13/11/15

Amarante Literatura - O Centro Escolar Ilídio Sardoeira (CEIS) promoveu, a 7 de novembro, uma cerimónia pública de homenagem ao professor, escritor, poeta e conferencista Ilídio Sardoeira, este ano, assinala-se o centenário do seu nascimento.



«Amarante: Ilídio Sardoeira foi homenageado no centenário do seu nascimento
12/11/2015, 11:09

O Centro Escolar Ilídio Sardoeira (CEIS) promoveu, a 7 de novembro, uma cerimónia pública de homenagem ao professor, escritor, poeta e conferencista Ilídio Sardoeira. Este ano, assinala-se o centenário do seu nascimento.

Helena Leite, coordenadora do Centro Escolar Ilídio Sardoeira referiu tratar-se de uma “justa e merecida homenagem a um professor exemplar que diz ter aprendido, ensinando”. José Luís Gaspar presidiu à cerimónia que contou ainda com a presença de Dina Sanches – Diretora do Agrupamento de Escolas de Amarante; Prof. António Cardoso – amigo de Ilídio Sardoeira e diretor do Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso; Isabel Teixeira – afilhada e herdeira do espólio de Ilídio Sardoeira. O presidente do Município destacou a “relevante intervenção política e social de Ilídio Sardoeira – um cidadão que faz falta a Amarante e também ao país”.

O ator Fernando Soares declamou poemas de Ilídio Sardoeira. A cerimónia ficou ainda marcada pela inauguração da fotografia de Ilídio Sardoeira no átrio do Centro Escolar e pelas pinturas no exterior. De referir que as pinturas realizadas no muro foram efectuadas por jovens europeus da Casa da Juventude de Amarante.

Ilídio Sardoeira nasceu na freguesia de Canadelo em 12 de novembro de 1915. Licenciado em Ciências Biológicas foi professor e diretor da "Voz do Marão" e "Alma Nova" e colaborador de muitas publicações, entre as quais as revistas "Vértice", "Seara Nova", "Labor", "Lusíada" e "Átomo".

De entre os escritos que publicou, encontram-se: "A minha Aldeia", "Pascoaes - um Poeta de sempre", "Provas", "História do Sangue"", "Nota à margem de dois livros" e "Influências do Principio da Incerteza no Pensamento de Pascoaes.» in http://www.averdade.com/pagina/seccao/19/noticia/11502

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover