24/11/15

Televisão - A atriz da TVI, Sofia Ribeiro, usou a rede social Facebook para revelar que tem cancro da mama.



«Sofia Ribeiro. Quando o cancro bate à porta

A atriz da TVI usou a rede social Facebook para revelar que tem cancro da mama. "Quem me conhece de perto, e vocês também já me conhecem um bocadinho, sabem que não sou de desistir."

“Tenho uma difícil notícia para vos dar…” É assim que começa o post escrito e publicado por Sofia Ribeiro na sua conta de Facebook. A atriz de 31 anos usou a rede social onde acumula mais de 150 mil seguidores para revelar que no dia 13, “sexta-feira 13”, foi-lhe diagnosticado um cancro da mama. “Não há forma fácil de o dizer. É esta a verdade”, lê-se na respetiva página. 

É num longo texto que a artista associada à ficção nacional promovida pela TVI abre o jogo, admitindo o medo que sente: “Medo de perder os meus, medo de perder o meu trabalho, o meu futuro, medo do incerto, medo de tudo e mesmo assim medo de nada.” Apesar do receio, Sofia Ribeiro promete lutar e enfrentar de frente o “início de uma grande batalha”. “Quem me conhece de perto, e vocês também já me conhecem um bocadinho, sabem que não sou de desistir. Toda a vida lutei e vou continuar a fazê-lo, juro por tudo, por Deus, juro por mim e por todos os que acreditam em mim.” 

Num mesmo tom confessional, a artista solicita respeito e apoio, pedindo ainda que não tenham “pena”. Até ao momento, o post escrito na primeira pessoa já chegou a milhares de pessoas, pelo menos a julgar pelos quase 90 mil gostos e cerca de 17 mil partilhas. 

Tal como Sofia Ribeiro, já outras figuras da cultura portuguesa enfrentaram a mesma doença. Exemplo disso é a atriz Fernanda Serrano que descobriu que tinha um ‘caroço’ poucas horas antes de ser mãe, já lá vão quatro anos. A também ex-modelo chegou a documentar em livro — lançado em meados de 2013 — a experiência vivida, considerando medos, dúvidas e angústias associadas ao seu diagnóstico, coisas tão específicas como a vergonha que tinha em ficar nua à frente do marido, Pedro Miguel Ramos. 

Também Simone de Oliveira escreveu um livro, Nunca Ninguém Sabe, para falar abertamente sobre a condição que a fez submeter-se a uma mastectomia. Em agosto de 2003, a cantora portuguesa fazia um relato cru e real à revista CARAS: “Quando me diagnosticaram o cancro da mama e fui operada (…) a grande crise de desespero, raiva e medo que explodiu no quarto do hospital foi amenizada pelas mãos e pela voz do meu filho. Ajoelhado aos pés da minha cama, dizia-me: ‘Ó mãe, eu estou aqui, olha para mim, olha para mim…’ Nunca vou esquecer a força que ele me deu.”

Poucos dias antes de Sofia Ribeiro receber o diagnóstico, o Observador dedicava um extenso trabalho à doença que, todos os anos, afeita mais de 6.000 mulheres portuguesas, sendo que apenas uma percentagem recebe a notícia antes de completar os 40 anos. » in http://observador.pt/2015/11/24/sofia-ribeiro-cancro-bate-porta/


(Sofia Ribeiro quer ajudar a mãe)


Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover