19/12/12

Cidade de Chaves - A cidade de Chaves está à sua espera para um passeio de descoberta, dos monumentos históricos à boa mesa, passando pelas termas, abra a porta desta aventura transmontana!



«Roteiro Chaves: Património, termas e gastronomia em Trás-os-Montes!

A cidade de Chaves está à sua espera para um passeio de descoberta. Dos monumentos históricos à boa mesa, passando pelas termas, abra a porta desta aventura transmontana!

Está a planear as próximas miniférias ou aquele passeio de fim de semana em família há tanto tempo por concretizar? Em Chaves, nem imagina a quantidade de coisas que vai poder descobrir, experimentar e saborear.

Chaves está mais bonita do que nunca. O acolhedor centro histórico e a área de lazer junto ao rio Tâmega são um convite a um passeio tranquilo. Sem pressas, comece pelo Castelo, onde está instalado o Museu Militar, e aprecie a melhor vista da cidade. Divirta-se nos jardins e tire fotografias aos miúdos (eles vão adorar montar os canhões do Castelo!). No interior das muralhas, passeie pelas Vias Augustas, um conjunto de ruas estreitas repletas de casas pintadas com cores vivas. Aqui perto encontra o Museu da Região Flaviense, que apresenta um dos mais completos e interessantes espólios do mundo romano.

Na ampla Praça de Camões poderá observar a Igreja Matriz de Santa Maria Maior, de estilo românico, e logo ao lado a Igreja da Misericórdia, de estilo barroco. Continue o percurso em direção ao ex-líbris de Chaves, a Ponte Romana sobre o Tâmega. Pelo caminho, não deixe de reparar nas poldras, uma passagem de pedras sobre o rio (mas pense duas vezes antes de atravessar, pois é perigoso). De visita obrigatória é também o imponente Forte de São Neutel, o Forte de São Francisco e o interessante Museu Ferroviário.

Chaves é conhecida pelas águas quentes. É imperdoável despedir-se desta belíssima cidade transmontana sem sequer visitar o parque termal. Situado numa das extremidades do jardim do Tabolado, sente-se ao lado da buvete e beba um copo de água quente. A água sai da nascente à temperatura de 73 graus, pelo que deve deixá-la arrefecer durante alguns minutos.

O passeio só fica completo quando provar as delícias e pratos típicos da gastronomia flaviense: o famoso presunto, os pastéis de Chaves, o folar de carne, o cabrito, a vitela, o porco bísaro e outras especialidades.

Para levar ou provar pastéis e folar de Chaves tome nota destes locais:

João Padeiro - O Rei dos Folares
Largo do Postigo, 9
É um dos pontos obrigatórios para quem pretende provar os melhores petiscos flavienses, como o folar ou os pastéis de Chaves. Com o bónus de poder confraternizar com o proprietário, o senhor João, uma figura castiça da cidade.

Pastelaria Maria
Largo do Município, 4
Há mais de 40 anos que esta casa produz pastéis de Chaves. Dizem os da terra que são os melhores da cidade. Com(prove) esta tentação de massa folhada recheada com carne picada de vitela.

Vidago ao voltar
No percurso de regresso, a vila de Vidago (dista quinze quilómetros de  Chaves), famosa pelas fontes termais e a água mineral, reclama uma paragem. A água é aqui engarrafada desde 1886 e pode ser provada diretamente da nascente. Se lhe apetecer prolongar a estadia, experimente pernoitar no luxuoso Vidago Palace Hotel. Este magnífico palácio, construído em 1910, está mais moderno, mas mantém o glamour de outros tempos. Renda-se totalmente ao encanto do SPA com a água mineral de Vidago (projetado pelo famoso arquiteto Álvaro Siza-Vieira) e ao pitoresco campo de golfe - o Golf Course Vidago Palace.

Onde dormir:
Hotel Aquae Flaviae
Vidago Palace Hotel
Quinta da Mata
Forte de São Francisco Hotel
Hotel Casino de Chaves

Onde comer:
Restaurante Adega do Faustino
Restaurante Carvalho
Restaurante Casa de Souto Velho (em Vidago)
Restaurante Salão Nobre - Vidago Palace Hotel
Restaurante Casa Os Três Lagares» in http://escape.sapo.pt/boa-vida/roteiros/chaves-roteiro-pelo-patrimonio-termas-gastronomia-tras-montes-11509813


(Um passeio pela cidade de Chaves)


(Destino Portugal - Chaves - Luiz Plácido)


(PORTUGAL - CHAVES)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover