19/01/17

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto 30 vs Avanca 17 - O FC Porto aumentou para quatro os pontos de vantagem na liderança do Andebol 1, ao bater esta quarta-feira o Avanca, em partida em atraso da 17.ª jornada da primeira fase da prova.



«VANTAGEM ALARGADA PARA QUATRO PONTOS NO TOPO DO ANDEBOL 1

Vitória por 30–17 na receção ao Avanca, em jogo em atraso da 17.ª jornada. Gustavo Rodrigues marcou oito golos.

O FC Porto aumentou para quatro os pontos de vantagem na liderança do Andebol 1, ao bater esta quarta-feira o Avanca, por 30-17, em partida em atraso da 17.ª jornada da primeira fase da prova. Os azuis e brancos, que mantiveram o pleno em 2016/17 – 26 vitórias em 26 partidas, 19 delas na principal competição nacional –, têm 57 pontos e são seguidos pelo Sporting, com 53, após um encontro que foi especialmente difícil na primeira parte (11-11). Porém, na segunda, os Dragões dispararam no marcador (parcial de 19-6), com Gustavo Rodrigues em destaque (oito golos, cinco deles no decisivo período entre os 30 e os 45 minutos) e Areia, regressado de lesão, a ser o mais aplaudido.

A primeira parte ficou marcada por várias falhas técnicas de parte a parte (a estatística contabiliza 15 para o FC Porto e 22 para o Avanca), o que é particularmente invulgar no caso dos Dragões, que permitiram vários contra-ataques aos forasteiros em perdas de bola sem grande oposição. Aos dez minutos o resultado era apenas de 3-2, favorável aos azuis e brancos, mas depois o acerto no ataque subiu e chegou-se aos 22 minutos com 10-6, na maior vantagem da etapa inaugural. Porém, o FC Porto marcaria apenas um golo até ao intervalo, num parcial de 1-5 em oito minutos que permitiu ao Avanca chegar ao intervalo com um empate (11-11).

Pedia-se uma entrada diferente na segunda parte e foi precisamente isso que aconteceu. A fraca pontuação sugeria que o problema estava no ataque, mas a melhoria do FC Porto começou com uma defesa mais enérgica e uma subida dos níveis de concentração. O resultado foi um parcial de 6-0 para os portistas, com o Avanca a conseguir marcar apenas oito minutos e meio depois do recomeço (17-12). A equipa do distrito de Aveiro está a fazer um ótimo campeonato (é sexta classificada) e tem bons executantes (nomeadamente na primeira linha, como o cubano Pedro Veitia), mas a parte daqui não mais se voltou a equilibrar.

Hugo Laurentino tomou conta da baliza na segunda parte em grande estilo (nove defesas, duas delas a livres de sete metros) e os últimos dez minutos permitiram também o regresso à competição de António Areia, após uma paragem por lesão de 41 dias. O jogo – em que não participaram o lesionado Alexis Borges e o castigado Victor Iturriza – teve ainda a curiosidade de apenas terem sido marcados dois livres de sete metros em dez tentativas por ambas as equipas, seis delas pelos Dragões (Gustavo Rodrigues foi o único portista a converter).

FICHA DE JOGO

FC PORTO-AVANCA, 30-17 
Andebol 1, 1.ª fase, 17.ª jornada
18 de janeiro de 2017
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Alberto Alves e Jorge Fernandes

FC PORTO: Alfredo Quintana (g.r.), Nikola Spelic (4), Gustavo Rodrigues (8), Rui Silva (1), Daymaro Salina (2), José Carrillo e Ricardo Moreira (6)
Jogaram ainda: Marko Matic (3), Miguel Martins (2), Yoel Morales (1), Felipe Santaela, Leandro Semedo, Hugo Laurentino (g.r.), Hugo Santos, António Areia (2) e Rui Ferreira (1)
Treinador: Ricardo Costa

AVANCA: Luís Silva (g.r.); Pedro Veitia Valdez (6), Miguel Baptista (4), Alberto Silva, Reinier Dranquet (2), Jenilson Monteiro (2) e Carlos Santos 
Jogaram ainda: Eduardo Mendonça, Ricardo Mourão (1), Ruben Ribeiro, Diogo Oliveira (2), Alejandro Carreras (g.r.) e Pedro Pires
Treinador: Carlos Martingo

Ao intervalo: 11-11.» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/andebol-fc-porto-avanca-2016-2017.aspx


Andebol: FC Porto-Avanca, 30-17 (Andebol 1, 17.ª jornada, 18/01/17)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover