17/08/16

Liga dos Campeões: F.C. do Porto 1 vs Roma 1 - Dragões e Roma empataram a um golo na primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.



«DECISÃO ADIADA PARA A CIDADE ETERNA

FC Porto e Roma empataram a um golo na primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

O FC Porto empatou esta quarta-feira a um golo com a Roma, no Estádio do Dragão, na primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, num jogo com duas partes totalmente distintas. A primeira pertenceu aos italianos, que chegaram à vantagem à custa de um auto golo de Felipe; a segunda foi de domínio total dos azuis e brancos, que empataram na sequência de uma grande penalidade convertida por André Silva e ainda dispuseram de algumas oportunidades para chegar à vitória. A bola não entrou, pelo que, os Dragões viajam para a Cidade Eterna com a obrigação de marcar, pelo menos, um golo e não sofrer nenhum para anular a vantagem italiana.

Nuno Espírito Santo efetuou uma alteração relativamente ao onze que fez a estreia na Liga NOS, frente ao Rio Ave​, com Jesús Corona a ceder o lugar a Adrián Lopez. O treinador portista fez mais do que uma simples troca de peças, alterou também a disposição do xadrez, apresentando o 4-4-2 que já tinha ensaiado na pré-temporada: Herrera e Otávio ocuparam as laterais e eram os homens mais próximos dos avançados André Silva e Adrián. Do outro lado, a Roma apostou num 4-3-3 puro que, com um bloco muito subido, exercia uma pressão alta que obrigou o FC Porto a experimentar muitas dificuldades sobretudo nos 20 minutos iniciais.

Entraram muito fortes os italianos, que depressa se acercaram da área portista e, logo no primeiro quarto de hora, criaram três lances de muito perigo. A superioridade dos visitantes acabou por se materializar em golo na sequência de um canto em que Dzeko não consegue desviar, acabando a bola por bater na perna de Felipe e seguir para o fundo da baliza (21m). Pedia-se uma reação do FC Porto e ela surgiu logo a seguir, num remate de André Silva que é defendido para a frente por Alisson e na recarga Otávio atira ao lado.

Aos poucos os Dragões foram serenando o jogo, tendo mais a bola e aproximando-se da baliza dos romanos. Otávio deu o primeiro sinal num remate cruzado que não levou a melhor direção e, cinco minutos depois, assistiu com classe André Silva que, quando se preparava para rematar, foi pontapeado por Vermaelen. O defesa belga já tinha visto um cartão amarelo, pelo que recebeu ordem de expulsão quando estavam decorridos 41 minutos. Faltava pouco para o intervalo, mais ainda houve tempo para um lance na área da Roma, em que Emerson tocou com a mão na bola, mas que a equipa de arbitragem liderada por Björn Kuipers entendeu não punir com o castigo máximo.

Na segunda parte, à custa de uma transição defensiva mais agressiva, o FC Porto foi capaz de ter a bola mais tempo parar criar desequilíbrios e chegar às zona de finalização, com a ajuda dos laterais, agora bem mais envolvidos nas movimentações ofensivas. O golo anulado a Adrián López, por se encontrar em posição de fora de jogo, foi o mote para aquilo que seria o assalto à baliza de Alisson até ao apito final do juiz holandês. Logo a seguir André Silva, em boa posição não conseguiu bater o guarda-redes brasileiro, que já nada pôde fazer quando, da marca dos 11 metros, o avançado português converteu uma penálti que castigou mais uma bola na mão de um defesa da Roma dentro da área (61m).

Os 30 minutos finais continuaram a pertencer totalmente aos azuis e brancos que agora tinham pela frente um adversário que, em inferioridade numérica, renunciou quase por completo ao ataque e recuou as linhas. O FC Porto foi em busca da vantagem e oportunidades para isso não faltaram: Felipe ameaçou por duas vezes, Otávio também esteve perto, tal como Danilo e André Silva, já na parte final. Nenhum deles, porém, foi capaz de bater Alisson e fazer com que os Dragões chegassem à capital de Itália com mais um golo de vantagem. Na próxima terça-feira, tudo se decidirá no Estádio Olímpico de Roma, onde há 13 anos os portistas garantiram frente à Lazio a presença na final da Taça UEFA que viriam a conquistar frente ao Celtic, em Sevilha.

Ficha do Jogo» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2016%20-%202017/-decisao-adiada-para-a-cidade-eterna-8-17-2016.aspx

(FC Porto vs Roma 1 - 1 Highlights Champions League 17.08.2016)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover