02/08/18

F.C. do Porto Sérgio Conceição - O FC Porto procura garantir neste sábado a 21.ª Supertaça Cândido de Oliveira do seu historial, frente ao Desportivo das Aves, no Estádio Municipal de Aveiro (20h45).



«O PRIMEIRO TROFÉU DE SÉRGIO CONCEIÇÃO

Supertaça de 1996 ficou na gravada na história do atual treinador do FC Porto.

O FC Porto procura garantir neste sábado a 21.ª Supertaça Cândido de Oliveira do seu historial, frente ao Desportivo das Aves, no Estádio Municipal de Aveiro (20h45). Sérgio Conceição quer vencer o segundo título como treinador dos Dragões numa prova especial: a Supertaça foi o primeiro troféu que o atual técnico conquistou como sénior do FC Porto, em 1996.

Sérgio Conceição explicou recentemente como foi delineado o seu regresso ao FC Porto, após uma época de grande nível no Felgueiras, por empréstimo. Foi Sir Bobby Robson, alvo de uma sentida homenagem na Apresentação 2018/19, a lançar as bases. “Bobby Robson foi o principal responsável pela minha vinda para o FC Porto. Ele foi ver um jogo meu no Felgueiras e disse ao presidente que me queria na próxima época. Foi ele que alertou o FC Porto para o meu valor. Renovei contrato e regressei.”

Aos 21 anos, o promissor extremo ocupou o seu espaço no balneário portista. A mudança de treinador, com a saída de Bobby Robson e entrada de António Oliveira, não alterou o destino do jovem. Sérgio Conceição fez o primeiro jogo oficial como sénior do FC Porto a 18 de agosto de 1996, na primeira mão da Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao Benfica: entrou ao minuto 66, para o lugar de Edmilson, já depois de Domingos Paciência ter marcado o único golo do encontro (1-0).

Sérgio Conceição viveu um dia especial no Estádio das Antas e agarrou a oportunidade. Nos jogos seguintes foi titular, a tempo inteiro, e manteve esse estatuto na segunda mão da Supertaça, a 18 de setembro, no Estádio da Luz.

O FC Porto construiu uma vitória histórica, avassaladora, contundente, com golos de Artur, Edmilson, Jorge Costa, Wetl e Drulovic. Foi após esse 0-5, resultado que perdura na memória coletiva, que Sérgio Conceição festejou em pleno relvado da Luz o seu primeiro título como sénior do FC Porto. As imagens da época mostram um jovem efusivo, a celebrar com os adeptos, colocando a parte de cima do troféu na sua cabeça.

O atual treinador viria a conquistar 5 títulos como sénior no clube azul e branco (3 campeonatos, 1 Taça de Portugal e a tal Supertaça de 1996). Convidado a assumir o comando técnico do FC Porto em 2017, Sérgio Conceição sagrou-se campeão nacional na época de estreia e espera arrancar a segunda temporada com mais um título: a Supertaça Cândido de Oliveira.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/supertaca-sergio-conceicao.aspx


(1996-97 - Supertaça 95-96 - FC Porto 1 - Benfica 0)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover