25/01/17

Arquitetura - A aldeia de Zapalnya, na Bulgária, foi abandonada em 1965, juntamente com duas aldeias vizinhas, devido à construção de uma barragem, sendo que inquenta anos depois, apenas uma igreja sobrevive na paisagem do lago artificial criado então.



«ZAPALNYA: A CIDADE BÚLGARA ENGOLIDA PELA BARRAGEM

Vilarinho das Furnas e a Aldeia da Luz são duas das vítimas portuguesas de barragens, mas o fenómeno é global e atinge todos os países que investem na construção destas infra-estruturas.

A aldeia de Zapalnya, na Bulgária, foi abandonada em 1965, juntamente com duas aldeias vizinhas, devido à construção de uma barragem. Cinquenta anos depois, apenas uma igreja sobrevive na paisagem do lago artificial criado então.

Nos últimos anos, a igreja de St. Ivan Rilski tornou-se num local de peregrinação turística. O resto das casas foram destruídas com o tempo, mas a presença da igreja não deixar que os búlgaros se esqueçam de Zapalnya e dos seus habitantes.

Localizada a 280 da capital da Bulgária, Sofia, esta reserva é um local de eleição para pescadores e fotógrafos. Segundo a revista Vagabond, editada na Bulgária mas de língua inglesa, o cemitério da antiga aldeia é por vezes visível, quando o nível das águas está baixo.» in http://greensavers.sapo.pt/2017/01/25/zapalnya-a-cidade-bulgara-engolida-pela-barragem/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover