26/10/12

Amarante - O Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude de Amarante, iniciou a 23 de outubro, e com duração até 29, o Workshop GRUNDTVIG “GREEN: Learning New Approaches for Sustainable Alternatives”, financiado pelo Programa Aprendizagem ao Longo da Vida da CE!


Casa_da_juventude_de_amarante

«A Europa em discussão na Casa da Juventude de Amarante

O Aventura Marão Clube, através da Casa da Juventude de Amarante, iniciou a 23 de outubro, e com duração até 29, o Workshop GRUNDTVIG “GREEN: Learning New Approaches for Sustainable Alternatives”, financiado pelo Programa Aprendizagem ao Longo da Vida da CE.

Este projeto decorre na Casa da Juventude de Amarante e envolve 24 participantes internacionais e portugueses, adultos, provenientes de 11 países da União Europeia (Portugal, Finlândia, Roménia, Letónia, Bulgária, Holanda, República Checa, Grécia, Eslovénia, França e Itália). Terá a presença do Dr. Francisco de Assis (deputado do PS na Assembleia da República) numa das conferências de enquadramento (sobre Democracia e os valores que norteiam a construção europeia).

O Workshop está organizado em três passos: (1) fase de informação (para que os aprendentes adultos possam adquirir conhecimentos e atualizar informação importante sobre os tópicos em discussão), (2) fase de reflexão no quadro dos valores europeus (para que os aprendentes adultos se possam sentir mais confortáveis no uso dessa informação e construírem o seu próprio entendimento em relação aos tópicos em discussão) e finalmente (3) fase de ação (para que os aprendentes adultos possam experimentar alguns exemplos práticos e propostas alternativas e começarem a atuar como consumidores responsáveis, promovendo e multiplicando as aprendizagens obtidas durante o workshop).

Esta iniciativa é baseado numa metodologia participativa, num contexto de educação não formal, que privilegia o modo de pensamento independente, a análise crítica da realidade e a ação pensada e adequada na promoção e defesa dos princípios e valores da União Europeia (UE). Serão utilizados métodos como jogos de apresentação e quebra-gelo, peddy-paper, energisers, brainstorming, dramatizações e/ou role-play, trabalhos em pequenos grupos, jogo de simulação, etc.. Além disso, este Workshop contará com visitas no terreno, Workshops com exposição teórica e aplicação prática, acções de rua, visionamento de filmes/documentários e apresentações com meios audiovisuais.

Tendo em conta a pertinência e atualidade dos tópicos e a necessidade de os transpor para o quotidiano dos cidadãos europeus, em especial aqueles mais desfavorecidos e sem acesso à informação espera-se atingir os seguintes resultados em termos de aprendizagem para os participantes:

- Aquisição de novos conceitos (entre outros o Comércio Justo, Educação para o Consumo, Desenvolvimento Sustentável);

- Desenvolvimento do espírito crítico, da capacidade de reflexão e argumentação perante novas propostas e valores;

- Capacitação, também pela experimentação, de novas formas e práticas de participação ativa enquanto cidadãos europeus, em especial consumidores (Compras responsáveis, suporte de iniciativas de produção local e biológica nos seus países, Multiplicação junto da sua rede de influência – utilizando material produzido durante o Workshop);

- Aumentar e encorajar os aprendentes para se envolverem em novas iniciativas de mobilidade europeia, se possível em cooperação com organizações dos seus países ligadas aos tópicos deste Workshop.

Este projeto é financiado com o apoio da Comissão Europeia.» in http://avozlocal.com/index.php?option=com_content&view=article&id=5133:a-europa-em-discussao-na-casa-da-juventude-de-amarante&catid=174:amarante&Itemid=783

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover