores no desenvolvimento do estilo impressionista.

Todos os lotes encontram-se em exposição ao público nas instalações da Veritas, em Lisboa, até terça-feira, e o leilão decorrerá em formato presencial, por telefone e em plataformas ´online´.» in https://executivedigest.sapo.pt/pintura-portuguesa-ressurreicao-de-cristo-do-seculo-xvi-vai-hoje-a-leilao-valor-pode-chegar-aos-120-mil-euros-euros/

#arte    #pintura    #ressureiçãodecristo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover