19/10/12

Óbitos - Morreu esta tarde no Porto o escritor Manuel António Pina, 68 anos, Prémio Camões 2011!

Manuel António Pina era reconhecido como um dos melhores cronistas de língua portuguesa

«Morreu o escritor Manuel António Pina

Morreu esta tarde no Porto o escritor Manuel António Pina, 68 anos, Prémio Camões 2011. A sua obra poética está reunida no volume Todas as Palavras (2012), editado pela Assírio & Alvim.

Manuel António Pina, 68 anos, nasceu no Sabugal em 1943, e licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra. Para além de poeta foi também um consagrado autor de literatura infanto-juvenil, tradutor, professor e cronista. Ao longo de mais de 30 anos foi colunista do Jornal de Notícias, onde começou a trabalhar em 1971. A sua obra está publicada em Espanha, França, Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Croácia, Bulgária, Rússia e Estados Unidos.

Manuel António Pina estreou-se na poesia em 1974 com o livro “Ainda Não É o Fim nem o Princípio do Mundo Calma É Apenas Um Pouco Tarde”. No ano anterior publicara o seu primeiro livro para crianças, “O País das Pessoas de Pernas para o Ar”.

Na época, o livro "rompeu com a tradição e deu um salto qualitativo na literatura para a infância", afirmou o ano passado à agência Lusa Ana Margarida Ramos, professora de Literatura para a Infância na Universidade de Aveiro. "Pina vai buscar inspiração a uma certa literatura virada para o absurdo e que explora muito a palavra e a própria linguagem. E a obra dele convoca referências de intertextualidade que não são da literatura infantil", defendeu na altura Ana Margarida Ramos.

Reconhecido como um dos melhores cronistas de língua portuguesa, Manuel António Pina publicou dezenas de livros de poesia e de literatura para crianças, mas só em 2003 se aventurou na ficção “para adultos”, com “Os Papéis de K.” O seu mais recente livro é "Todas as palavras - Poesia reunida", publicado este ano.

Além do Prémio Camões que lhe foi atribuído em 2011, Manuel António Pina foi distinguido ao longo da sua longa carreira literária e jornalística com inúmeros prémios, nomeadamente o Prémio de Poesia da Casa da Imprensa (1978); Prémio Gulbenkian (1987); Prémio Nacional de Crónica Press Club/ Clube de Jornalistas (1993); Prémio da Crítica, da Secção Portuguesa da Associação Internacional de Críticos Literários" (2002); Prémio de poesia Luís Miguel Nava (2003) e Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores/CTT (2005).A sua obra está traduzida em França (francês e corso), Estados Unidos, Espanha (espanhol, galego e catalão), Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Rússia, Croácia e Bulgária.» in http://noticias.sapo.pt/nacional/artigo/morreu-o-escritor-manuel-antonio_5069.html




(Manuel António Pina)




(20 declamadores homenageiam Manuel António Pina)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover