Voleibolistas portistas venceram o Leixões por 3-2 em Santo Tirso.
Pelo quarto ano consecutivo, a AJM/FC Porto começou a temporada da melhor forma com a conquista da Supertaça. Em Santo Tirso, as portistas tiveram de concretizar uma reviravolta no marcador para vencerem o Leixões na negra (3-2).
A AJM/FC Porto arrancou melhor o jogo e, depois de algum equilíbrio nos primeiros pontos, distanciou-se em cinco pontos no primeiro set, que veio a conquistar com naturalidade graças à superioridade exibida em campo (25-21).
O Leixões, em desvantagem, entrou melhor no segundo jogo e ganhou uma vantagem de 6-2 que obrigou Rui Moreira a pedir um desconto de tempo. Depois da pausa e da análise ao que estava a correr menos bem, as portistas voltaram a todo o gás e passaram para a frente do marcador (14-13). O adiantamento no placar prolongou-se até praticamente ao final do set (24-22), mas uma resposta forte adversária numa altura decisiva carimbou o insucesso das azuis e brancas (26-24) e o empate na partida (1-1).
No modo de cima, o Leixões comandou o terceiro período do encontro, em que se adiantou desde cedo no marcador (7-3). As voleibolistas portistas não estiveram ao nível esperado e acabaram por permitir a reviravolta na final (25-16 e 2-1 para o Leixões). Pressionadas para vencerem o quarto set e contrariarem o bom momento do oponente, as jogadoras de Rui Moreira superaram as dificuldades provocadas pelo adversário no arranque, empataram o jogo a 20 e adiantaram-se no marcador (24-22). No entanto, o Leixões não entregou o empate e travou-se uma luta para a AJM/FC Porto forçar a “negra”. Foi isso mesmo que aconteceu, com as voleibolistas azuis e brancas a superiorizarem-se por 32-30 num momento em que Kyra Holt, em estreia oficial pelas portistas, foi decisiva.
Na hora das decisões, o adversário começou mais forte (3-0), mas a AJM/FC Porto mostrou-se à altura das responsabilidades e completou a reviravolta no placar (5-4), tendo obrigado Miguel Coelho a pedir um desconto de tempo. Com personalidade, coragem e muita ambição, as portistas alargaram a vantagem e conquistaram o primeiro troféu da temporada (15-12), a quarta Supertaça consecutiva para as azuis e brancas.
FICHA DE JOGO
AJM/FC PORTO-LEIXÕES, 3-2
Supertaça
5 de outubro de 2022
Pavilhão Municipal de Santo Tirso
Árbitros: Rui Carvalho e Vítor Gonçalves
AJM/FC PORTO: Joana Resende e Ana Matos (líberos); Clarisse Peixoto, Aline Delsin, Jurja Vlasic, Ana Gamboa, Klára Vyklicka, Janaina Vieira, Rita Silva, Thuany Bardin, Tia Jimerson, Renata Colombo, Beatriz Moreira e Kyra Holt
Treinador: Rui Moreira
LEIXÕES: Beatriz Basto e Mariana Santos (líberos); Gabriela Coelho, Carolina Costa, Juliana Antunes, Pauline Martin, Carina Moura, Maria Lopes, Melissa Paez, Helena Monteiro, Inês Sousa e Maria Rosas
Treinador: Miguel Coelho
Parciais: 25-21; 24-26; 16-25; 32-30; 15-12» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20221005-pt-pelo-quarto-ano-consecutivo-a-supertaca-e-da-ajm-fc-porto
Sem comentários:
Enviar um comentário