06/11/15

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 77 vs ZZ Leiden 51 - Dragões receberam e venceram o ZZ Leiden na segunda jornada do Grupo G.



«EXIBIÇÃO DE LUXO VALE PRIMEIRA VITÓRIA NA TAÇA DA EUROPA

​Dragões receberam e venceram o ZZ Leiden (77-51) na segunda jornada do Grupo G.

​O FC Porto bateu esta quinta-feira os holandeses do ZZ Leiden (77-51), no Dragão Caixa, somando assim a primeira vitória no Grupo G da Taça da Europa da FIBA. Os azuis e brancos somam agora três pontos e estão em igualdade com o KRKA Novo Mesto na segunda posição do agrupamento, seguindo-se na próxima ronda uma viagem à Alemanha para defontar o líder Frankfurt Skyliners, em jogo marcado para dia 11 de Novembro, às 18h30 (em Portugal Continental).

Naquele que foi o primeiro jogo europeu de basquetebol da história do Dragão Caixa, o FC Porto assinalou o momento em grande estilo no período inicial, bem como no resto da partida, protagonizando dez minutos de um nível elevadíssimo e, porque não, ao ritmo de Pedro Bastos. O camisola 15 dos Dragões apontou 11 pontos, nove dos quais em lançamentos exteriores (3/3), e catapultou os azuis e brancos para uma dúzia de pontos de vantagem no primeiro período (26-14), sustentados também numa defesa agressiva, além da pontaria afinada no ataque.

Os portistas não tiraram o pé do acelerador e continuaram francamente por cima, não só no jogo jogado, mas também no marcador. A defesa do FC Porto manteve uma pressão que os holandeses não souberam contrariar e a vantagem nunca baixou dos dois dígitos no caminho para o intervalo, que chegou, claro está, com os Dragões na frente (45-31). Mais pontos, mais ressaltos (19-15), mais assistências (10-6) numa primeira parte que terá sido, muito provavelmente, a melhor do FC Porto esta temporada.

O intervalo não quebrou o ritmo portista e o domínio tornou-se ainda mais claro no reatamento (21-6). A performance avassaladora dos Dragões permitiu, entre outras coisas, um parcial de 17-0 que decidiu definitivamente o destino do encontro e não deixou dúvidas quanto ao vencedor. Se o ataque funcionou a todo o vapor, a defesa azul e branca revelou-se verdadeiramente sufocante e foi a chave-mestra de um triunfo tão expressivo quanto assinalável (77-51), que recoloca o FC Porto na luta por uma vaga na próxima fase da competição.

Tal como na estreia, frente ao KRKA Novo Mesto, na Eslovénia, Pedro Bastos (18 pontos) cotou-se como o melhor marcador do FC Porto e voltou a assinar uma grande exibição, bem secundado por José Silva (11 pontos), Nick Washburn (9 pontos e 10 ressaltos) e Arnette Hallman (9 pontos e 7 ressaltos), ainda que se torne quase injusto assinalar destaques individuais numa noite em que o mérito da vitória foi claramente do colectivo liderado por Moncho López.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-ZZ LEIDEN, 77-51
Taça da Europa, Grupo G, 2.ª jornada
5 de Novembro de 2015
Dragão Caixa

Árbitros: Regis Bardera (França), Petr Hrusa (Rep. Checa) e Marko Vladic (Áustria

FC PORTO: Pedro Bastos (18), José Silva (11), Arnette Hallman (9), Seth Hinrichs (6) e Albert Fontet (3)
Jogaram ainda: Brad Tinsley (6), Nick Washburn (9), André Bessa (6), Miguel Queiroz (2), Ferrán Ventura (2), João Gallina (1) e António Monteiro (4)
Treinador: Moncho López

ZZ LEIDEN: Kasper Averink, Worthy De Jong (14), Hieronymus Van Der List (10), Mohamed Kherrazi (8) e Thomas Koenis (10)
Jogaram ainda: Rogier Jansen (4), Deronn Scott, Jan Driessen (2), Frederic Stutz (3) e Bastiaan Nelemans
Treinador: Eddy Casteels

Ao intervalo: 45-31» in http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/FC-Porto-ZZ-Leiden-2a-jornada-FIBA-Europe-Cup.aspx


Basquetebol: FC Porto-ZZ Leiden, 77-51 (Taça da Europa da FIBA, 2.ªj, 05/11/15)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover