26/08/18

Amarante Desporto Automóvel - Próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis, o Rali Amarante Baião vai estrear, a 21 e 22 de setembro, figurino inovador, deixando os tradicionais troços de terra em prol das estradas asfaltadas, com «classificativas com traçados bastante seletivos, bons pisos, com algumas zonas rápidas.



«RALI AMARANTE BAIÃO TROCA TERRA DO MARÃO PELO ASFALTO

Próxima prova do Campeonato de Portugal de Ralis, o Rali Amarante Baião vai estrear, a 21 e 22 de setembro, figurino inovador, deixando os tradicionais troços de terra em prol das estradas asfaltadas, com «classificativas com traçados bastante seletivos, bons pisos, com algumas zonas rápidas e, sobretudo, com as paisagens fantásticas do Marão, do Douro e do vale do Tâmega, como palco». Para António Jorge, presidente do Clube Automóvel de Amarante, «o trabalho foi desenvolvido com o objetivo de fazer um rali de referência e de que, quem vá para estrada, sinta esse trabalho».

Pontuável para o CPR, bem como para os campeonatos de Duas Rodas Motrizes (CPR 2WD), Clássicos (CPCR), GT (CPGTR), Iniciados (CPIR), Taça FPAK (TFR), Norte (CNR), Copa 106 e Challenge 1000 esta foi edição feita praticamente a partir do zero, sendo um rali completamente diferente do que era disputado até agora. E que aquele dirigente espera poder proporcionar «um grande espetáculo desportivo, num palco único, até porque o CPR atravessa um bom momento, muito bem disputado, com grande equilíbrio de andamentos». Para isso deverá contribuir também o «figurino desenvolvido para a próxima edição», por parte de um clube com «bom historial de realização de ralis», organizando provas «há quase 30 anos e, desde o primeiro, sempre com o mesmo objetivo: fazer sempre melhor.»

«A grande tradição e enorme paixão pelo automobilismo e pelos ralis em particular, aliada à enorme vontade de fazer cada vez melhor» ajudaram na hora da mudança, aceitando o «desafio lançado pela FPAK, de organizar um rali em setembro, em piso de asfalto, hipótese que não podia ser descartada. Regresso ao Nacional, na principal competição de ralis de Portugal, em desafio encarado como todos os outros: fazer bem. A única diferença que este rali tem, é o facto de ser disputado em asfalto. As edições anteriores do Rali Amarante Baião eram disputadas em pisos de terra, com excelentes classificativas e muitos quilómetros de prova que ajudam a que o Rali de Portugal seja o que é hoje.»

Mas o futuro é de asfalto e o CAA procura resultados de excelência, fruto de um «trabalho inovador e centrado nos pormenores, entre aquilo que é verdadeiramente importante para os pilotos e para as equipas e o que é fundamental para o público». Premissas que estiveram na base do trabalho desenvolvido «no sentido de ter um bom percurso de estrada, competitivo e espetacular, mas também no sentido de haver o máximo de informação possível à disposição de quem compete e de quem vai ver». Em última análise «a organização quer que qualquer pessoa, mesmo que venha de longe e não conheça a região, possa encontrar com facilidade um bom local para assistir e possa ter informação objetiva e quase imediata. Para isso haverá sinalética no percurso e será disponibilizada uma APP com toda a informação sobre a prova, isto só para destacar alguns pontos». Mais atrativos para prova de capital importância nas contas do CPR que terá outros trunfos, da gastronomia da região à paisagem ou aos muitos monumentos.

Recorde-se que o Rali Amarante Baião terá total de 396,21 quilómetros dos quais 115,80 compõem as onze provas especiais de classificação, nos concelhos de Amarante e de Baião. Na sexta-feira, dia 21, partida da Praça da República às 16,00 horas, com duas passagens pela classificativa do Marão, seguindo-se a Super-Especial de Amarante a encerrar o primeiro dia de prova. Sábado, a partir das 9 horas, regressa a ação, com dupla passagem por Baião Vida Natural e por Teixeira e Teixeiró, sendo a tarde preenchida com as passagens duplas por Carvalho de Rei e por Rota do Vinho Verde.» in https://www.abola.pt/Nnh/Noticias/Ver/746669


(Rali Amarante Baião 2018 | PEC SS 1 2 Marão - 13,48 km)


(Rali Amarante Baião 2018 | PEC SS 9 11 Rota do Vinho Verde 12,44 km)


(Rali Amarante Baião 2018 | PEC SS 8 10 Carvalho de Rei 12,93 km)

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