05/01/17

Desporto Futebol Arbitragens - Numa altura em que as arbitragens voltam a estar sob fogo, o SAPO Desporto recorda as temporadas em que não havia nomeações e a escolha dos árbitros recaia na sorte das ‘bolinhas’.



«Nas épocas de sorteio, Sporting foi campeão duas vezes, FC Porto quatro

Analisamos as épocas em que a escolha de árbitro para os jogos era através de um sorteio.

Numa altura em que as arbitragens voltam a estar sob fogo, o SAPO Desporto recorda as temporadas em que não havia nomeações e a escolha dos árbitros recaia na sorte das ‘bolinhas’.

O sorteio surgiu em dois momentos do campeonato português. O primeiro, mais curto, surgiu entre 1991 e 1993, numa altura em que se começou a falar da separação entre a Primeira Divisão e a Primeira Liga.

“Quase todos os clubes ligavam a pedir árbitros. Os clubes não se entendiam e tive que tomar uma atitude: fazer o sorteio. Fiz o primeiro sorteio público em Portugal. E orgulho-me de ter sido um sucesso. Os jornalistas tiravam as bolas. O sorteio era condicionado. Não poderia ser puro. Um principiante num jogo de elevado grau de dificuldade como um clássico tem de ser um internacional ou um pré-internacional. Era contraproducente ser de outra forma. Mas nunca se fez um sorteio com menos de três árbitros”, disse, em 2013, Fernando Marques, presidente na altura do então designado Conselho Nacional de Arbitragem.

Durante essas três temporadas, Benfica sagrou-se campeão e o FC Porto conquistou o campeonato por duas vezes consecutivas.

O segundo momento em que o futebol português conheceu a sorte das ‘bolinhas’ foi em 1998, altura em que pairava um clima de forte suspeição na arbitragem. Este modelo vigorou até 2002/03, época em que foram retomadas as nomeações.

No primeiro ano que vigorou o sorteio de árbitro, o FC Porto sagrou-se pentacampeão, seguindo-se duas conquistas do Sporting (1999-2000 e 2011/02)m outra do Boavista (2000/01). A temporada de 2002/03 terminou com um FC Porto campeão.

No final da década de 90, FC Porto e Sporting votaram contra, assim como Belenenses e Vitória de Guimarães. Em 2015, Dragões e Leões assumiram que querem ver reposto o modelo do sorteio para a escolha de árbitros.» in http://desporto.sapo.pt/futebol/primeira_liga/artigo/2017/01/05/nas-epocas-de-sorteio-de-arbitros-sporting-foi-campeao-duas-vezes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover