24/01/17

Ambiente e Ecologia - A Força Aérea recebeu esta terça-feira um alerta da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) sobre “uma potencial mancha de poluição localizada na zona Norte de Portugal” que ocupa, à superfície, uma área equivalente a cerca de 126 campos de futebol.



«Mancha de poluição com 900 km2 detectada no mar a norte de Portugal

Área afectada situa-se sobretudo em águas espanholas, com uma pequena parte em águas portuguesas. Causas são ainda desconhecidas.

A Força Aérea recebeu esta terça-feira um alerta da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA) sobre “uma potencial mancha de poluição localizada na zona Norte de Portugal” que ocupa, à superfície, uma área equivalente a cerca de 126 campos de futebol.

A mancha de poluição ocupa uma área situada sobretudo em águas espanholas, com uma pequena parte em águas portuguesas, assegura a Força Aérea em comunicado.

“Segundo nos foi possível aferir, não existe risco de a mancha atingir as zonas costeiras de Portugal ou de Espanha”, esclarece. Não foi possível aferir as causas de origem da mancha.

O alerta foi também recebido pela Marinha, que solicitou o apoio de uma aeronave para avaliar a mancha.

Foi então activada uma aeronave C-295M de Vigilância Marítima, da Esquadra 502 – “Elefantes”, “que possui na sua configuração um sistema de gestão de informação que gere diversos sensores dedicados à detecção e avaliação de poluição marítima”, pode ler-se no comunicado do Estado Maior da Força Aérea (EMFA).

A tripulação da aeronave verificou a área e confirmou que se trata de uma mancha de poluição causada por derrame de combustível.

“Na prática”, diz o EMFA, traduz-se em cerca de 900 km2 – o equivalente a cerca de 126 campos de futebol - de área afectada. Em profundidade, o volume estimado de ocupação é de 329 metros cúbicos a 3.775 metros cúbicos.» in http://rr.sapo.pt/noticia/74228/mancha_de_poluicao_com_900_m2_detectada_no_mar_a_norte_de_portugal?utm_source=rss

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover