12/08/16

Informática - Um em cinco utilizadores de PC foi vítima de pelo menos um ataque online durante o último trimestre, sendo que o malware financeiro apresenta-se como a ameaça mais perigosa e não tem parado de crescer.



«Há malware a tentar roubar dados a 1 em cada 5 utilizadores de PC

Um em cinco utilizadores de PC foi vítima de pelo menos um ataque online durante o último trimestre. O malware financeiro apresenta-se como a ameaça mais perigosa e não tem parado de crescer.

As mais recentes estatísticas da Kaspersky Lab apontam para a existência de mais de 1,13 milhões ataques de malware financeiro entre abril e junho, o que representa uma subida de 15,6% face ao trimestre anterior.

Os trojans continuam a ser a ameaça online mais perigosa, segundo a empresa. Este tipo de malware é geralmente difundido através de websites fraudulentos e emails de spam: depois de infetar os utilizadores, imitam a página online oficial do banco da pessoa, numa tentativa de roubar as suas informações pessoais, como detalhes de conta, palavras-passe ou detalhes dos cartões de crédito.

Segundo as estatísticas trimestrais, a Turquia é agora o país que sofre mais ataques deste tipo: 3,45% dos utilizadores de produtos Kaspersky Lab no país depararam-se com pelo menos uma ameaça deste género durante o trimestre. Em segundo lugar está a Rússia, com 2,9% de ameaças online, seguida do Brasil com 2,6%.

No total, foram registados perto de 171,9 milhões de ataques online contra utilizadores entre abril e junho. O malware teve origem em 191 países, ainda que 81% venha de um conjunto de apenas 10 países, liderado pelos EUA (35,4%), Rússia (10,3%) e Alemanha (8,9%).

Os países mais seguros online foram, nestes três meses, o Canadá (15%), a Roménia (14,6%) e a Bélgica (13,7%), enquanto os países com maior risco de infeção online foram o Azerbaijão (32,1%), a Rússia (30,8%) e a China (29,4%).» in http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/artigo/ha_malware_a_tentar_roubar_dados_a_1_em_cada_5_utilizadores_de_pc-48525jaw.html


(Malware Fundamentals)

2 comentários:

Pin It button on image hover