22/11/15

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 68 vs Galitos 62 - FC Porto venceu o Galitos em partida da 9.ª jornada da Liga.



«DRAGÕES ARRANCAM PARA A VITÓRIA NA SEGUNDA PARTE

FC Porto venceu o Galitos por 68-62 em partida da 9.ª jornada da Liga.

O FC Porto venceu, este domingo, o Galitos por 68-62 em encontro da nona jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol, disputado no Dragão Caixa. Foi uma vitória suada dos portistas, a quem pareceu faltar sempre um pouco de intensidade e agressividade, fruto também da excelente exibição da equipa contrária. Com este resultado, os Dragões colocaram-se no segundo lugar da competição, com 15 pontos, a um ponto apenas do líder Benfica.

Foi uma entrada pouco assertiva dos Dragões, que foram pouco eficazes no ataque e deram demasiado espaço aos barreirenses na defesa. Com nove pontos só neste período, o visitante Jarred Jackson (acabou o jogo com 25 pontos marcados) esteve imparável, pelo que foi sem surpresa que o Galitos terminou o primeiro período com uma vantagem de 22-14. Moncho López fez algumas correcções na equipa e os azuis e brancos começaram a ser mais agressivos e a sair rapidamente para o contra-ataque pelo que, a 6m24 do intervalo, os portistas passaram para a frente no marcador - 26-24, com um triplo de Arnette Hallman. 

O Galitos reagiu e, ao intervalo, o FC Porto perdia por 34-33, com a estatística a explicar um pouco do que se passava no jogo: a eficácia nos dois pontos era penalizadora para os Dragões (29% contra 37% dos visitantes) e nos triplos o cenário não melhorava (30% contra 46%), o que fazia com que tivessem apenas 29% de eficácia no final da primeira parte. Nick Washburn (6 pontos e 7 ressaltos), José Silva (5 pontos) e Seth Hinrichs (4 pontos e 4 ressaltos) cotaram-se como os melhores dos Dragões neste período, que tinham como indicador positivo os ressaltos (23) e o domínio nas tabelas.

Pedro Bastos deu o mote com 2m25 decorridos na segunda metade, ao concretizar um lançamento triplo que devolveu a liderança no marcador aos Dragões (39-38), mas a equipa não acompanhou e a eficácia nos lançamentos manteve-se reduzida. Mais aguerridos na defesa, impedindo o adversário de tentar o lançamento interior, aos comandados de Moncho López - apesar da boa prestação de Albert Fontet, poderoso nos ressaltos - faltava um clique para se lançarem para a frente. Ferrán Ventura (com um triplo a 2m55 para o final do terceiro período, fazendo o 43-42) deu expressão ao bom momento da equipa, voltando a concretizar um tiro exterior a um minuto do final do período. A eficácia dos portistas nos lances livres aumentou para 70% e esse foi um dos factores que levou o resultado para uns justos 54-45.

A equipa visitante diminuiu a vantagem dos portistas para uma distância máxima de seis pontos, mas Ferrán Ventura voltou ao activo e, a 5m30 do final, concretizou mais um triplo (63-54), igualando Albert Fontet com nove pontos na lista de melhores marcadores dos comandados de Moncho López. O Galitou reduziu a diferença logo de seguida, prometendo um jogo intenso até ao fim da partida; à entrada para o último minuto, a vantagem dos portistas era de apenas dois pontos (64-62) e, a 18 segundos do final, Pedro Bastos converteu dois lances livres (66-62) que acabaram por decidir o jogo, que terminou com 68-62.

Vitória sofrida dos portistas, numa partida em que os destaques naturais vão para Albert Fontet (MVP, com 9 pontos e 10 ressaltos), Ferrán Ventura (10 pontos) e Nick Washburn (6 pontos e 14 ressaltos). O próximo jogo dos Dragões é na Holanda, frente ao ZZ Leiden, na VIJF Meihal Arena, pelas 19h30 de Portugal Continental, em encontro da quinta jornada do grupo G da FIBA Europe Cup.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-GALITOS, 68-62 
Liga Portuguesa de Basquetebol, 1.ª fase, 9.ª jornada
22 de Novembro de 2015
Dragão Caixa, no Porto

Árbitros: Fernando Rocha, Pedro Maia e Pedro Lourenço

FC PORTO: José Silva (5), Brad Tinsley (2), Nick Washburn (6), André Bessa (4) e Seth Hinrichs (6)
Jogaram ainda: António Monteiro (2), Albert Fontet (9), João Gallina (3), Ferrán Ventura (10), Pedro Bastos (8), Arnette Hallman (9) e Miguel Queiroz (4)
Treinador: Moncho López

GALITOS: Jarred Jackson (25), Henrique Piedade (9), Artur Castela (6), Miguel Minhava (5) e Ismael Aguillar (4)
Jogaram ainda: Diogo Correia, Carlos Dias, Jacques Conceição (7) e Pedro Belo (6)
Treinador: André Martins

Parciais: 14-22; 33-34; 54-45» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/basquetebol-fcporto-galitos-221115.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover