«Amarante - Urgência do Novo Hospital abriu hoje
Com um atraso de dois anos, a urgência básica do novo hospital de Amarante, unidade do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), entrou hoje em funcionamento.
Os utentes da região podem optar entre a urgência de Amarante e a de Penafiel, sendo certo que a do Padre Américo continua a ser a única capaz de responder às urgências mais graves.
Na quarta-feira começou a funcionar o internamento de medicina interna e ontem iniciou-se a consulta externa. As valências de hospital de dia e consulta externa de psiquiatria já tinham entrado em funcionamento no dia 30 de maio.
José Luís Catarino, presidente do Conselho de Administração do CHTS, explica que os atrasos ficam sobretudo a dever-se “ao rigor imposto nos custos desta obra, que teve só um simples desvio de 0,7%” de um total de investimento de cerca de 34 milhões de euros.
A unidade de Amarante do CHTS foi construída de raiz, como hospital de referencia em cirurgia em ambulatório, foi edificado junto à via do Tâmega. As valências utilizam, na maioria dos casos, equipamentos novos. Ainda assim, vão ser utilizados meios transferidos do velho Hospital de S. Gonçalo, porque “não estamos em momento de despender dinheiros públicos”, justifica, Catarino.
O corpo clinico no CHTS é único que se vai desdobrando entre Amarante e Penafiel. O administrador clinico garante que programação inicial da Unidade de Amarante vai ser cumprida. O autarca local chegou a ameaçar o Estado com um processo caso não fosse cumprida o acordado com o então ministro da saúde, Correia de Campos.
António Orlando» in http://www.radioclube-penafiel.pt/_amarante__urgencia_do_novo_hospital_abriu_hoje
------------------------------------------------------------------------------------------
A Doutora Ana Paula Vitorino é que não convém processar por uma questão de... coerência política...
Sem comentários:
Enviar um comentário