11/03/22

Ambiente e Ecologia - Um especialista das Nações Unidas advertiu que estão a ser criadas “zonas de sacrifício” de poluição no mundo, onde dezenas de milhões de pessoas estão a sofrer com diversos problemas de saúde.


«Poluição: Milhões estão a sofrer em “zonas de sacrifício”, alerta a ONU

Um especialista das Nações Unidas advertiu que estão a ser criadas “zonas de sacrifício” de poluição no mundo, onde dezenas de milhões de pessoas estão a sofrer com diversos problemas de saúde.

“Há zonas de sacrifício em todo o mundo, em todas as regiões: no norte, no sul, no este, no oeste, em países ricos, em países pobres”, disse David Boyd ao The Guardian. O especialista em direitos humanos e do ambiente da ONU refere que as comunidades mais pobres são as mais afetadas pela contaminação ambiental.

Boyd avisa que milhões de pessoas estão expostas a problemas de saúde, incluindo cancro, doenças respiratórias, doenças cardíacas, mas também “problemas de saúde mental incríveis associados à vida nestes locais, porque as pessoas sentem-se exploradas, sentem-se estigmatizadas”.

Tudo isto viola os seus direitos humanos. “Os seus direitos à vida, à saúde, e o direito a um ambiente limpo, saudável e sustentável. Não é possível conciliar o direito fundamental a um ambiente saudável com estas condições ambientais absolutamente horríveis”, fez notar o especialista da ONU.

Num relatório, que vai ser apresentado na próxima terça-feira ao Conselho dos Direitos Humanos da ONU, Boyd indica que a poluição contribuiu para o dobro das mortes prematuras causadas pela Covid-19 nos primeiros 18 meses da pandemia.

O especialista revela que o relatório mostra que o número de mortes registadas nesse período de tempo foi de nove milhões. O cenário é pessimista, pois “a toxicidade do planeta Terra está a intensificar-se”.

O relatório aponta o dedo às empresas e indústrias, consideradas as principais culpadas pelo agravamento da poluição. Muitas ignoram os custos sociais e ambientais das suas políticas em prol das receitas financeiras. David Boyd apela por isso aos governos que imponham uma forte regulação às empresas que mais contribuem para a poluição.» in https://multinews.sapo.pt/noticias/poluicao-milhoes-estao-a-sofrer-em-zonas-de-sacrificio-alerta-a-onu/

(5 ilhas de Plástico | Lixos no Oceano)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover