02/08/16

F.C. do Porto Atletismo - Noite de 2 de agosto nos Estados Unidos, já madrugada de 3 de agosto em Portugal, que seguia atento a final dos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Atlanta, que consagrou Fernanda Ribeiro como uma das melhores atletas portuguesas de sempre.



«ESTE “SPRINT” FAZ 20 ANOS

Em Atlanta, nos Estados Unidos, Fernanda Ribeiro conquistava a medalha de ouro na final olímpica dos 10 mil metros.

1996. Noite de 2 de agosto nos Estados Unidos, já madrugada de 3 de agosto em Portugal, que seguia atento a final dos 10.000 metros dos Jogos Olímpicos de Atlanta, que consagrou Fernanda Ribeiro como uma das melhores atletas portuguesas de sempre.

Especialista em corridas de fundo e meio fundo, a atleta natural de Penafiel escreveu uma das páginas mais relevantes do desporto português, com um sprint verdadeiramente espantoso que destroçou a adversária directa (e favorita) Wang Junxia e lhe garantiu a medalha de ouro e um novo recorde olímpico: 31.01,63 minutos.

Curiosamente, Fernanda alcançou o ouro no evento em que foi destacada como porta-estandarte da delegação portuguesa, tornando-se a primeira atleta nacional a vencer uma prova olímpica em pista e alcançando a terceira medalha de ouro da história olímpica de Portugal, depois de Carlos Lopes e Rosa Mota. A atleta do FC Porto era, a partir de então, campeã olímpica, campeã do mundo e campeã europeia, um feito só ao alcance dos melhores desportistas mundiais.

Aos oito quilómetros, num pelotão que contava com duas atletas etíopes, Fernanda Ribeiro e Wang Junxia perseguiam a espanhola Julia Vaquero e o ritmo da prova ia aumentando. Ao nono quilómetro, o grupo mantinha-se, mas Fernanda fez a volta mais rápida até àquele momento (73,97 segundos), “esticando” a corda.

A 600 metros da meta, já na última volta, a disputa resume-se às atletas chinesa e portuguesa, quando a maratonista oriental ataca; Fernanda parece a uma distância irrecuperável, mas a 100 metros do fim tem uma arrancada fulminante e passa por Wang Junxia.

“Entro na reta final a faltarem 100 metros e decido que não tenho nada a perder. Achei que a ponta final me permitiria ganhar. Lembro-me de ver o público levantar-se, de ver o pessoal da natação. Só há uma coisa de que não me lembro: como é que fui passar pela parte de dentro. Nunca passo. Nunca faço isso”, comentou Fernanda Ribeiro.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/fernanda_ribeiro_20anos_ouro_jogos_olimpicos.aspx


Fernanda Ribeiro (Medalha de Ouro J.O. de Atlanta a corrida completa)


(Fernanda Ribeiro medalha de Ouro Campeonato da Europa PC)


(Fernanda Ribeiro (Taça da Europa 1996) Melhor marca mundial do ano)


(Fernanda-Ribeiro-Ouro-Jogos-Olímpicos-Atlanta-1996)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover