«Revelado mistério da morte do faraó Ramsés III
Uma investigação concluiu que Ramsés III foi assassinado. Uma TAC e outros exames à múmia do faraó, falecido há três mil anos, concluiu que outra múmia esteve envolvida no crime.
Ramsés III é um dos mais icónicos faraós do antigo Egito, tendo inspirado a caracterização de Boris Karlof na série de filmes de terror iniciada em 1932 com "A Múmia". Uma nova investigação à múmia daquele governante da 20ª dinastina concluiu que foi assassinado.
A investigação não só concluiu que houve crime, algo que até agora não se tinha provado, como encontrou o presumível assassino: outra múmia, conhecida como a "Múmia Gritadora", que os historiados identificaram com Pentaura, filho de Ramsés III, e um dos implicados no complô palaciano para matar o faraó.
A múmia de Ramsés III apresenta uma barra no pescoço de uma escala tal que, de acordo com a nova análise, cortou a traqueia, a carótida e partiu a coluna vertebral.
Como a múmia de Ramsés tem o pescoço muito tapado, com várias camadas de linho, o ferimento não era visível. Agora, ao realizarem uma TAC às múmias de Ramsés e Pentaura, a equipa de cientistas liderada pelo paleontólogo e antropólogo Albert Zink, do Instituto para Múmias e o Homem do Gelo de Bolzano, Itália, descobriu a causa provável da morte.
A equipa de investigadores fez, também, um análise ao ADN das duas múmias, encontradas em 1881, cujos resultados "sugerem fortemente" que são pai e filho, escreve o diário espanhol "El País".
Pentaura é um dos alegados implicados num vasto complô, conhecido como a "Conjura do Harém" elaborado para matar Ramsés III, que incluía vários funcionários, uma rainha secundária, Tiy, e outras esposas do faraó.
A trama ganha contornos mais violentos, tendo em conta que alguns historiadores atribuem a expressão horrorizada da "Múmia Gritadora" a um processo de mumificação... em vida, ao ser derramada resina fervente pela garganta de Pentaura, que não estaria morto quando foi preparado para a última viagem.
Uma teoria que parece cair por terra à luz desta nova investigação, que encontrou indícios de que Pentaura terá sido estrangulado. Certo é que a mumificação não foi feita da forma habitual e é considerada, pelos estudiosos, como muito rudimentar. Provavelmente, uma forma de o castigar na outra vida.» in http://www.jn.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=2962597&page=2
Sem comentários:
Enviar um comentário