22/08/16

Amarante Literatura - A propósito da Homenagem da Academia de Coimbra a Teixeira de Pascoaes, o Nobel Português, Egas Moniz, teceu relevantes elogios literários e humanos ao Poeta Amarantino.



«Na sede da Academia abriu a Exposição Bibliográfica onde figurava a colectânea intitulada «A Teixeira de Pascoaes», com depoimentos e desenhos de todos os escritores, poetas e artistas portugueses e alguns brasileiros, que quiseram associar-se a esta homenagem.

O Prof. Egas Moniz dizia: 

"Não forçou a originalidade, equilibrada companheira dos seus arroubos de inspiração, nem se prendeu a preocupações de escolas, nem se submeteu a influências de meios literários estrangeiros. Os seus versos, os seus poemas em prosa, são produto de um raro temperamento de artista no convívio com a natureza e na vibratilidade de sentimentos apurados no equilíbrio de uma mentalidade de eleição."

"Nunca se prendeu aos sortilégios dos aduladores, nem se arredou um passo do caminho da dignidade e da independência. Nunca se afastou da nobreza de sentir que é timbre dos grande caracteres."» in Fotobiografia "Na Sombra de Pascoaes" de Maria José Teixeira de Vasconcelos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover