30/03/22

Política de Energia - Cinquenta países já obtêm mais de um décimo da sua energia de fontes eólicas e solares, segundo revelou uma pesquisa do think tank de clima e energia Ember, que apontou que as fontes limpas já geraram 35% da eletricidade mundial em 2021.


«Mudanças climáticas: 35% da eletricidade mundial já é produzida por fontes limpas. Energia eólica e painéis solares representam 10% do total

Cinquenta países já obtêm mais de um décimo da sua energia de fontes eólicas e solares, segundo revelou uma pesquisa do think tank de clima e energia Ember, que apontou que as fontes limpas já geraram 35% da eletricidade mundial em 2021. Pela primeira vez, turbinas eólicas e painéis solares geraram 10% do total.

À medida que as economias do mundo recuperavam da pandemia da Covid-19 em 2021, a procura por energia disparou a um ritmo recorde, conforme se viu no aumento na energia do carvão, que subiu ao ritmo mais rápido desde 1985. Segundo a pesquisa, o crescimento da necessidade de eletricidade em 2021 foi equivalente a acrescentar uma nova Índia à rede mundial.

Portugal surge, nesta pesquisa, com 13,2% de energia garantida por fonte eólica, 2,2% por via solar, 3,8% por biomassa e 11,3% de hidrogénio, tendo reduzido a dependência do carvão para 0,9%. O gás natural representa 15,7% da energia no nosso país.

A participação do vento e do sol duplicou desde 2015, quando o acordo climático de Paris foi assinado – a mudança mais rápida para eólica e solar ocorreu na Holanda, Austrália e Vietname. Todos os três transferiram um décimo da sua procura de eletricidade de combustíveis fósseis para fontes verdes nos últimos dois anos. “A Holanda é um ótimo exemplo de um país de latitude mais setentrional, provando que não é apenas onde o Sol brilha, mas também ter o ambiente político certo que faz a grande diferença”, precisou Hannah Broadbent, responsável da Ember.

No entanto, a energia do carvão também teve um aumento notável em 2021, com a grande maioria do aumento da procura por eletricidade em 2021 a ter sido atendida por combustíveis fósseis, com a eletricidade a carvão a aumentar 9%, a taxa mais rápida desde 1985. Grande parte do aumento no uso de carvão ocorreu em países asiáticos, incluindo China e Índia.

Os cientistas garantem que a energia eólica e solar precisam crescer cerca de 20% a cada ano até 2030 para cumprir as metas climáticas e os autores da pesquisa garantiram que é “iminentemente possível”. “A eólica e a solar chegaram e oferecem uma solução para as múltiplas crises que o mundo está a enfrentar, seja uma crise climática ou a dependência de combustíveis fósseis, isso pode ser um verdadeiro ponto de virada”, finalizou Hannah Broadbent.» in https://multinews.sapo.pt/noticias/mudancas-climaticas-35-da-eletricidade-mundial-ja-e-produzida-por-fontes-limpas-energia-eolica-e-paineis-solares-representam-10-do-total/

#energia    #energiaeólica    #energiasolar    #ambiente    #ecologia     #mundo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover