31/10/22

Astronomia - O asteróide tem quase o tamanho do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, que mede 828 metros de altura, e vai passar pela Terra a 68 vezes a velocidade do som.


«Um enorme e “potencialmente perigoso” asteróide vai passar perto da Terra este Halloween

O asteróide tem quase o tamanho do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo, que mede 828 metros de altura, e vai passar pela Terra a 68 vezes a velocidade do som.

De acordo com a NASA, um novo e “potencialmente perigoso” asteróide com quase o tamanho do edifício mais alto do mundo vai passar perto da Terra mesmo a tempo do Dia das Bruxas.

O asteróide chama-se 2022 RM4 e tem um diâmetro estimado entre 330 e 740 metros. Como termo de comparação, o Burj Khalifa, o arranha-céus mais alto do mundo, tem 828 metros de altura.

O asteróide vai acenar-nos no céu a uma velocidade a rondar os 84 500 quilómetros por hora, cerca de 68 vezes a velocidade do som, escreve o Live Science. No momento mais próximo, o asteróide vai estar a apenas 2,3 milhões de quilómetros do nosso planeta, o que corresponde a aproximadamente seis vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

Este é assim classificado como um “near-Earth object” (objeto perto da Terra) por passar a menos de 193 milhões de quilómetros de distância do nosso planeta. É também “potencialmente perigoso” por ser um grande objeto e passar a uma distância menor do que 7,5 milhões de quilómetros.

Quando são identificadas, estas potenciais ameaças são vigiadas de perto pelos astrónomos, que procuram sinais de que possam mudar repentinamente de trajetória e vir em direção à Terra.

Recorrendo aos quatro telescópios do sistema ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), a NASA faz esta patrulha cósmica da Terra e mantém cerca de 28 mil asteróides debaixo de olho.

A agência norte-americana já estimou as trajetórias de todos os near-Earth objects para além do fim deste século e, por enquanto, não há nenhum perigo apocalíptico à vista.

Caso a situação venha a mudar, pelo menos podemos dormir mais descansados após o recente sucesso da missão DART da NASA, que testou o seu sistema de defesa planetário através do desvio de asteróides.

A China está também a desenvolver um plano semelhante, tendo o famoso asteróide Bennu como alvo. Apesar de ter apenas uma probabilidade de 1 em 2700 de colidir com a Terra, um choque com o Bennu seria devastador devido ao seu enorme tamanho. Os cientistas chineses querem disparar ao mesmo tempo 23 foguetes de Longa Marcha-5, cada um com um peso de 900 toneladas, contra o asteróide.» in https://zap.aeiou.pt/enorme-perigoso-asteroide-perto-terra-505216

(ASTERÓIDE DE 740 METROS VAI PASSAR PRÓXIMO DA TERRA EM NOVEMBRO 2022)

#espaço    #astronomia    #2022RM4

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover