06/10/12

Poesia - O Meu Colega e Amigo, Professor Eugénio Mourão, interpela-nos com o Poema: "Amarante Paixão"



"AMARANTE PAIXÃO

Em horas mais altas que a lua, 
Silêncios dum andar acordado,
Veste o céu, minha terra nua,
Envolta em nevoeiro cerrado.

Cobres de desejo Amarante,
Até que o sol te beije, ó Marão,
Toda a noite tua, e amante,
Em húmido manto de paixão.

Pássaros acordam a fantasia,
Já há sombras que vêm e vão,
Em movimentos de arritmia,
É dia! (Des)animada pulsação.

Da torre, sinos dobram finados,
Máquina do tempo é o coração,
Levem-me naquela! Este não!
Sons de minutos desafinados.

Vida! Pontes de incerta travessia.
Trajeto! São estradas com desvio,
Desvario! Magoa a dor a nostalgia,
E as águas agitadas do meu rio.

Introspeção! Saudades que não vivi,
Dos momentos que desejei!
E quantas recordações esqueci,
Das cidades que já amei!

Em horas mais baixas que o chão,
Aqui estou… só! Não há vivalma.
Acordo esta caneta da emoção,
E com ela embalo a minha alma.

Eugénio Mourão"

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover