28/10/12

Desporto Futebol - Chamo-me Marcos André Durães Macedo de Sousa mas sou conhecido por Marquinhos, tenho 26 anos e sou de Amarante e neste momento estou a jogar no Ayia Napa FC que disputa a 1ª Liga Cipriota!

Marquinhos (Ayia Napa)

«Marquinhos no Ayia Napa entre oito portugueses

O Maisfutebol desafiou os jogadores portugueses que atuam no estrangeiro, em vários cantos do mundo, a relatar as suas experiências para os nossos leitores. É isso que farão daqui para a frente:

Conheça melhor o projeto



«Olá,

Chamo-me Marcos André Durães Macedo de Sousa mas sou conhecido por Marquinhos, tenho 26 anos e sou de Amarante. Neste momento estou a jogar no Ayia Napa FC que disputa a 1ª Liga Cipriota.

Comecei a jogar futebol muito tarde, só com 15 anos, nos juvenis do Amarante Futebol Clube, clube da minha terra. Aos 18 anos subi a sénior e por lá continuei durante 8 épocas.

Em Portugal só disputei a 3ª Divisão e a 2ª Divisão Nacional. Aos 23 anos tive a possibilidade de rumar ao Chipre para o Paeek F.C. , mas entretanto as negociações não prosseguiram e também não me sentia totalmente preparado para deixar o meu país.

Foi então que três anos depois, aos 26, decidi finalmente emigrar para o Chipre, com ajuda de três amigos a quem tenho muito que agradecer (Pedro Carneiro, atleta do Amarante F.C., André Portulez e Ginho, atleta do Ayia Napa).

Decidi sair de Portugal porque nos valorizam mais e também porque a oportunidade de vir jogar numa primeira liga é o sonho de qualquer jogador. Para além disso, está o facto de ter vindo ganhar três vezes mais do que em Portugal. O futebol no nosso país já teve melhores dias.




A maior dificuldade que sinto é a saudade da minha família e dos meus amigos, das rotinas que estava habituado em Portugal.

Com estas dificuldades todas, emigrar fez-me crescer ainda mais como homem, valorizando mais as pessoas que emigram por necessidade. Mas também tem o lado bom que é ter uma nova experiência a nível pessoal e profissional e poder conviver com outras culturas diferentes da nossa. 

O Chipre é uma ilha no meio do Mar Mediterrâneo. É um bom país para se viver ,é mais caro que em Portugal mas não muito. O Verão é muito quente e o Inverno tem alguma chuva, mas não é tão frio. A grande diferença é a humidade: nos meses de calor chega a ser ofegante.

O clube Ayia Napa F.C., o qual eu represento junto com mais 8 portugueses e 3 brasileiros, é um clube pequeno da cidade de Ayia Napa. É a segunda vez que está na 1º liga cipriota: esteve em 2005/2006 mas acabou por descer. Nos últimos dois anos, conseguiu subir duas vezes seguidas, da 3ª para a 2ªliga e da 2ªliga para a 1ª. Agora, o objetivo é garantir pela primeira vez a permanência na Liga do Chipre.

Quero agradecer ao Maisfutebol por este convite. Tenho a certeza que esta iniciativa é importante não só para os leitores seguirem o percurso futebolístico de um jogador emigrante, mas também mostrar o lado pessoal e o ponto de vista de um jogador de futebol.

Obrigado!

Marquinhos» in http://www.maisfutebol.iol.pt/made-in-cronicas/made-in-portugal-cronicas-made-in-portugal-marquinhos-ayia-napa-chipre-maisfutebol/1387518-6295.html


(Marquinhos ex-Amarante F.C.)


(Golo do Amarante Futebol Clube pelo Marquinhos)


(Amarante F.C. visto no meio da claque)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover