17/08/16

História Paleontologia - O parque jurássico apresentado no filme de Steven Spielberg parece estar na Bolívia, sendo que a descoberta no seu território da suposta pegada de um dinossauro terópode Abelissauro, um dos maiores do planeta, pode converter o país na meca da paleontologia.



«O "Jurassic Park" existe, e está na Bolívia

O parque jurássico apresentado no filme de Steven Spielberg parece estar na Bolívia. A descoberta no seu território da suposta pegada de um dinossauro terópode Abelissauro, um dos maiores do planeta, pode converter o país na meca da paleontologia.

Anunciada no final de julho, a descoberta em Maragua (sul) da pegada de 1,15 metros de diâmetro deste carnívoro característico do Cretáceo Superior é "simplesmente impressionante", disse à AFP o paleontólogo Omar Medina.

Este predador de 15 metros de altura viveu há 80 milhões de anos naquela que é hoje a região de Chuquisaca, e que na época era uma zona costeira de clima quente. Nessa região, onde se encontram vestígios de algas marinhas, também "existiam os maiores répteis voadores que já existiram", segundo Medina.

Chuquisaca, cuja cidade principal é Sucre, capital da Bolívia, abriga uma infinidade de vestígios que em outubro serão estudados por uma equipa de cientistas bolivianos, argentinos e uruguaios. Discutirão, por exemplo, "a importância do fóssil de carapaça do gliptondonte, por ser talvez o último que existiu".

O fóssil de gliptodonte, uma espécie de tatu gigante como no filme "A era do gelo", foi descoberto em março deste ano em Yamparáez, também em Chuquisaca. Viveu no Quaternário e foi extinto há cerca de 10 mil anos, e hoje é uma referência da paleontologia mundial.

Outra jazida importante foi descoberta no Vale Icla (na foto), na mesma região, "com dinossauros de 120 milhões de anos, cuja presença é testemunhada pelas pegadas de estegossauros, que se pensava que não existiam na América do Sul".

Também em Chuquisaca "está a maior jazida de invertebrados do mundo, onde é necessário fazer pesquisa", disse Medina.

Devido à proximidade de Sucre, o turismo concentra-se no Parque Cretácico Cal Orcko, um dos depósitos icnológicos (estudo de rastros fósseis) mais importantes do mundo, com mais de 10 mil pegadas de quase 300 espécies de dinossauros.

A era do gelo

A descoberta em Padilla, outro município de Chuquisaca, de uma enorme jazida da "era do gelo", do Pleistoceno (época geológica que começou há dois milhões de anos e terminou aproximadamente no ano 10.000 a.C.), não é menos importante.

“Diz-se que é a maior jazida do Pleistoceno que existe na América do Sul, com mais de 60 espécies animais, onde há um verdadeiro cemitério de elefantes", disse o especialista à AFP.

A descoberta da pegada do sanguinário Abelissauro é realmente importante porque "permite que nos posicionemos como uma meca paleontológica".

"Cada descoberta é muito importante porque cada fóssil que se descobre não é só mais um fóssil, é como um ícone do mundo", acrescentou Medina.

O lugar onde a pegada foi encontrada por Grover Marquina, um guia turístico especializado em temas paleontológicos, fica a 64 km de Sucre. A pegada "está junto ao rio, numa ladeira, onde, em época de chuvas, a água provoca um desgaste de erosão muito grave".

"Conhecia as pegadas dos carnívoros, mas nunca tinha visto uma deste tamanho", disse Marquina à AFP. "Esta é uma das maiores que foram encontradas, de 1,15 metros", disse, acrescentando que "mais abaixo há rastos de uma manada de saurópodes".

Chegar ao lugar não é fácil, comentou Marquina. Não há trilhos, de modo que é necessário "abrir caminho" e criar uma infraestrutura turística, visto que "não há serviços básicos para chegar aqui e mostrar esta riqueza paleontológica" ao mundo.» in http://24.sapo.pt/article/sapo24-blogs-sapo-pt_2016_08_17_1533927539_o--jurassic-park--existe--e-esta-na-bolivia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover