«A Lua é um pedaço da Terra resultante de colisão
Estudo de Harvard avança que satélite natural foi criado a partir do nosso planeta.
Segundo um estudo realizado por uma equipa de investigadores da Universidade de Harvard (EUA), recentemente publicado na revista «Science», a Lua fazia parte da Terra, tendo-se separado posteriormente devido a uma enorme colisão.
Sarah Stewart e Matija Cuk, os autores do estudo, defendem na página online da Instituição que a composição isotópica do nosso planeta e do seu satélite natural são praticamente as mesmas e que quando a Lua se formou, a Terra girava de tal forma depressa que um dia durava por volta de três horas.
Os estudos científicos avançam que a Terra chocou com um planeta de dimensões similares a Marte, chamado Theia, e os “escombros” produziram o satélite, há 4.500 milhões de anos. A investigação contou com o apoio do programa As origens do Sistema Solar (Origins of Solar Systems) da NASA.
A explicação da equipa propõe que, como a Terra girava mais rápido, o choque com Theia pode ter lançado para o espaço destroços da própria Terra – o que explicaria porque a Lua tem a mesma composição química.
De acordo com a teoria, depois do impacto, a rotação da Terra terá sido diminuída pela interacção gravitacional entre o Sol e a recém-nascida Lua – fruto de uma ressonância entre as órbitas da Terra e da Lua que transfere momento angular para o Sol.
Sarah é professora de ciências da Terra e planetárias em Harvard, e Cuk é astrónomo e investigador do Instituto Seti, que apoia estudos sobre astrobiologia. Seti está a concluir o pós-doutorado em Harvard.» in http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=55962&op=all
(Colisão entre planeta Terra e planeta Theia e o nascimento da lua)
Sem comentários:
Enviar um comentário