02/10/22

Ambiente e Ecologia - As alterações climáticas têm afetado fortemente os Alpes que registam recordes de gelo derretido.


«Recordes de degelo nos Alpes suíços faz descoberta de avião perdido

Com os nossos alertas, pode seguir o seu autor, tópico ou programa favorito. Para não perder nada do que lhe interessa.

As alterações climáticas têm afetado fortemente os Alpes que registam recordes de gelo derretido. Desta vez foi na Suíça onde o degelo mostrou um avião desaparecido há décadas, corpos de pessoas e uma rocha que estava enterrada há milhões de anos.

A GLAMOS — rede suíça responsável pela análise do comportamento dos glaciares — revela que em 2022 já derreteu 6% do gelo que ainda resta na maior cadeia montanhosa da Europa, estando muito perto de atingir metade do valor registado em 2003. A Reuters conta que as perdas de cerca de 3 quilómetros cúbicos de gelo este ano se devem à falta de neve durante o inverno e às altas temperaturas constantes que se fizeram sentir durante o verão.

O cenário não é favorável e espera-se que no futuro possa perder-se ainda mais quantidades de água. Mais de metade dos glaciares dos Alpes estão na Suíça onde as temperaturas estão a aumentar rapidamente e o dobro do expectável.

“Com os cenários climáticos já sabíamos que esta situação iria acontecer no futuro. Perceber que o futuro está aqui e agora, é talvez a experiência mais surpreendente e chocante deste verão”, refere o diretor da GLAMOS, Matthias Huss.» in https://observador.pt/2022/10/01/recordes-de-degelo-nos-alpes-suicos-faz-descoberta-de-aviao-perdido/

(CORPOS APARECEM NOS ALPES SUIÇOS COM O DEGELO DA MONTANHA)

#ambiente    #ecologia    #degelo    #alpes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover