02/12/12

Amarante - O Sr. Padre Amaro Gonçalo, numa homenagem aos 100 anos da Dona Etelvina do Café Bar!



«Hoje faz anos a Dona Etelvina!

Hoje faz 100 anos a minha amiga dona Etelvina, mãe do Sr. Maximino, do Café Bar, frente à Igreja de São Gonçalo. Quero dar graças a Deus, pela sua vida, feita de entrega, de bondade, de prontidão, de mansidão, de ternura. Pequenina, bela, meiga, esta senhora foi como uma «mãe», para mim, nos meus primeiros anos de pároco em Amarante. Lavava-me a roupa, tão prontamente que no mesmo dia a secava e passava a ferro. Trazia-me, do café, uns croissants divinais e, de vez em quando, umas garrafas de vinho. Fazia (até muito pouco tempo) a recolha das ofertas na missa, até que um dia reparei que ela recebia com uma mão e dava com a outra. Interroguei-a sobre o facto e soube que ela levava rebuçados no bolso, que ia distribuindo às crianças, na Missa, à medida que atravessava a assembleia, de cesta na mão. Uma mulher, de uma bondade que me tocou tão profundamente, que jamais esqueço. Há dias fui visitá-la, e ela lá me recebeu «como um filho» (assim gosta de dizer). Espero, hoje, ao fim do dia, poder ir dar-lhe um beijo e dizer-lhe um «obrigado», porque é a única palavra que se ajusta à minha incapacidade de dizer mais e muito mais. Felicidades, para a «Etelviniha». Até logo, se Deus quiser.» in https://www.facebook.com/amaro.goncalo/posts/4941353302765?comment_id=86731660&notif_t=feed_comment
--------------------------------------------------------------------------
Parabéns à Dona Etelvina pelos seus 100 anos e ao Sr. Padre Amaro Gonçalo, por mais uma mostra da sua forma de estar e pelo seu Amor a tudo a que Amarante diz respeito!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover