«NÃO HOUVE ESTRELA EM BELÉM
O FC Porto empatou este sábado no terreno do Belenenses, por 1-1, em encontro da nona jornada da Liga portuguesa. Os Dragões estiveram em vantagem, graças a um golo de Mangala, mas os azuis do Restelo marcaram logo de seguida e seguraram o empate até final. Sem realizar uma grande exibição, os portistas criaram oportunidades suficientes para vencer, mas não encontraram a estrela da sorte.
Apesar do empate, frente a um bem organizado Belenenses, num relvado pesado e irregular, o FC Porto mantém-se no primeiro lugar da prova, com mais três pontos do que o segundo. E continua sem perder na competição desde Janeiro de 2012. É de destacar ainda o facto de Ricardo se ter estreado como titular na Liga, conseguindo uma boa exibição e arrancado vários “raides” na direita do ataque.
O FC Porto teve mais posse de bola e iniciativa desde o primeiro minuto, face a um Belenenses que apostava nos contra-ataques rápidos para chegar junto da baliza de Helton. Houve situações de perigo junto das duas balizas, mas o golo acabou por surgir na primeira grande oportunidade do desafio, aos 30 minutos. Danilo bateu um livre na esquerda e Mangala cabeceou para o 1-0, sendo que a bola ainda bateu num defesa lisboeta.
Os Dragões nem conseguiram saborear a vantagem, dado que o Belenenses empatou três minutos depois: Fredy cruzou na esquerda, Mangala não se apercebeu da presença de João Pedro nas suas costas e o avançado português apenas teve de atirar para a baliza de um desamparado Helton.
No FC Porto, um erro individual é um erro do colectivo e o colectivo teve, na segunda parte, a noção de que era preciso algo mais para chegar ao triunfo. Aumentado a velocidade e a agressividade, os Dragões construíram três bons lances nos primeiros 20 minutos da etapa complementar: aos 50 minutos, Varela cruzou na esquerda e Ricardo atirou para defesa apertada de Matt Jones; aos 63, Danilo colocou a bola na cabeça de Jackson, nas costas dos centrais, mas o colombiano atirou ao lado; pouco depois, Danilo também rematou ao lado, de fora da área.
Apesar das melhorias, o FC Porto continuou a falhar muitos passes e teve dificuldades em manter a pressão sobre o Belenenses, que se fechava cada vez mais. Um remate por cima de Herrera, aos 71 minutos, quando se encontrava em boa posição, acabou por ser o lance de maior perigo criado pelos Dragões na segunda metade da primeira parte. Nem a entrada do ponta de lança Ghilas, aos 79 minutos, desatou o “nó”, sendo que os lisboetas apenas dispuseram de um lance perigoso nos segundos 45 minutos: aos 83, Diakité cabeceou para defesa apertada de Helton.
FICHA DE JOGO
Belenenses-FC Porto, 1-1
Liga portuguesa, nona jornada
2 de Novembro de 2013
Estádio do Restelo, em Lisboa
Árbitro: Manuel Mota (Braga)
Assistentes: Paulo Vieira e José Gomes
Quarto árbitro: Pedro Ferreira
BELENENSES: Matt Jones; Duarte, João Meira, João Afonso e Filipe Ferreira; Diakité, Danielsson e Fredy; João Pedro, Diawara e Tiago Silva
Substituições: Tiago Silva por Sturgeon (64m), João Pedro por Fernando Ferreira (81m) e Diawara por Arsénio (90m+3)
Não utilizados: Rafael Veloso, Kay, Paulo Jorge e Tiago Caeiro
Treinador: Marco Paulo
FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Herrera e Lucho (cap.); Ricardo, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Ricardo por Licá (61m), Herrera por Ghilas (79m) e Lucho por Carlos Eduardo (87m)
Não utilizados: Fabiano, Maicon, Defour e Josué
Treinador: Paulo Fonseca
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Mangala (30m) e João Pedro (33m)
Cartões amarelos: Filipe Ferreira (42m), Tiago Silva (44m), Diakité (48m), Alex Sandro (51m), Mangala (85m), Sturgeon (88m) e Diawara (92m)» in http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_fut_crobelfcp_021113_78448.asp
(Resumo do Belenenses 1 vs F.C. do Porto 1)
Sem comentários:
Enviar um comentário