21/01/17

Liga NOS: F.C. do Porto 4 vs Rio Ave 2 - FC Po​rto venceu o Rio Ave, no jogo da 18.ª jornada da Liga NOS que assinalou o arranque da segunda volta.



«RESPONDER À PRESSÃO COM CABEÇA

FC Po​rto venceu o Rio Ave por 4-2, no jogo da 18.ª jornada da Liga NOS que assinalou o arranque da segunda volta.

O FC Porto cumpriu a obrigação ao vencer o Rio Ave por 4-2 e, como tinha pedido Nuno Espírito Santo na conferência de imprensa, colocou pressão no topo da tabela, que passa agora a mirar a um ponto de distância, pelo menos provisoriamente, nesta jornada 18 e primeira da segunda volta da Liga NOS. A 12.ª vitória no campeonato foi conquistada na tarde deste sábado no Estádio do Dragão (onde esta temporada os azuis e brancos consentiram apenas um empate no campeonato), num jogo resolvido com muita cabeça. Foi assim que Marcano, Felipe, Danilo e Rui Pedro apontaram os quatro golos azuis e brancos, que começaram por estar na frente do marcador e permitiram que os vila-condenses virassem para 1-2, antes de se colocarem definitivamente em vantagem.

Com apenas uma alteração no onze titular relativamente àquele que iniciou encontro com o Moreirense (3-0)​, do passado sábado - Layún entrou para o lado direito da defesa por troca com Maxi – os portistas depararam-se com um Rio Ave que não trouxe o autocarro de Vila do Conde e entrou atrevido no relvado do Dragão, que antes de a bola começar a rolar cumpriu um minuto de silêncio em homenagem ao antigo treinador Carlos Alberto Silva falecido esta sexta-feira. O FC Porto demorou um quarto de hora a entrar no jogo e começou a ameaçar o golo através dos pés de Corona, que aproveitou uma bola perdida perto da área adversária, mas não lhe deu a melhor direção (17m). Era o prenúncio para o que viria a acontecer no lance seguinte: livre cobrado de forma exemplar por Alex Telles sobre a direita e Felipe, de cabeça, antecipa-se a Cássio para inaugurar o marcador (18m).

Os portistas melhoraram após o terceiro golo do central brasileiro na temporada, sobretudo à custa de algumas bolas recuperadas no meio-campo ofensivo que deram origem a alguns ataques rápidos que levaram perigo à baliza contrária. Foi assim que estiveram muito perto de aumentar a vantagem e só não o conseguiram, porque a trave da baliza do guarda-redes do Rio Ave devolveu um portentoso remate de Diogo Jota depois de uma boa assistência de Corona (22m). Mais tarde seria Herrera que, de livre, obrigaria Cássio a sacudir a bola para longe (25m), mas numa altura em que o jogo começava a ter um sentido único, a formação orientada por Luís Castro, de regresso a uma casa onde viveu os últimos 11 anos da carreira, chegou ao empate de forma algo feliz por intermédio de Guedes (35m).

Tal como na primeira parte, o Rio Ave entrou por cima na segunda e conseguiu aquilo que nenhum outro adversário foi capaz de fazer no Estádio do Dragão: marcar dois golos. Conseguiu-o na sequência de uma grande penalidade cobrada por Roderick sem hipóteses para Casillas que cumpria aqui o 50.º jogo no campeonato com a camisola azul e branca (49m). A vantagem vila-condense teve pouco tempo de vida, porque cerca de seis minutos depois, o FC Porto respondeu na mesma moeda, de bola parada: mais um livre cobrado por Alex Telles que foi ter direitinho para Marcano assinar o quinto golo desta época e devolver o empate à partida (55m).

Logo a seguir Nuno Espírito Santo, que ao intervalo já tinha substituído Corona por André André, voltou a mexer, trocando um defesa por um avançado - Layún cedeu o lugar a Rui Pedro -, na tentativa de encontrar mais caminhos para o golo. A verdade é que foi novamente na sequência de um lance de bola parada que os azuis e brancos consumaram a reviravolta no resultado: Danilo cabeceou certeiro sem hipóteses para Cássio, na conclusão de um canto cobrado pelo inevitável Alex Telles, que se tornou no primeiro jogador a fazer três assistências num só encontro deste campeonato (62m).

Recuperada a vantagem, o FC Porto foi em busca do quarto golo, que poderia ter surgido num remate de fora da área de André André parado por uma excelente intervenção do guardião do Rio Ave (85m), mas que só chegou quando João Teixeira, o último homem lançado por Nuno no encontro, desenhou uma bela jogada que Rui Pedro, de cabeça, aproveitou da melhor forma para fixar o resultado final (88m). Segue-se agora uma deslocação ao terreno do Estoril, às 18h15 do próximo sábado – os bilhetes para a partida já se encontram à venda.

VER FICHA DE JOGO» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/2016%20-%202017/responder-a-pressao-com-cabeca-1-21-2017.aspx


(FC Porto goleia Rio Ave numa tarde de bom futebol)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover