31/03/22

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto 29 vs Montpellier 29 - FC Porto e Montpellier empataram na 1.ª mão do Play-off de acesso aos quartos de final da Liga dos Campeões.


«TUDO IGUAL AO INTERVALO 
31 DE MARÇO DE 2022 21:15

FC Porto e Montpellier empataram a 29 golos na 1.ª mão do Play-off de acesso aos quartos de final da Liga dos Campeões.

O FC Porto empatou nesta quinta-feira diante do Montpellier (29-29), no Dragão Arena, na 1.ª mão do Play-off de acesso aos quartos de final da Liga dos Campeões. A 2.ª mão está agendada para dia 6 de abril (quarta-feira), às 19h45 (FC Porto TV/Porto Canal), em Montpellier.

Embalados pela Nação Porto que encheu o Dragão Arena, os azuis e brancos entraram com tudo e a meio da primeira parte já venciam por 8-4, mas a partir daqui viu-se a versão mais forte do Montpellier. A equipa francesa foi atenuando a diferença no caminho para o intervalo e logrou mesmo passar para a frente, recolhendo aos balneários a vencer pela margem mínima no reduto portista (14-13).

O equilíbrio também foi a nota dominante da etapa complementar, mas a maior eficácia do Montpellier em termos ofensivos acabou por fazer a diferença no primeiro duelo da eliminatória. O FC Porto, como não poderia deixar de ser, deu tudo para não ir em desvantagem para França e conseguiu-o, muito por culpa de Sebastian Frandsen: a apenas três segundos do fim, o guarda-redes dinamarquês travou o livre de sete metros de Hugo Descat e segurou com grande categoria o empate a 29. António Areia, autor de seis golos, foi o melhor marcador portista.

“Foi um grande jogo e estou muito satisfeito com a forma como jogámos, mas defrontámos uma equipa muito boa. No ataque tivemos hipóteses de ganhar este jogo, sobretudo na segunda parte, mas cometemos alguns erros. O espírito de luta da nossa equipa foi fantástico e estou orgulhoso dos jogadores, deles e dos nossos adeptos, que criaram um ambiente incrível”, afirmou o treinador Magnus Andersson após a partida.

O FC Porto volta a entrar em campo no próximo sábado, às 18h00 (FC Porto TV/Porto Canal)), no Pavilhão Municipal Adelino Dias Costa, frente ao Avanca, em jogo a contar para a 22.ª jornada do Andebol 1.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-MONTPELLIER, 29-29

Liga dos Campeões, Play-off, 1.ª mão

31 de março de 2022

Dragão Arena

Árbitros: Vaidas Mazeika e Mindaugas Gatelis (Lituânia)

FC PORTO: Nikola Mitrevski e Sebastian Frandsen (g.r.); Pedro Valdés (2), Victor Iturriza (3), Pedro Cruz (3), Diogo Oliveira, Djibril M’Bengue (4), Rui Silva (2), Daymaro Salina (2), Ivan Sliskovic, Leonel Fernandes (3), Diogo Branquinho (2), António Areia (6), Miguel Alves, Jesus Hurtado e Fábio Magalhães (2)

Treinador: Magnus Andersson

MONTPELLIER: Marin Sego, Charles Bolzinger e Kevin Bonnefoi (g.r.); Alexis Berthier, Diego Simonet (5), Kyllian Villeminot (3), Hugo Descat (2), Lucas Pellas (3), Benjamin Bataille, Marko Panic, Arthur Lenne (3), Valentin Porte (1), Yanis Lenne (3), Karl Wallinius (5), Gilberto Duarte (3) e Veron Nacinovic (1)

Treinador: Patrice Canayer

Ao intervalo: 13-14» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220331-pt-tudo-igual-ao-intervalo

(1° Mão decidida no ultimo lance!!!|FC Porto 29-29 Montpellier HB| Final 4 champions league)

F.C. do Porto Natação - Kevins Apseniece alcançou os mínimos para estar nos Campeonatos da Europa de juniores na prova dos 200 metros mariposa dos Campeonatos Nacionais de juniores e seniores que estão a decorrer até domingo em Coimbra.


«KEVINS APSENIECE GARANTE MÍNIMOS PARA OS EUROPEUS DE JUNIORES 
31 DE MARÇO DE 2022 15:01

Em Coimbra, o nadador do FC Porto brilhou na prova dos 200 metros mariposa.

Kevins Apseniece alcançou os mínimos para estar nos Campeonatos da Europa de juniores na prova dos 200 metros mariposa dos Campeonatos Nacionais de juniores e seniores que estão a decorrer até domingo em Coimbra.

Além de garantir os mínimos para os Europeus da categoria nas eliminatórias matinas desta quinta-feira, o nadador do FC Porto também se sagrou campeão nacional júnior da distância.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220331-pt-kevins-apseniece-garante-minimos-para-os-europeus-de-juniores

#fcporto

30/03/22

Política de Energia - Cinquenta países já obtêm mais de um décimo da sua energia de fontes eólicas e solares, segundo revelou uma pesquisa do think tank de clima e energia Ember, que apontou que as fontes limpas já geraram 35% da eletricidade mundial em 2021.



«Mudanças climáticas: 35% da eletricidade mundial já é produzida por fontes limpas. Energia eólica e painéis solares representam 10% do total

Cinquenta países já obtêm mais de um décimo da sua energia de fontes eólicas e solares, segundo revelou uma pesquisa do think tank de clima e energia Ember, que apontou que as fontes limpas já geraram 35% da eletricidade mundial em 2021. Pela primeira vez, turbinas eólicas e painéis solares geraram 10% do total.

À medida que as economias do mundo recuperavam da pandemia da Covid-19 em 2021, a procura por energia disparou a um ritmo recorde, conforme se viu no aumento na energia do carvão, que subiu ao ritmo mais rápido desde 1985. Segundo a pesquisa, o crescimento da necessidade de eletricidade em 2021 foi equivalente a acrescentar uma nova Índia à rede mundial.

Portugal surge, nesta pesquisa, com 13,2% de energia garantida por fonte eólica, 2,2% por via solar, 3,8% por biomassa e 11,3% de hidrogénio, tendo reduzido a dependência do carvão para 0,9%. O gás natural representa 15,7% da energia no nosso país.

A participação do vento e do sol duplicou desde 2015, quando o acordo climático de Paris foi assinado – a mudança mais rápida para eólica e solar ocorreu na Holanda, Austrália e Vietname. Todos os três transferiram um décimo da sua procura de eletricidade de combustíveis fósseis para fontes verdes nos últimos dois anos. “A Holanda é um ótimo exemplo de um país de latitude mais setentrional, provando que não é apenas onde o Sol brilha, mas também ter o ambiente político certo que faz a grande diferença”, precisou Hannah Broadbent, responsável da Ember.

No entanto, a energia do carvão também teve um aumento notável em 2021, com a grande maioria do aumento da procura por eletricidade em 2021 a ter sido atendida por combustíveis fósseis, com a eletricidade a carvão a aumentar 9%, a taxa mais rápida desde 1985. Grande parte do aumento no uso de carvão ocorreu em países asiáticos, incluindo China e Índia.

Os cientistas garantem que a energia eólica e solar precisam crescer cerca de 20% a cada ano até 2030 para cumprir as metas climáticas e os autores da pesquisa garantiram que é “iminentemente possível”. “A eólica e a solar chegaram e oferecem uma solução para as múltiplas crises que o mundo está a enfrentar, seja uma crise climática ou a dependência de combustíveis fósseis, isso pode ser um verdadeiro ponto de virada”, finalizou Hannah Broadbent.» in https://multinews.sapo.pt/noticias/mudancas-climaticas-35-da-eletricidade-mundial-ja-e-produzida-por-fontes-limpas-energia-eolica-e-paineis-solares-representam-10-do-total/


#energia    #energiaeólica    #energiasolar    #ambiente    #ecologia     #mundo

Pessoas - Lai Tek nasceu no Vietname mas tornou-se famoso em muitos outros locais.


«Lai Tek, o espião fiel a três países

Indochina Francesa, Singapura e Malaya. Lai Tek nasceu no Vietname mas tornou-se famoso em muitos outros locais.

Em tempos de guerra, recorda-se um espião famoso. Que era fiel num lado, fiel no outro e fiel ainda em mais um sítio. Lai Tek (Phạm Văn Đắc seria o seu nome) nasceu no Vietname mas tornou-se famoso em muitos outros locais.

O jornal Smithsonian lembra o agente secreto que nasceu há cerca de 120 anos e que trabalhou para a França na colónia francesa Indochina (hoje Vietname, Camboja e Laos), depois tornou-se agente duplo a trabalhar para o Reino Unido, em Singapura e na Malaya (hoje Malásia, independente), e para o Japão ao mesmo tempo.

A sua prioridade nessas colónias era impedir o crescimento dos comunistas locais. Mas, mais tarde, virou outra vez de lado quando trabalhou para o Japão durante a II Guerra Mundial.

Um viciado nestes “jogos políticos”, foi dado como morto em mais do que um local. Mas continuava vivo e ia trabalhar para outro lado e para outro país.

O maior “traidor de todos os traidores” viveu também na China, na Rússia. Era comunista quando dava jeito, era anticomunista quando dava jeito.

No meio de muitas dúvidas sobre o que realmente estava a fazer em cada etapa da sua vida, o facto é que os serviços de espionagem de Lai Tek marcaram o panorama geopolítico na zona do Sudeste Asiático.

Terá sido fundamental no “travão” do espírito comunista nas regiões de Camboja e Laos, tendo contribuído para uma transferência pacífica de poderes dos britânicos para os locais.

E há um “pormenor”: o agente que travou o crescimento do comunismo foi líder do Partido Comunista da Malaya durante oito anos.

Chegou ao partido em 1934, como agente infiltrado do Reino Unido. Em 1939 já era líder dos comunistas.

Durante a II Guerra Mundial os japoneses executaram muitos comunistas mas Lai Tek saiu em liberdade – teria estabelecido um acordo e iria trabalhar como agente secreto para o Japão. Isto enquanto seria espião para os britânicos (que só souberam deste acordo depois da guerra) e já depois de ter espiado para os franceses.

Já tinha conseguido algo semelhante uns anos antes. Foi preso em 1925, por pertencer ao Partido Comunista da Indochina, mas conseguiu que as autoridades francesas o libertassem depois de ter garantido que lhes ia transmitir informações enquanto infiltrado.

Voltando a Malaya, pouco depois dessa libertação, ainda em 1942, reuniu todos os membros do Comité Central do partido numa cave. O local foi atacado pelas forças japonesas. Lai Tek não apareceu na reunião; disse que o seu carro tinha avariado.

Continuou a liderar o partido comunista até 1947. Nessa altura (13 anos depois da sua chegada) as dúvidas à volta de Lai Tek acumularam-se. Peculato, desvio de fundos para negócios secretos, traição.

Lai Tek encheu uma mala com quase todo o dinheiro do partido – um milhão de dólares – e desapareceu.

Passados poucos meses foi estrangulado pelos membros do próprio Partido Comunista de Malaya.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/lai-tek-o-espiao-fiel-a-tres-paises-470342

(The Mysterious Lai Teck)

F.C. do Porto Sub 15 Futebol: F.C. do Porto 5 vs Marítimo 1 - FC Porto venceu o Marítimo na primeira jornada do play-off de acesso à terceira fase do Campeonato Nacional de Juniores C.


«ESTREIA VITORIOSA PARA OS SUB-15 NO PLAY-OFF 
30 DE MARÇO DE 2022 12:40

FC Porto venceu o Marítimo (5-1) na primeira jornada do play-off de acesso à terceira fase do Campeonato Nacional de Juniores C.

Os Sub-15 começaram o play-off de acesso à fase de apuramento de campeão com o pé direito ao bater o Marítimo (5-1). Os jovens portistas colocaram-se em vantagem graças a um golo de Mateus Mide (22m), mas o Marítimo devolveu o jogo à estaca zero ainda antes do intervalo (38m). Na etapa complementar, Alassana Baldé (41m), Duarte Nogueira (44m),Tomás Peixoto (70m) e Leonardo Fajardo (80m + 1) assinaram os golos que carimbaram a vitória azul e branca.

No Campo da Caridade, em Ourém, os Sub-15 portistas, orientados por Nuno Pimentel, alinharam com Hélio Gonçalves, Edgar Antunes, Martim Cunha, Duarte Nogueira, Filipe Sousa (Miguel Rocha, 40m), Gonçalo Pinto, Alassana Baldé (André Miranda, 68m), Mateus Mide (Tomás Peixoto, 55m), Rodrigo Moreira (Leonardo Fajardo, 55m), Rodrigo Mora (Tiago Silva, 68m) e Manuel Miranda.

Na sexta-feira, os jovens Dragões defrontam o CF Os Marialvas na segunda jornada do play-off de acesso à terceira fase do campeonato (11h00).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220330-pt-estreia-vitoriosa-para-os-sub-15-no-play-off

Seleção Nacional de Futebol: Portugal 2 vs Macedónia do Norte 0 - Médio português marcou os dois golos diante da Macedónia do Norte, num jogo competente das cores nacionais.


«'Super Brunão' indica o caminho do Qatar e Portugal está no Mundial'2022

Médio português marcou os dois golos diante da Macedónia do Norte, num jogo competente das cores nacionais. Segue-se agora uma viagem até ao Qatar no final deste ano civil.

Esperávamos, e conseguimos aquilo que queríamos. Mesmo à portuguesa, ou seja, à última, a seleção de todos nós conseguiu o que ansiávamos há meses. O apuramento para o Mundial'2022. Bastava uma vitória, esta terça-feira, contra a Macedónia do Norte, e foi mesmo isso que alcançamos, com dois golos de um super Bruno Fernandes diante dos macedónios num lotadíssimo Estádio do Dragão, e que puxou pelas cores nacionais do início ao fim do jogo.

Tal como se esperava, a Macedónia do Norte apresentou-se em solo nacional com um cariz defensivo. A primeira parte ficou marcada por um equilíbrio inicial e muitas dificuldades da equipa nacional em quebrar a coesão defensiva do adversário.

Mas com o passar do tempo a seleção nacional conseguiu soltar-se de marcações da formação balcã, que foi, por uma vez ou outra, tentar um golpe de sorte junto da baliza de Diogo Costa.

Portugal teve grande parte da iniciativa de jogo deste o apito inicial do inglês Anthony Taylor, e foi com naturalidade que a primeira grande ocasião de perigo pertenceu aos comandados de Fernando Santos. Aos 14 minutos, Cristiano Ronaldo esteve muito perto de marcar. Isolado por Otávio, o capitão da seleção nacional apareceu na cara do guarda-redes adversário, mas o remate saiu ligeiramente ao lado do poste.

A equipa das quinas foi-se conseguindo libertar das apertadas marcações individuais dos jogadores da Macedónia do Norte, e foi precisamente numa pressão alta que o Estádio do Dragão quase que foi abaixo. Ristovski fez um mau passe que terminou nos pés de Bruno Fernandes. O médio entregou a bola ao capitão de equipa que, atento, viu o companheiro de seleção colocar-se em boa posição para rematar. A bola seguiu para os pés do camisola 11 que só teve de atirar para o fundo das redes adversárias. Os adeptos, que nunca deixaram de apoiar os jogadores, ficaram ainda mais animados com este golo de Bruno Fernandes aos 32 minutos.

E o segundo podia mesmo ter aparecido aos 42 minutos. Depois de ser servido por Pepe, Ronaldo cruzou para zona perigosa onde apareceu Diogo Jota que, rápido, se antecipou ao guarda-redes, mas atirou às malhas laterais. Cancelo também tentou a sorte em cima do intervalo, mas o remate saiu ligeiramente por cima.

Para a etapa complementar, a seleção de Portugal surgiu, nos primeiros minutos, a pressionar um pouco mais alto, e à procura de fazer a Macedónia do Norte cometer um erro na zona defensiva que permitisse aos lusitanos alcançar um golo que desse alguma tranquilidade no resultado.

Ronaldo, sempre muito saudado pelos adeptos presentes no Dragão, deu o primeiro aviso com um cabeceamento por cima da trave. Mas, a verdade, é que o segundo golo das cores nacionais acabaria por surgir aos 65 minutos, e numa irrepreensível jogada de contra-ataque.

Tudo começou num corte de Pepe a anular a investida de Bardhi. A bola sobrou para Bruno Fernandes, que correu mais de meio-campo antes de servir Diogo Jota. O avançado do Liverpool fez o que melhor sabe e tirou um cruzamento milimétrico para o coração da área onde o médio do Manchester United apareceu para encostar, com um remate forte.

Com o 2-0 no marcador, a equipa portuguesa geriu as contas do encontro, mas nem por isso deixou de procurar mais um golo para animar ainda mais os adeptos presentes no Dragão. E isso esteve mesmo perto de acontecer aos 79 minutos. Depois de um rápido contra-ataque, Bruno Fernandes cruzou para a área na direção de Ronaldo, mas Velkovski cortou pela linha de fundo.

A partida corria de feição às cores nacionais, e até houve tempo para Fernando Santos promover mais uma estreia na seleção nacional. Depois dos aplausos para o 'super Brunão', o engenheiro decidiu lançar em campo o jovem Vitinha, que tem sido um dos destaques no FC Porto esta época.

Termina assim a aventura portuguesa nesta fase de qualificação para o Mundial'2022, com a equipa nacional a selar o lugar no Qatar mesmo à última. O mais difícil vem aí no final do ano, num Campeonato do Mundo que ocorre fora das datas habituais. Mas o objetivo é sempre o mesmo: tentar um inédito título de campeão mundial para juntar ao de campeão europeu.» in https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1964120/portugal-macedonia-do-norte-hoje-e-dia-de-apanhar-o-comboio-para-o-qatar

(Portugal - Macédoine du Nord 2-0 Resumo | Qualifications pour la Coupe du monde 2022)

#portugal

#seleçãonacionaldefutebol

29/03/22

Amarante São Gonçalo - E temos no inicio da Primavera os jardins floridos, uma marca encantatória desta altura do ano...

(Amarante, São Gonçalo, portões da Primavera)


F.C. do Porto Atletas Internacionais - Reinaldo García prolongou o vínculo que o liga ao FC Porto até 2023.



«REINALDO GARCÍA PROLONGA CONTRATO COM O FC PORTO 
29 DE MARÇO DE 2022 15:00

Capitão azul e branco leva já 16 golos em 30 jogos na presente temporada.

Reinaldo García prolongou o vínculo que o liga ao FC Porto até 2023. O hoquista argentino de 39 anos chegou à Invicta em 2001, oriundo dos argentinos do Olimpia Patín Club, tendo atuado pelos azuis e brancos, numa primeira fase, até 2007, e contribuído para os primeiros seis títulos do decacampeonato alcançado entre 2001/02 e 2010/11. Nalo prosseguiu a carreira no Liceo da Corunha, onde esteve durante duas épocas, tendo ainda cumprido seis ao serviço do Barcelona antes do regresso ao FC Porto, clube que voltou a representar a partir de 2015/16. Em 2021/2022, o capitão leva já 16 golos apontados em 30 jogos, incluindo dois preciosos que ajudaram na conquista da Taça Intercontinental, o único troféu internacional que faltava no palmarés portista.

Nas primeiras palavras após a assinatura do novo vínculo, o 57 azul e branco descreveu o momento “como um sonho”, tendo reiterado o termo para explicar o que sente por “poder continuar a representar este emblema ao mais alto nível”. O capitão explicou que se cuida “bastante” porque “é a única maneira de continuar a um bom nível” e mantém a ideia de que “há sempre algo a melhorar, mesmo sendo o mais antigo da equipa”. Convidado a recordar os melhores títulos, elegeu “o primeiro, ainda em Fânzeres” e o seu “sétimo, o do regresso”, tendo destacado ainda um “chapéu” ao Benfica em 2017, um dos três golos que marcou nessa vitória por 9-7 em 2017 e que considerou “bonito”, apesar de não ligar “muito aos golos”. Por fim, sobre Jorge Nuno Pinto da Costa, afirmou que o presidente está “muito presente nas modalidades” e que tem com o dirigente máximo do clube uma relação “muito cordial”: “Todo o apoio que ele nos dá é fenomenal e com certeza vai continuar a fazê-lo”.

O sonho de renovar e de continuar num grande clube

“É como um sonho. Quando nós, atletas, começamos a jogar hóquei, temos a aspiração de chegar a seniores. Eu queria vir para a Europa e para um grande clube e, quando estás num clube como o FC Porto tantos anos, é um sonho. Não é fácil estar num clube desta dimensão tanto tempo, é preciso muito trabalho, sorte também, há vários fatores em jogo para isso acontecer. É um sonho poder continuar a representar este emblema ao mais alto nível e estou muito feliz por poder continuar aqui durante mais uma época. Quero continuar a trabalhar, foi assim que cheguei aqui e é assim que quero prosseguir.”

O segredo da longevidade competitiva

“Gosto de desafios e são tempos diferentes. Antigamente, acabava-se a carreira mais cedo, mas hoje há mais cuidados, o trabalho é mais específico e eu cuido-me bastante nesse sentido. É a única maneira, na minha idade, de continuar a um bom nível. Vou continuar a cuidar-me, a trabalhar diariamente e a tentar aprender com os meus colegas e com os erros. Há sempre algo a melhorar, mesmo sendo o mais antigo da equipa, é a minha maneira de pensar. Não sei tudo e é nisso que penso no dia a dia para poder continuar a evoluir.”

Os títulos de melhor memória

“Acho que não tenho um título de campeão nacional favorito, mas, a eleger um, escolho o primeiro, ainda em Fânzeres, porque foi o primeiro como sénior e o primeiro do “deca”, e depois o meu sétimo, o do regresso. Esse foi marcante porque era um novo projeto, o FC Porto não ganhava o campeonato há algum tempo e conseguimos com muito trabalho.”

O chapéu ao Benfica que fica eternizado

“Não ligo muito aos golos, sinceramente. Eu sou mais um jogador de construir, de assistir, mas logicamente que gosto de marcar golos, todos gostam. Há um de que me lembro: foi aqui no Dragão Arena, contra o Benfica, um chapéu que fiz ao guarda-redes e que para mim foi bonito. Nesse jogo, ganhámos bem ao Benfica e gostei desse golo.”

As qualidades de um presidente omnipresente

“Apesar de parecer que está só no futebol, o presidente está muito presente nas modalidades. Nos momentos importantes, ele está sempre aqui. A relação que tenho com ele é muito cordial, logicamente não falamos todos os dias, mas quando é preciso que algo aconteça ou quando precisamos de alguma coisa, está sempre disposto a ajudar-nos. Ele foi dirigente do hóquei em patins e tem um carinho especial pela modalidade. Todo o apoio que ele nos dá é fenomenal e com certeza vai continuar a fazê-lo.”» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220329-pt-reinaldo-garcia-prolonga-contrato-com-o-fc-porto

(REINALDO GARCÍA | Os títulos, a família, San Juan e o FC Porto)


História e Arqueologia - Uma nova descoberta arqueológica na Escócia trouxe lágrimas aos olhos dos cientistas, quando encontraram uma rocha esculpida pelos Pictos com formas geométricas, datada de há 1500 anos.


«“Descoberta de uma vida”. Rara rocha esculpida pelos Pictos com símbolos misteriosos

Os cientistas não sabem ao certo o que os símbolos significam, mas acreditam que se podem referir a um sistema de atribuição de nomes.

Uma nova descoberta arqueológica na Escócia trouxe lágrimas aos olhos dos cientistas, quando encontraram uma rocha esculpida pelos Pictos com formas geométricas, datada de há 1500 anos.

Os Pictos eram a população indígena de língua celta que viveram no norte e leste da Escócia e lideraram a resistência que impediu o sucesso da invasão romana no país.

A equipa descobriu inesperadamente a rocha, com 1.7 metros de comprimento, enquanto fazia uma pesquisa geofísica em Aberlemno, uma vila onde os Pictos viveram e onde outras pedras já foram encontradas, relata o Live Science.

A pedra incluiu formas geométricas com símbolos abstratos típicos dos Pictos, como ovais triplas, um pente e espelho, um crescente e discos duplos, com desenhos sobrepostos, o que indica que foram esculpidos em tempos diferentes. Não se sabe ao certo o que os símbolos significam, mas os autores acreditam que são um sistema que representa os nomes dos Pictos.

“É a descoberta de uma vida, genuinamente“, afirma James O’Driscoll, um dos arqueólogos da equipa, num vídeo da Universidade de Aberdeen. Apenas 200 destas rochas foram encontradas até agora, incluindo uma que retratava cenas da Batalha de Nechtansmere — uma vitória dos Pictos sobre o reino anglo-saxónico de Nortúmbria.

Esta rocha foi encontrada no início de 2020, com a equipa a notar anomalias subterrâneas que sugeriam que lá estariam destroços da comunidade. Os cientistas escavaram assim mais fundo para descobrirem o que lá estava e encontraram assim a pedra com as formas geométricas.

A equipa só conseguiu remover e examinar a pedra mais tarde, devido aos confinamentos. As esculturas foram datadas do século V ou VI A.C. e estas rochas são bastante raras.

“São ocasionalmente escavadas pelos arados dos agricultores ou durante a construção de estradas, mas quando as podemos analisar, muito do que as rodeia já foi perturbado. Encontrar algo assim é absolutamente notável e nenhum de nós podia acreditar na nossa sorte”, revela Gordon Noble, líder da escavação, num comunicado.

Os cientistas acreditam ainda que a rocha foi depois usada no pavimento de um edifício do século XI ou XII. A pedra está agora no laboratório de conservação Graciela Ainsworth, em Edinburgo, onde os investigadores a vão estudar mais.» in https://zap.aeiou.pt/rara-rocha-esculpida-pictos-simbolos-470003

(Rare Pictish symbol stone found near site of famous ancient battle)

#arqueologia

#escociaaberlemno

#pictos

Ambiente e Ecologia - O plástico é uma das maiores pragas dos nossos tempos e uma das maiores ameaças à estabilidade do nosso planeta, especialmente dos oceanos.


«Cientistas descobrem enzima que decompõe o plástico e permite a sua reutilização

O plástico é uma das maiores pragas dos nossos tempos e uma das maiores ameaças à estabilidade do nosso planeta, especialmente dos oceanos.

Em busca da criação de uma economia circular para evitar o desperdício de plástico e reaproveitar este material, uma equipa de cientistas descobriu uma nova enzima que ajuda a degradar um dos principais componentes do plástico, podendo as moléculas simples que restam ser utilizadas na produção de novos produtos.

Em 2016, os cientistas no Japão descobriram uma bactéria que come plásticos PET ao usar uma enzima que os consegue degradar em poucas semanas, nota o New Atlas.

Os investigadores da Universidade de Portsmouth conseguiram depois criar uma versão mais avançada da enzima — PETase —, à qual juntaram em 2020 outra, chamada MHETase, para formarem uma superenzima que digere os plásticos seis vezes mais rápido. Apesar disto, restam ainda dois componentes químicos do PET, o etilenoglicol e o TPA, sendo que este último é mais prejudicial para o ambiente.

No novo estudo, publicado na The Proceedings of the National Academy of Sciences, os cientistas conseguiram provar que a superenzima criada pelos investigadores de Portsmouth — TPADO — decompõe o TPA com uma grande eficiência.

As descobertas anteriores da equipa surgiram depois de estudarem estas enzimas no ‘Diamante’, no Reino Unido — as instalações nacionais do estudo das fontes de luz síncrotron — onde as atingiram com feixes de raios X.

Isto resulta num modelo de alta resolução da enzima que revela os átomos individuais que a compõem, o que mostrou como a TPADO consome o TPA. Esta descoberta pode levar a que os cientistas criem versões ainda mais eficientes da enzima.

“Este trabalho vai um passo à frente e vê a primeira enzima numa cascada que pode desconstruir estes blocos de construção em moléculas mais simples, que podem ser usadas pelas bactérias para gerar químicos e materiais sustentáveis que podem ser utilizados para a criação de produtos valiosos a partir do desperdício de plástico“, remata John McGeehan, autor do estudo.» in https://zap.aeiou.pt/enzima-decompoe-plastico-468870

(Carbios reinvents plastic life cycle!)

28/03/22

Ambiente e Ecologia - Uma calota de gelo, com uma superfície equivalente à da cidade de Los Angeles, soltou-se totalmente na semana passada na região leste da Antártida, durante a onda de "calor" sem precedentes que afetou a região, informaram cientistas na última sexta-feira.


«Plataforma de gelo do tamanho de Los Angeles solta-se da Antártida

Uma calota de gelo, com uma superfície equivalente à da cidade de Los Angeles, soltou-se totalmente na semana passada na região leste da Antártida, durante a onda de "calor" sem precedentes que afetou a região, informaram cientistas na última sexta-feira.

"Colapso total da plataforma de gelo Conger na Antártida do leste a 15 de março [cerca de 1.200 km²]", publicou a cientista da NASA Catherine Colello Walker, no Twitter, partilhando imagens de satélite do ocorrido.

A superfície equivale, aproximadamente, ao tamanho das cidades de Los Angeles, Estados Unidos, ou de Roma, Itália, mas ainda está longe dos maiores icebergues.

A plataforma, situada na região conhecida como Terra de Wilkes, já tinha começado a desintegrar-se há muito anos, mas, na semana passada, registou o seu "colapso final", explicou Jonathan Wille, do Instituto de Geociência Ambiental de Grenoble, à AFP, sugerindo uma "relação" com a onda de calor "sem precedentes" que assolou o respetivo continente na semana passada.

De acordo com o Centro Nacional do Gelo dos Estados Unidos (USNIC, na sigla em inglês), a agência americana que monitoriza a calota de gelo flutuante, a desintegração da plataforma deu lugar a um icebergue de quase 30 quilómetros de comprimento e 18 quilómetros de largura, chamado de C38, que depois se partiu em dois.

A formação de icebergues, conhecida como "nascimento", é um processo natural, mas o aquecimento da atmosfera e dos oceanos contribuem para acelerá-lo, segundo os cientistas.

E "o colapso da calota de Conger é mais significativo, porque coincide com um fenómeno de calor extremo", referiu Peter Davis, oceanógrafo do centro de pesquisa British Antarctic Survey, em declarações à AFP.

Um "nascimento" não significa necessariamente a desintegração total de uma calota de gelo - nome dado à extensão dos glaciares sobre o mar.

Esta não é a primeira vez que uma plataforma de gelo da Antártida se desintegra por completo. Em 2002, a plataforma Larsen B, muito maior, colapsou, mas estava na Península Antártica, do outro lado do continente.

A plataforma de Conger "pode ser menor, mas está na Antártida Oriental, uma região que acreditávamos ser menos vulnerável", sugeriu Andrew Mackintosh, da Universidade de Monash, na Austrália, através de uma publicação no Twitter. "Isto é um alerta", salientou.

A parte leste do continente gelado, cujo manto contém gelo suficiente para elevar o nível do mar em dezenas de metros, passou na semana passada por uma onda de calor que surpreendeu os cientistas, com temperaturas até 40°C acima dos padrões sazonais.

Não é possível, no momento em que acontece se dá um determinado fenómeno, atribuí-lo às mudanças climáticas, mas a intensificação das ondas de calor está alinhada com as previsões dos cientistas.

A Antártida, assim como o Ártico, está a aquecer mais rapidamente do que a média global, com um aumento de aproximadamente +1,1°C desde o período pré-industrial.

"Se esta onda de calor é um prenúncio das futuras condições na região, então este 'nascimento' é muito significativo e os cientistas farão o possível para entender como estes dois fatos estão relacionados", insistiu Peter Davis.» in https://24.sapo.pt/atualidade/artigos/plataforma-de-gelo-do-tamanho-de-los-angeles-solta-se-da-antartida

(Iceberg gigante se desprende de plataforma na Antártida)

27/03/22

F.C. do Porto Voleibol: AJM/FC Porto 3 vs S.L. Benfica 2 - A AJM/FC Porto começou os play-offs da melhor forma após derrotar o Benfica no Dragão Arena.


«AJM/FC PORTO RESISTE À DESVANTAGEM E VENCE BENFICA NA NEGRA 
27 DE MARÇO DE 2022 19:12

Voleibolistas azuis e brancas triunfaram no primeiro jogo da meia-final frente ao Benfica por 3-2.

A AJM/FC Porto começou os play-offs da melhor forma após derrotar o Benfica no Dragão Arena por 3-2.

As adversárias iniciaram melhor a partida, impuseram-se e venceram a partida inaugural (25-12), cenário que acabou por se repetir no segundo jogo (25-14). No terceiro set, a atitude das azuis e brancas mudou drasticamente e, depois de estarem em vantagem em várias ocasiões, acabaram por cima e forçaram a quarta partida do duelo (25-21). A moral e confiança adquiridas com a conquista do terceiro jogo transbordou para o quarto set, que as portistas voltaram a vencer por 25-12 depois de terem conseguido uma vantagem de 15 pontos no decorrer do mesmo. Na negra, a AJM/FC Porto entrou arrasadora e começou com uma vantagem de 6-0 que culminou com a vitória (15-10) no set e no primeiro encontro das meias-finais do play-off do campeonato.

“Parabéns às jogadoras, estiveram muito positivas nos momentos difíceis, jogaram com muito coração e coragem. Os adeptos continuaram a apoiar mesmo quando estavámos a perder 2-0, isso ajudou na vitória. Isto claramente dá confiança à equipa para a semana de trabalho e para o próximo fim de semana. Garantimos que podemos voltar a casa neste play-off, parabéns às jogadoras novamente”, afirmou Carlos Carreño no final do encontro.

O próximo fim de semana será de dose dupla para a AJM/FC Porto. As portistas defrontam o Benfica no Pavilhão da Luz no sábado (20h00, BTV) e no domingo (19h00, BTV), no que serão a segunda e terceira partidas do play-off.

FICHA DE JOGO

AJM/FC PORTO-BENFICA, 3-2

Campeonato Nacional da 1.ª Divisão Feminina, play-offs, meia-final, jogo 1

27 de março de 2022

Dragão Arena

Árbitros: Rui Carvalho e Nuno Teixeira

AJM/FC PORTO: Joana Resende e Mafalda Morais (líberos); Aline Delsin, Adriani Vilvert, Ana Couto, Ana Gamboa, Fernanda Isis, Janaina Vieira, Bruna Gianlorenço, Graziele Souza, Juliana Souza, Magda Conceição, Renatinha e Beatriz Moreira

Treinador: Carlos Carreño

BENFICA: Beatriz Pereira e Maria Jardim (líberos); Kamilla Augusto, Fernanda Silva, Natasha Farinea, Thayna Moraes, Beatriz Paiva, Letícia Cordeiro, Alice Clemente, Thaynara Nunes, Neusa Neto, Marisa Pardal, Karina Sobreira e Camila Rodrigues

Treinador: Nuno Brites

Parciais: 12-15; 14-25; 25-21; 25-12; 15-10» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220327-pt-ajm-fc-porto-resiste-a-desvantagem-e-vence-benfica-na-negra

#fcporto

F.C. do Porto Ciclismo - Rui Vinhas (43.º) venceu na montanha a Clássica Aldeias do Xisto, depois de ter sido o primeiro a passar em dois dos três prémios de montanha do percurso e José Neves em segundo da geral..


«RUI VINHAS FOI O MELHOR NA MONTANHA NAS ALDEIAS DO XISTO 
27 DE MARÇO DE 2022 18:53

José Neves terminou em 2.º a corrida, a apenas seis segundos do vencedor da Clássica.

Rui Vinhas (43.º) venceu na montanha a Clássica Aldeias do Xisto, depois de ter sido o primeiro a passar em dois dos três prémios de montanha do percurso. José Neves (2.º) perdeu no sprint final e terminou a seis segundos de Frederico Figueiredo (Glassdrive-Q8-Anicolor), o mais rápido nos 144,8 quilómetros que ligaram Sobral de São Miguel a Ferraria de São João, onde a meta coincidiu com um prémio de montanha. A W52-FC Porto ficou também em segundo, mas na geral por equipas, a 1m10s da Efapel.

Correram também esta tarde com as cores portistas Ricardo Vilela (10.º, a 58s do vencedor), João Rodrigues (22.º, a 1m49s), Amaro Antunes (42.º, a 6m18s) e Ricardo Mestre (48.º, a 7m09s).» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220327-pt-rui-vinhas-foi-o-melhor-na-montanha-nas-aldeias-do-xisto

#fcporto

F.C. do Porto Veteranos: F.C. do Porto 2 vs Rio Ave 1 - Em mais uma tarde a lembrar os velhos tempos, o FC Porto Vintage venceu o Rio Ave.


«BIS DE PENA VALE TRIUNFO AO FC PORTO VINTAGE FRENTE AO RIO AVE 
27 DE MARÇO DE 2022 16:45

Portistas venceram vila-condenses por 2-1 no Olival.

Em mais uma tarde a lembrar os velhos tempos, o FC Porto Vintage venceu o Rio Ave por 2-1. Pena abriu a contagem no marcador ao sétimo minuto da partida, na recarga de um cabeceamento de Rui Barros, e voltou a faturar aos 33 minutos, numa iniciativa individual que culminou com um “chapéu” ao guarda-redes vila-condense. No segundo tempo, o Rio Ave ainda reduziu, mas a vitória sorriu aos azuis e brancos.

Fizeram parte do plantel do FC Porto Vintage, treinado por Baltazar Morais: Rui Barros, Bruno Vale, Filipe Oliveira, Ricardo Silva, Paulo Assunção, Pena, Rubens Júnior, Malafaia, Edgar, Cintra, Miranda, Costinha, André, Nicolay, Marco António, Telmo, Rui Cruz, Paulo Pereira, Pedro Bastos e Marinho.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220327-pt-bis-de-pena-vale-triunfo-ao-fc-porto-vintage-frente-ao-rio-ave

#fcporto

Amarante Música - Excelente interpretação do Música de Amarante, Pedro Sousa, que reinventou Amy Whinehouse no masculino de forma brilhante.


"Back to Black" - Amy Winehouse - (Pedro Sousa cover)

"Get you the moon" - Kina ft Snow - (Pedro Sousa cover)


Back to Black
Amy Winehouse

"He left no time to regret
Kept his dick wet
With his same old safe bet
Me and my head high
And my tears dry
Get on without my guy
You went back to what you knew
So far removed
From all that we went through
And I tread a troubled track
My odds are stacked
I'll go back to black
We only said goodbye with words
I died a hundred times
You go back to her
And I go back to
I go back to us
I love you much
It's not enough
You love blow and I love puff
And life is like a pipe
And I'm a tiny penny
Rolling up the walls inside
We only said goodbye with words
I died a hundred times
You go back to her
And I go back to
We only said goodbye with words
I died a hundred times
You go back to her
And I go back to
Black, black
Black, black
Black, black
Black
I go back to
I go back to
We only said goodbye with words
I died a hundred times
You go back to her
And I go back to
We only said goodbye with words
I died a hundred times
You go back to her
And I go back to black"

26/03/22

Desporto Automobilismo - Mick Schumacher sofreu um violento acidente na segunda qualificação do Grande Prémio da Arábia Saudita.


«Mick Schumacher sofre acidente violento no GP da Arábia Saudita. Piloto está consciente

A sessão foi imediatamente interrompida, quando faltavam pouco mais de quatro minutos para o seu final.

Mick Schumacher sofreu um violento acidente na segunda qualificação do Grande Prémio da Arábia Saudita. O piloto alemão da Haas subiu por cima dos corretores a alta velocidade, perdeu o controle do seu monolugar e bateu com muita violência nos muros de proteção do circuito citadino de Jeddah. O monolugar do jovem piloto ficou destruído, tendo-se partido ao meio.

A sessão foi imediatamente interrompida, quando faltavam pouco mais de quatro minutos para o seu final.

De seguida o alemão foi socorrido pela equipa médica da prova. De acordo com a Haas, Mick está consciente e a falar com os médicos.

Depois de assistido, Mick Schumacher foi transportado, numa ambulância, para o hospital do circuito de Jeddah. O jovem piloto da Haas foi içado do carro juntamente com o banco, sistema criado para evitar lesões em caso de acidentes desta natureza.

A barreira de proteção está a ser arranjada após o forte embate do Haas.» in https://desporto.sapo.pt/motores/artigos/mick-schumacher-sofre-acidente-violento-no-gp-da-arabia-saudita-piloto-esta-consciente

(Acidente de Mick Schumacher)

F.C. do Porto Basquetebol: F.C. do Porto 76 vs Oliveirense 75 - FC Porto venceu a Oliveirense na 22.ª jornada da primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol.


«QUARTO PERÍODO DE EXCELÊNCIA GARANTE ÚLTIMO TRIUNFO NA PRIMEIRA FASE 
26 DE MARÇO DE 2022 17:02

FC Porto venceu a Oliveirense na 22.ª jornada da primeira fase da Liga Portuguesa de Basquetebol (76-75).

Apesar de ter estado a perder durante três períodos, o FC Porto deu a volta ao resultado no último quarto e venceu a Oliveirense (76-75) na última jornada da primeira fase do campeonato, tendo tido Rashard Odomes como melhor pontuador (17 pontos). Os Dragões vão agora integrar o grupo A da segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, juntamente com Sporting, Benfica e o adversário desta tarde.

O jogo começou com um triplo de Vlad Voytso, mas o primeiro período não foi fértil na concretização, principalmente do lado portista, que terminou os primeiros 10 minutos em desvantagem (18-14). A liderança no placar motivou a Oliveirense, que entrou a todo o gás no segundo quarto e obrigou Moncho López a pedir um desconto de tempo. A partir daí, a exibição azul e branca melhorou, mas os minutos finais da etapa inaugural foram novamente dominados pela formação forasteira, que chegou ao intervalo com uma vantagem de seis pontos (37-31).

O FC Porto entrou com toda a vontade para aproximar o resultado no placar e, apesar do bom começo da Oliveirense, os Dragões mostraram-se aguerridos e intensos, tendo chegado ao fim de um terceiro período muito disputado com apenas quatro pontos de diferença para o adversário (58-54). A entrada no último quarto não poderia ter sido melhor, já que João Soares converteu um triplo e deixou os azuis e brancos a apenas um ponto da igualdade, que surgiu ainda dentro do primeiro minuto do último tempo, por Rashard Odomes. Mike Morrison afundou para grande regozijo do público e devolveu a vantagem aos da Invicta, que a partir daí mandaram no jogo e alcançaram mais uma vitória, a última na primeira fase do campeonato (76-75), em que terminaram no terceiro lugar.

“Primeiro, quero dar os parabéns à minha equipa por acabar a primeira fase com apenas uma derrota. Termos somado cinco vitórias perante as três equipas que nos acompanham agora na segunda fase não garante nada, mas é bom. Quero agradecer o apoio dos adeptos, ganhámos porque estávamos a jogar em casa, sem dúvida. A Oliveirense demonstrou porque está em quarto lugar, tem bons jogadores e está bem orientada. Na primeira parte dominaram-nos, mas na segunda parte conseguimos encontrar soluções, marcámos mais de 20 pontos e a vitória baseou-se nisso. Parabéns à minha equipa e obrigado aos nossos adeptos. É bonito falar das vitórias consecutivas, mas tudo se vai definir no Playoff. Estes jogos serão importantes para definir a posição para os Playoffs e para consolidar o aspeto emocional”, afirmou Moncho López no final do encontro.

No próximo domingo, os portistas recebem novamente a Oliveirense (17h00, Porto Canal/FC Porto TV), mas num jogo a contar para a primeira jornada do grupo A da segunda fase do campeonato.

FICHA DE JOGO

FC PORTO-OLIVEIRENSE, 76-75

Liga Portuguesa de Basquetebol, 22.ª jornada

26 de março de 2022

Dragão Arena

Árbitros: Sérgio Silva, Hugo Silva e António Pereira

FC PORTO: Vlad Voytso (3), Brad Tinsley (7), Miguel Queiroz (7), Mike Morrison (10) e Charlon Kloof (13)

Suplentes: Rashard Odomes (17), João Torrie, Francisco Amarante (7), Markus Loncar (4), Tiago Almeida, João Soares (8) e Miguel Correia

Treinador: Moncho López

OLIVEIRENSE: Shaun Willett (14), Derrick Colter (20), Ricardo Monteiro (5), Zane Waterman (5) e João Balseiro (9)

Suplentes: Feliciano Neto, João Grosso (2), João Guerreiro, Renato Azevedo, Pedro Catarino, Raven Barber (17) e Francisco Albergaria (3)

Treinador: João Figueiredo

Ao intervalo: 31-37

Parciais: 14-18; 17-19; 23-21 e 22-17» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220326-pt-quarto-periodo-de-excelencia-garante-ultimo-triunfo-na-primeira-fase

#fcporto

F.C. do Porto Sub15 Futebol: F.C. do Porto 7 vs Famalicão 1 - O FC Porto goleou o Famalicão na última jornada da segunda fase do campeonato e apurou-se para o play-off de acesso à terceira fase.


«GOLEADA PORTISTA VALE PASSAGEM AO PLAY-OFF 
26 DE MARÇO DE 2022 12:41

Sub-15 do FC Porto venceram o Famalicão (7-1) na 14.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C.

O FC Porto goleou o Famalicão por 7-1 na última jornada da segunda fase do campeonato e apurou-se para o play-off de acesso à terceira fase. Depois de uma primeira parte arrasadora para o adversário, os azuis e brancos chegaram ao intervalo a vencer por 5-0, vantagem arrecadada graças aos golos de Rodrigo Moreira (2, 10 e 34m), Gonçalo Pinto (19m) e Alassana Baldé (39m). Na etapa complementar, Miguel Rocha aumentou a diferença (56m) e Rodrigo Mora fechou as contas do lado dos da Invicta (66m), já que o Famalicão ainda marcou até ao final (77m).

Os Sub-15 portistas, orientados por Nuno Pimentel, alinharam com Hélio Gonçalves, Rodrigo Pinto (Pedro Ribeiro, 58m), Martim Cunha (André Miranda, 40m), Duarte Nogueira, Miguel Rocha, Gonçalo Pinto, Alassana Baldé (Vasco Sousa, 51m), Mateus Mide (Leonardo Santos, 51m), Rodrigo Moreira, Rodrigo Mora e Manuel Miranda (Tomás Peixoto, 51m).

Os jovens Dragões vão agora disputar o play-off de acesso à terceira fase do campeonato. A 30 de março, defrontarão um representante da Madeira, a 1 de abril o pior segundo classificado das várias séries da segunda fase e a 4 de abril um representante dos Açores.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220326-pt-goleada-portista-vale-passagem-ao-play-off

#fcporto

F.C. do Porto Andebol: F.C. do Porto 30 vs ADA 24 - FC Porto recebeu e venceu a ADA Maia, na 21.ª jornada do Andebol 1 antes do duelo com o Montpellier.


«DRAGÕES TRIUNFAM ANTES DA HORA DAS DECISÕES NA CHAMPIONS 
25 DE MARÇO DE 2022 21:39

FC Porto recebeu e venceu a ADA Maia (30-24) na 21.ª jornada do Andebol 1 antes do duelo com o Montpellier (quinta-feira, 19h45).

O FC Porto bateu a ADA Maia (30-24) na 21.ª jornada da Liga e empatou, à condição, com o Sporting na liderança do Andebol 1. António Areia foi o melhor marcador portista no embate (seis golos), seguido de perto por Diogo Branquinho (cinco).

Após uma entrada em falso de ambas as equipas em jogo, Daymaro Salina foi o primeiro a marcar. O pivot luso-cubano foi o destaque num jogo cujos 15 minutos iniciais foram confusos, partidos e decididos em ações individuais, tendo sido culminados numa vantagem maiata (7-6). Magnus Andersson não se mostrava satisfeito e, já depois de ter pedido um desconto de tempo para chamar a equipa à atenção e retificar comportamentos principalmente ofensivos, trocou praticamente todos os elementos em campo aos 16 minutos e a mudança foi substancial na qualidade coletiva apresentada. Sólidos e organizados no ataque, com os movimentos coletivos bem desenhados, e a surpreender com um sistema defensivo a alternar entre o cinco-um e o três-dois-um, os azuis e brancos chegaram ao intervalo com a maior vantagem até ao momento (16-11).

A segunda parte foi em tudo idêntica à primeira. Após uma entrada menos conseguida dos mesmos homens que haviam iniciado a partida, Magnus Andersson pediu um desconto de tempo aos 10 minutos da etapa complementar para corrigir certas ações que não o agradaram e acabou por mudar seis elementos a um quarto de hora do final. Tal como no primeiro tempo, os Dragões subiram de rendimento e chegaram aos sete golos de vantagem, o máximo alcançado durante todo o encontro, a seis minutos do final, tendo fechado o jogo com um triunfo por 30-24.

“Os três pontos foram as únicas coisas positivas a tirar deste jogo. Estou um pouco desapontado, houve muitos erros, a defesa não esteve mal, treinamos o cinco-um e não foi mau, mas o ataque foi terrível e houve muitos erros, não posso estar contente com o nosso jogo hoje. Claro que não é fácil para os jogadores, não praticámos com todos porque estiveram nas seleções. O foco se calhar já está mais no Montpellier, por isso não fizemos um jogo tão bom, mas espero que façamos um jogo melhor para a semana”, afirmou Magnus Andersson no final do duelo.

Na próxima quinta-feira (19h45, Porto Canal/FC Porto TV), os portistas recebem o Montpellier no Dragão Arena num jogo referente à primeira mão do play-off de acesso aos quartos de final da Liga dos Campeões.

FICHA DE JOGO

FC PORTO- ADA MAIA, 30-24

Andebol 1, 21.ª jornada

25 de março de 2022

Dragão Arena

Árbitros: Mário Coutinho e Ramiro Silva

FC PORTO:  Nikola Mitrevski e Sebastian Frandsen (g.r.); Pedro Valdés (2), Victor Iturriza (2), Pedro Cruz (2), Diogo Oliveira (2), Djibril M’Bengue (1), Rui Silva (2), Daymaro Salina (3), Leonel Fernandes (1), Diogo Branquinho (5), António Areia (6), Miguel Alves, Jesus Hurtado e Fábio Magalhães (4)

Treinador: Magnus Andersson

ADA MAIA: Diogo Ribeiro e Henrique Carlota (g.r.); Pedro Castro, Afonso Lima (2), Manuel Lima (7), Gonçalo Meireles, José Magalhães, Alfredo Torres (1), Tomas Barbosa, João Furtado (5), Miguel Salgado (1), João Carvalho (4), Hugo Santos (1), Hugo Rosário, Pedro Vieira (2), Miguel Vieira (1)

Treinador: Nuno Silva

Ao intervalo: 16-11» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220325-pt-dragoes-triunfam-antes-da-hora-das-decisoes-na-champions

#fcporto

25/03/22

Desporto Ciclismo - O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) subiu hoje à liderança da Volta à Catalunha, beneficiando de uma bonificação para ultrapassar o anterior líder, o colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic).


«João Almeida é o novo líder da Volta à Catalunha

João Almeida passou a ter um segundo de avanço sobre Quintana e sete sobre o campeão colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe).

O ciclista português João Almeida (UAE Emirates) subiu hoje à liderança da Volta à Catalunha, beneficiando de uma bonificação para ultrapassar o anterior líder, o colombiano Nairo Quintana (Arkéa Samsic).

Depois de entrar para a quinta etapa com o mesmo tempo de Quintana, João Almeida conseguiu bonificar um segundo num 'sprint' intermédio, que cortou atrás do companheiro de equipa e compatriota Rui Costa.

Assim, João Almeida passou a ter um segundo de avanço sobre Quintana e sete sobre o campeão colombiano Sergio Higuita (BORA-hansgrohe).

A quinta etapa, de 206,3 quilómetros, entre La Pobla de Segur e Vilanova i la Geltrú, foi ganha pelo britânico Ethan Vernon (Quick-Step Alpha Vinyl), em 5:21.17 horas, seguido do alemão Phil Bauhaus (Bahrain-Victorious) e do francês Dorion Godon (AG2R Citroën).

Ivo Oliveira (UAE Emirates) foi oitavo na etapa, com o mesmo tempo do vencedor, assim como João Almeida (25.º) e Rui Costa (100.º).

No sábado, corre-se a sexta etapa, entre Salou e Cambrils, num total de 167,6 quilómetros.» in https://desporto.sapo.pt/modalidades/ciclismo/artigos/joao-almeida-e-o-novo-lider-da-volta-a-catalunha

#deportociclismo

#joaoalmeida

Vila de Resende - Exposição coletiva mista de Pintura e escultura "Diáspora" de Joana Antunes e Fernando Barros, inauguração dia 26 de março, no Museu Municipal, pelas 15H00.

#joanaantunes


Ambiente e Ecologia - Alguns dos principais contaminantes das águas costeiras de superfície e fluviais da Galiza e do Norte de Portugal são, medicamentos, pesticidas, plastificantes, compostos perfluorados e compostos derivados de produtos de limpeza.


«Medicamentos, pesticidas e plastificantes presentes nas águas da Galiza e do Norte de Portugal

Alguns dos principais contaminantes das águas costeiras de superfície e fluviais da Galiza e do Norte de Portugal são, medicamentos, pesticidas, plastificantes, compostos perfluorados e compostos derivados de produtos de limpeza. Os resultados foram apresentados numa conferência em Vigo, na sede do Centro Tecnológico do Mar-Fundación Cetmar, e resultam do trabalho de investigação do NOR-WATER, projeto europeu financiado através do Programa de Cooperação Transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal.

Nos últimos três anos, a equipa procurou desenvolver novos métodos analíticos e ferramentas de previsão e modelagem para poluentes emergentes com maior risco potencial para os ecossistemas, bem como para melhorar a eficácia dos sistemas de tratamento para sua eliminação. As áreas em estudo foram o Sul da Galiza e o Norte de Portugal, mais precisamente a Ria de Vigo, os rios Minho e Lima  – nas suas vertentes galega e portuguesa – e os rios Ave e Cávado. Foram ainda recolhidos dados de seis estações de tratamento de águas residuais. No total, foram identificados mais de 350 poluentes, dos quais 52 foram selecionados para monitorização tendo em consideração vários critérios, como a persistência no ambiente, a mobilidade e a frequência de ocorrência.

Além dos vários estudos para a transformação dos poluentes detetados e para a melhoria dos sistemas de tratamento de águas residuais, foram desenvolvidos três protótipos de fotorreatores para a degradação de poluentes emergentes através de processos avançados de oxidação, ozonização e filtração, por membranas para tratamento de águas residuais urbanas terciárias. As tecnologias desenvolvidas permitirão a remoção de mais de 80% de 15 dos 19 poluentes selecionados, obtendo-se uma água tratada sem efeitos toxicológicos, que poderá ser reutilizada para fins de irrigação. Estão também a ser testados dois fotorreatores (FluHelik) à escala pré-industrial na ETAR do Ave com o apoio da EFACEC.

Os resultados do projeto vão permitir implementar medidas de gestão ambiental para mitigar a presença dos compostos identificados de maior risco, bem como contribuir para melhorar as eficiências das ETARs da Galiza e Norte de Portugal. O consórcio NOR-WATER tem realizado também ações de educação e sensibilização ambiental, com formações em escolas do sul da Galiza, Vila Nova de Cerveira e Viana do Castelo.

O projeto NOR-WATER foi viabilizado pelo trabalho de um consórcio coordenado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) da Universidade do Porto, com a participação do Centro Tecnológico del Mar (CETMAR), da Universidade de Santiago de Compostela e  Instituto Tecnolóxico para o Control do Medio Mariño de Galicia (INTECMAR), a Agência Portuguesa do Ambiente, IP – Administração da Região Hidrográfica do Norte (APA-ARH do Norte), Câmaras Municipais de Viana do Castelo (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental) e Vila Nova de Cerveira (Aquamuseu do Río Minho) e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Contou-se ainda com a participação do painel consultivo, composto pela Águas do Norte, EFACEC, Augas de Galicia, Confederação Hidrográfica do Minho – Sil e Direção-Geral de Saúde Pública da Xunta de Galicia.

A Rede NOR-WATER foi criada como um fórum de colaboração multidisciplinar público-privada, com capacidade operacional e proativa para facilitar a cooperação e promover iniciativas na área dos poluentes emergentes. Esta reúne 41 entidades, 13 portuguesas e 28 espanholas, que se dividem em organismos de investigação especializados em poluição e qualidade da água, empresas de purificação e desenvolvimento de tecnologias de controlo e monitorização, administrações responsáveis pela gestão da água e associações e organizações não governamentais.» in https://greensavers.sapo.pt/farmacos-pesticidas-e-plastificantes/

#ambiente

#ecologia

F.C. do Porto Natação - Angélica André alcançou um grandíssimo resultado na primeira etapa da Taça da Europa de Águas Abertas, que decorreu em Eliat (Israel).


«ANGÉLICA ANDRÉ BRILHA EM ISRAEL

Nadadora do FC Porto foi terceira classificada na primeira etapa da Taça da Europa de Águas Abertas.

Angélica André alcançou um grandíssimo resultado na primeira etapa da Taça da Europa de Águas Abertas, que decorreu em Eliat (Israel). A nadadora do FC Porto subiu ao pódio da prova de 10 quilómetros depois de terminar na terceira posição.

Esta convocatória está enquadrada no plano de alto rendimento e seleções nacionais de natação pura em 2022.» in https://www.fcporto.pt/pt/noticias/20220324-pt-angelica-andre-brilha-em-israel

#fcporto

24/03/22

Seleção Nacional de Futebol: Portugal 3 vs Turquia 1 - Golos de Otávio, Diogo Jota e Matheus Nunes colocam seleção nacional na final do play-off, ante a Macedónia do Norte.


«Mundial 2022: Portugal-Turquia, 3-1 (resultado final)

Golos de Otávio, Diogo Jota e Matheus Nunes colocam seleção nacional na final do play-off, ante a Macedónia do Norte. Burak Yilmaz marcou para os turcos e falhou penálti que daria empate

Portugal venceu esta quinta-feira a Turquia, por 3-1, no Estádio do Dragão, qualificando-se para a final do play-off de acesso ao Mundial 2022.

Otávio inaugurou o marcador aos 15 minutos e Diogo Jota fez o 2-0 ao minuto 42, para o resultado registado ao intervalo.

Na segunda parte, Burak Yilmaz reduziu ao minuto 65 e ainda desperdiçou uma grande penalidade que daria o 2-2. Finalmente, em tempo de compensação, Matheus Nunes fez o 3-1 final, aos 90+4m.

Portugal vai defrontar a Macedónia do Norte, que venceu em Itália por 1-0. O jogo está marcado para a próxima terça-feira, dia 29, no Estádio do Dragão (19h45).» in https://maisfutebol.iol.pt/mundial-2022/portugal/mundial-2022-portugal-turquia-3-1-resultado-final

(PORTUGAL CLASSIFICADO | Portugal 3 x 1 Turquia | Gols e Pênalti Perdido | Eliminatórias da Copa 2022)

Ambiente e Ecologia - É na Agência Portuguesa do Ambiente que funciona a Rede de Vigilância em Contínuo da Radioatividade no Ambiente (RADNET), criada em 1989 até para cenários de eventual acidente nuclear em Espanha.


«'Radiação está sempre à nossa volta, até nas bananas', explica físico

Radiação de fundo em Portugal é controlada desde 1989 pela APA.

É na Agência Portuguesa do Ambiente que funciona a Rede de Vigilância em Contínuo da Radioatividade no Ambiente (RADNET), criada em 1989 até para cenários de eventual acidente nuclear em Espanha. Diferentes estações no país medem em contínuo a radiação gama (produzida geralmente por elementos radioativos) no ambiente e na água, acionando alarmes quando os níveis são superiores a limiares predefinidos, o que nos últimos anos não tem acontecido.

Questionada pelo i, a APA explicou no final da semana passada que não se registaram “alterações relevantes” no episódio de poeiras provenientes do Norte de África, apontando para valores coerentes com os valores expectáveis considerando o fundo radiológico natural.

Os dados da RADNET, que são publicados em tempo real, mostram uma ligeira subida na chamada radiação gama na semana passada, com uma elevação no dia 20, que a APA não confirmou se terá a ver com o Césio-137 agora associado às poeiras vindas da Argélia pela ACRO.

Ao i, Jorge M. Sampaio, investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, admite que havendo um “sinal” no mesmo dia em todas as estações, essa pode ser uma hipótese, explicando no entanto que os valores em causa não são relevantes para os limiares definidos em matéria de saúde pública. O site da RADNET mostra um pico na casa das poucas dezenas nas estações habitualmente com menores medições e máximo de 154 nanoservierts por hora nas Penhas Douradas, quando o limite é uma exposição de 1 mSv por ano.

Jorge M. Sampaio explica que quando se avalia o risco é preciso ter presente que há sempre radiação à nossa volta, de que nem sempre estamos conscientes. “Pode não ter a ver com acidentes, ensaios nucleares ou com as centrais. Existe radiação natural e mesmo no interior do nosso corpo podemos ter elementos radioativos. Quando ingerimos bananas temos potássio e há um dos potássios que é radioativo e não é radioativo porque tenha havido uma contaminação, é assim desde a formação da Terra”, exemplifica. “O que temos de comparar é se o valor que temos a mais de radioatividade artificial, seja para bem ou para mal, porque pode ser para bem quando vamos fazer um exame médico, está muito acima do valor base esperado. Em Portugal sabemos, por exemplo, que existem zonas com maior concentração do gás radioativo radão, que resulta do decaimento de urânio, e que no interior do país tem de ser mais controlado. Se estiver na atmosfera espalha-se como o Césio não tem grande problema mas em casas antigas, com pouca ventilação, pode concentrar-se mais e aí é menos saudável”, diz. 

E a perceção do risco passa pela informação: “Há locais com mais radiação do que outros, seja pela geologia ou a altitude porque recebemos também radiação do Espaço. Há praias no Brasil, por exemplo, que são muito radioativas em que as pessoas estão expostas a níveis de radiação superiores aos que houve em Fukushima. A questão é sempre como se avalia a perceção do risco e às vezes essa perceção não é muito clara porque há situações naturais mais arriscadas do que as artificiais”.

Jorge M. Sampaio sublinha que a conclusão da ACRO é mais interessante por mostrar como estes elementos chegam até nós e, nesse sentido, assim deverá continuar a acontecer nos próximos anos: os isótopos radioativos de Césio-137 têm uma meia-vida (tempo necessário para que metade de seus átomos radioativos se desintegre) de 30 anos, ou seja em média demora 30 anos a transformar-se, dando lugar ao bário, que já não é radioativo, quando os isótopos radioativos de urânio têm meias-vidas de milhões de anos.» in https://sol.sapo.pt/artigo/765831/radiacao-esta-sempre-a-nossa-volta-ate-nas-bananas-explica-fisico

23/03/22

Sismologia - Após um fim de semana que ficou marcado por uma frequente atividade sísmica – ainda que de níveis controlados -, as autoridades da ilha de São Jorge, nos Açores, estão a preparar-se para dois cenários mais gravosos que poderão passar por um sismo de maior magnitude ou uma erupção, em linha com o que aconteceu em La Palma.


«Quase 2000 sismos em três dias. São Jorge prepara-se para o pior

Todos os abalos registados são de origem tectónica. No que respeita ao nível de gravidade na escala de ritcher, o mais grave ficou-se pelos 3,3.

Após um fim de semana que ficou marcado por uma frequente atividade sísmica – ainda que de níveis controlados -, as autoridades da ilha de São Jorge, nos Açores, estão a preparar-se para dois cenários mais gravosos que poderão passar por um sismo de maior magnitude ou uma erupção, em linha com o que aconteceu em La Palma.

Ao jornal Público, Rui Marques, presidente do Centro de Informação e Vigilância Sismo-Vulcânica dos Açores (CIVISA), explicou que “tratando-se de uma crise sísmica que se localiza sobre um sistema vulcânico ativo, estamos perante uma crise sismo-vulcânica“.

Como tal a ilha enfrenta dois cenários distintos que passarão por um “sismo de maior magnitude que, face à proximidade às zonas urbanas, poderá facilmente provocar danos” e, “por esta sismicidade se estar a localizar num sistema vulcânico que é ativo”, há que considerar a “possibilidade de podermos ter uma erupção vulcânica neste setor”.

Ainda assim, o especialista não descura o cenário de uma erupção no mar, a qual viria contrariar as de 1580 e 1808, em alturas em que a ilha já era povoada,.

Desde a tarde de 19 de março até agora foram registados mais de 1800 eventos sísmicos, apesar de apenas 104 terem sido sentidos pela população. Deste último grupo, 22 ocorreram desde a meia noite de terça-feira. Ainda segundo o Público, todos os abalos registados na rede são de origem tectónica. No que respeita ao nível de gravidade na escala de ritcher, o mais grave ficou-se pelos 3,3.

Desde sábado que a maioria da atividade sísmica se concentra nas proximidades da vila das Velas.

Perante estas conclusões das autoridades que monitorizam a situação, o Governo regional já está a preparar planos para a retirada de pessoas, caso a crise sísmica se agrave. Em conferência de imprensa, Clélio Meneses, secretário regional da Saúde do arquipélago, explicou que a resposta terá “uma natureza ao nível da necessidade de evacuação e de cuidados de saúde e tudo isto está a ser preparado para, na nossa esperança, não ser necessário“.

Ainda de acordo com o responsável, os doentes internados no Centro de Saúde das Velas, mais próximo do epicentro da atividade sísmica, serão deslocados para o Centro de Saúde da Calheta, na outra ponta da ilha de São Jorge, “no sentido de precaver qualquer situação que torne mais difícil a movimentação, a a mobilidade e alguma evacuação“.

Outro dos procedimentos que está a ser ultimado é a identificação do “número de pessoas com mobilidade afetada, para terem uma proteção acrescida”. “Estamos a ir ao pormenor de identificar todos os focos de dificuldade para poder intervir com rapidez e eficácia de forma a garantir a segurança das pessoas”, adiantou Clélio Meneses.

O governo regional também encetou contactos com a Atlânticoline, a empresa pública responsável pelo transporte marítimo de passageiros nos Açores, e com as Forças Armadas “para a necessidade de ser emergente” de retirar pessoas. Outra das medidas visou o envio de meios humanos do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores e do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) para a ilha de São Jorge e estão a ser “preparados bombeiros de outras ilhas para a necessidade de terem de se deslocar” para aquela ilha.

ZAP //» in https://zap.aeiou.pt/atividade-sismica-em-sao-jorge-ja-provocou-1800-eventos-desde-sabado-autoridades-estudam-retirada-das-populacoes-469016

(Imagens da Ilha São Jorge Açores)