04/08/18

Amarante Empreendedorismo - A marca Diwia, da designer Diana Monteiro, acaba colocar à venda uma linha de roupa feita com tecidos que reproduzem pinturas de Souza-Cardoso, conhecido por ser um dos mais importantes artistas do modernismo português.



«DIWIA, DE AMARANTE, TORNA POSSÍVEL VESTIR AMADEO

Se gosta de Amadeo de Souza-Cardoso (afinal de contas, quem não gosta?), temos boas notícias para si. A marca Diwia, da designer Diana Monteiro, acaba colocar à venda uma linha de roupa feita com tecidos que reproduzem pinturas de Souza-Cardoso, conhecido por ser um dos mais importantes artistas do modernismo português.

A inclusão das obras do artista nas peças de vestuário que criava surgiu a Diana por dois motivos: primeiro porque queria de alguma forma incluir elementos da cultura portuguesa nas suas peças e segundo porque sabia que precisava de fazer algo único, que se demarcasse da concorrência. “A primeira pessoa que me veio à cabeça foi Amadeo de Souza-Cardoso”, conta Diana ao Dinheiro Vivo.

Assim surge a coleção de primavera verão de roupa de mulher e homem, que inclui vestidos, calças, saias, calções, t-shirts e camisolas, e que se encontra disponível para venda no showroom da marca, em Amarante.

Para a colecção feminina foi utilizado o quadro “Menina dos Cravos”, de 1913, e outro sem título especificado, de 1917, e para a masculina o “Música Surda”, de 1914-15, o “Máscara de Aço” e outro quadro também sem título, de 1917.

A produção do tecido está a cabo a Norte, que aceitou produzir as quantidades de tecido adequadas à dimensão do projeto e que possui a técnica adequada para estampar as imagens dos quadros nos tecidos, respeitando as formas e cores das obras.

Quanto à obtenção das imagens das obras, Diana Monteiro contou com a ajuda da Câmara Municipal de Amarante, mas diz que foi a amiga e designer Maria Moita, que tem também um projeto relacionado com Amadeo, a ceder as imagens pretendidas com a qualidade necessária à produção, e que, por isso permitiu que o projeto andasse para a frente.

No entanto, para o avanço da coleção diz ter sido “fundamental o apoio de uma amiga designer, Maria Moita, que tem também um projeto relacionado com Amadeo, e que cedeu as imagens pretendidas com a qualidade necessária à produção”.

O caminho de Diana Monteiro no mundo da moda começou a ser traçado quando ela percebeu que licenciatura em Reabilitação Motora não lhe garantia estabilidade económica e profissional. Como alternativa, decidiu virar-se para a têxtil. Tentou a revenda de vestuário, mas a saturação do mercado fê-la perceber que o caminho passava pela produção própria. Voltou ao estudo, desta vez nos cursos de modelagem e costura e começou a vender as peças de sua criação no Facebook.

Só faltava a marca e assim surge a Diwia, com inspiração na origem do nome Diana. Com uma bolsa de 10 mil euros, recebida através do programa Acelera o Teu Negócio, do Instituto Empresarial do Tâmega, e da formação Empreende Já, que frequentou durante seis meses, abriu uma loja online em Janeiro deste ano e agora, sete meses depois, sentiu que estava na altura de abrir o showroom, para poder fornecer aos clientes um atendimento personalizado e a oportunidade de experimentar as peças. É nesse showroom que está disponível para venda a coleção feita com os estampados dos quadros de Amadeo de Souza-Cardoso.

A coleção de Outono sairá ainda sob a influência do pintor modernista mas a ideia é que as seguintes abarquem outros elementos da cultura portuguesa, tais como escritores, azulejos, filigrana ou cortiça.» in http://jornal-t.pt/noticia/diwia-de-amarante-torna-possivel-vestir-amadeo/


(Making of Nova Colecção Diwia | Ana Cunha)

https://www.diwia.pt/

https://www.facebook.com/diwia.store/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover