04/03/22

Cidade de Chaves - Devido ao frio intenso que se está a fazer sentir são várias zonas do país estão cobertas por um manto branco de neve, como é o caso de Chaves.



«Fenómeno meteorológico raro: afinal, o que aconteceu em Chaves?

Devido ao frio intenso que se está a fazer sentir são várias zonas do país estão cobertas por um manto branco de neve, como é o caso de Chaves. Na cidade do distrito de Vila Real registou-se um “fenómeno raro” em Portugal, que está a conquistar as redes sociais.

De acordo com imagens divulgadas na página de Facebook Meteo Trás os Montes, esta manhã de quarta-feira, assistiu-se em Chaves ao congelamento de “névoa em suspensão”, o que faz com que se “precipitem flocos de gelo”.

Este fenómeno é, assim, “semelhante a uma nevada, mas não é neve”. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se que até amanhã se verifique uma “descida da temperatura mínima em todo o território do Continente”, sendo que são esperadas temperaturas mínimas entre os -4ºC e 8ºC e máximas entre os 5ºC e 17ºC, existindo a possibilidade de formação de neve, gelo e geada.

Mas a partir da madrugada de domingo prevê-se a substituição gradual de uma massa de ar polar por uma massa de ar com características de ar Ártico, sobre Portugal continental. “Como consequência, na próxima semana, a temperatura mínima deverá variar entre -6 e 6°C na generalidade do território e a temperatura máxima não ultrapassará os 14°C, estando previsto que os valores mais baixos sejam registados nas regiões do interior Norte e Centro”, refere a Direção-Geral de Saúde, citando o IPMA.» in https://greensavers.sapo.pt/fenomeno-meteorologico-raro-afinal-o-que-aconteceu-em-chaves/

 (Chaves fenómeno meteorológico... https://fb.watch/by6C_cw7aR/)


#portugal     #chaves    #meteorologia     #nevoeiro    #geada    #neve    #frio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Pin It button on image hover