01/08/16

F.C. do Porto Ciclismo - A quinta etapa da Volta a Portugal em bicicleta terminou esta tarde em Viseu com a vitória ao sprint do espanhol Vicente de Mateos (Louletano - Hospital de Loulé), mas o destaque do dia acabou por ser o domínio praticamente perfeito da corrida por parte da equipa do W52-FC Porto-Porto Canal, que defendeu com sucesso os dois primeiros lugares da classificação geral.



«DRAGÕES CONTROLAM ETAPA, RUI VINHAS SEGUE DE AMARELO

Gustavo Veloso terminou a tirada no 10.º posto, poucos metros à frente de Rui Vinhas.

A quinta etapa da Volta a Portugal em bicicleta terminou esta tarde em Viseu com a vitória ao sprint do espanhol Vicente de Mateos (Louletano - Hospital de Loulé), mas o destaque do dia acabou por ser o domínio praticamente perfeito da corrida por parte da equipa do W52-FC Porto-Porto Canal, que defendeu com sucesso os dois primeiros lugares da classificação geral.

A mais curta das etapas em linha da edição de 2016 partiu de Lamego e foi tudo menos um passeio para o pelotão, que teve no alto da Serra de São Macário, numa contagem de montanha de primeira categoria, a sua maior dificuldade. E aí, o primeiro a cruzar a meta foi o colombiano Wilson Diaz.

O jovem corredor da Funvic Soul Cycles, que já tinha estado em destaque na segunda etapa na subida do Salto da Pedra Sentada, não deu hipótese à concorrência e é agora o novo líder da montanha. Mas o dia não foi perfeito para o colombiano, que acabou por cair numa descida e cruzar a meta muito debilitado fisicamente.

Para a equipa do W52-FC Porto-Porto Canal o dia foi relativamente tranquilo. Os Dragões controlaram completamente o andamento da corrida, marcando uma presença constante na frente do pelotão, e, tal como tinha garantido no domingo o diretor desportivo Nuno Ribeiro, limitaram-se a responder a algumas ameaças protagonizadas pelos principais rivais e a defender a amarela de Rui Vinhas.

Nos últimos 15 quilómetros, já na aproximação à cidade de Viseu, o espanhol David Belda (Team Roth), Amaro Antunes (LA Antarte) e Frederico Figueiredo (Rádio Popular Boavista) lideravam a prova, e o trio chegou a ter 30 segundos de vantagem para o camisola amarela, mas a fuga voltou a não resistir à cadência portista, que nesta fase liderava o grupo de cerca de 30 ciclistas que resistiram à mais dura subida do dia.

Na chegada a Viseu, uma das mais rápidas da edição de 2016, acabou por ser mais forte o espanhol Vicente de Mateos (Louletano - Hospital de Loulé), ao concluir a prova em 3h57m58s. Gustavo Veloso ainda tentou o sprint, mas acabou como 10.º do dia.

Na classificação geral, Rui Vinhas segue de amarelo, com 2m45s de vantagem para o companheiro de equipa e 3m02s para o terceiro, Jóni Brandão (Efapel). No top-10 seguem também Raúl Alarcón (3m45s) e António Carvalho (4m01s), numa formação portista que lidera também a classificação por equipas e tem em Gustavo Veloso o líder dos pontos (camisola verde).

Na terça-feira os ciclistas têm um dia de descanso, antes de a competição regressar para aquela que é considerada a etapa rainha da edição de 2016. Na quarta-feira, na sexta etapa, os ciclistas vão percorrer um total de 173,7 quilómetros entre Belmonte e a cidade da Guarda, num percurso que contempla duas subidas à Torre, classificadas como prémio de montanha de categoria especial. A primeira das subidas é feita pelo lado da Covilhã (19,2 quilómetros) e a segunda pela vertente de Seia (27,4 quilómetros).


Classificação da quinta etapa:

1.º - Vicente de Mateos (Louletano - Hospital de Loulé), 3h57m58s
2.º - Rinaldo Nocentini (Sporting-Tavira), mt
3.º - Francesco Gavazzi (Androni Giocattoli – Sidermec), mt
(…)
10.º - Gustavo Veloso (W52-FC Porto-Porto Canal), mt
11.º - Rui Vinhas (W52-FC Porto-Porto Canal), mt
15.º - Raúl Alarcón (W52-FC Porto-Porto Canal), mt
19.º - António Carvalho (W52-FC Porto-Porto Canal), a 4s
20.º - Ricardo Mestre (W52-FC Porto-Porto Canal), mt
70.º - Joaquim Silva (W52-FC Porto-Porto Canal), a 24m07s
71.º - Samuel Caldeira (W52-FC Porto-Porto Canal), mt
73.º - Rafael Reis (W52-FC Porto-Porto Canal), mt

Classificação geral individual:

1.º - Rui Vinhas (W52-FC Porto-Porto Canal), 21h40m56s
2.º - Gustavo Veloso (W52-FC Porto-Porto Canal), 2m45s
3.º - Jóni Brandão (Efapel), a 3m02s
(…)
7.º - Raúl Alarcón (W52-FC Porto-Porto Canal), a 3m45s
10.º - António Carvalho (W52-FC Porto-Porto Canal), a 4m01s
17.º - Ricardo Mestre (W52-FC Porto-Porto Canal), a 5m11s
54.º - Samuel Cadeira (W52-FC Porto-Porto Canal), a49m11s
85.º - Joaquim Silva (W52-FC Porto-Porto Canal), a 1h21m24s
89.º - Rafael Reis (W52-FC Porto-Porto Canal), a 1h27m29s

Classificação por equipas:

1.º - W52-FC Porto-Porto Canal, 65h09m07s
2.º - Androni Giocattoli – Sidermec, a 4m49s
3.º - Rádio Popular Boavista, a 6m08s» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/ciclismo-volta-a-portugal-etapa5-010816.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover