10/12/12

Marco de Canaveses - Testada nova tecnologia para tratar água, designadamente, no tocante à excessiva eutrofização da Albufeira do Torrão!



«Marco de Canaveses - Testada nova tecnologia para tratar água

"O objetivo é reduzir a concentração de fósforo solúvel presente na água, de modo a impedir a ocorrência do fenómeno de eutrofização", explica a Câmara do Marco em comunicado.

A autarquia explica que não tem encontrado no mercado qualquer produto que combata eficazmente a eutrofização da água - processo de degradação que sofrem os lagos e outros reservatórios naturais de água quando excessivamente enriquecidos de nutrientes - que se verifica no Torrão (rio Tâmega), "com grandes alterações do estado físico, químico e microbiológico".

Face à situação, a Câmara do Marco de Canaveses celebrou uma parceria com a TecMinho, a qual passará, numa primeira fase, pelo teste do material que será realizado, durante 30 dias, na piscina municipal exterior, com água retirada da albufeira.

Os resultados deste teste serão posteriormente debatidos e comunicados, acrescenta a fonte. O processo da eutrofização, que há vários anos afeta a albufeira do Torrão, está associado ao excesso de nutrientes na água, aumento da luminosidade e do calor.

Em termos visuais, a eutrofização manifesta-se pela coloração esverdeada do caudal, sobretudo nos meses mais quentes do ano, que se estende por vários quilómetros desde a barragem, no Torrão, até vários quilómetros a montante, em Amarante.

AO» in http://www.radioclube-penafiel.pt/_marco_de_canaveses__testada_nova_tecnologia_para_tratar_agua


(ÁGUA - problemas - Rio Tâmega Eutrofização)

   
(Eutrofização do Rio Tâmega em Amarante 07-10-2012)

   
(Destroços do rio Tâmega em Agosto de 2009)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover